Elaboração
de videoaula sobre estratégias para o controle do sal no cotidiano alimentar:
Relato de Experiência
Cruz,
Isabel.
Professora Titular do Curso de Enfermagem e Licenciatura da Universidade Federal
Fluminense
RESUMO
As
tecnologias de informação e comunicação são recursos que beneficiam e
auxiliam o processo de educação em saúde. A disciplina de Prática de Ensino
em Enfermagem tem utilizado a videoaula com duração de 7 minutos como um
recurso para o desenvolvimento das habilidades docentes nos (as) licenciandos
(as). Trata-se de um relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem na
elaboração de uma videoaula que tinha como título “Reduzir o sal...Como faço
isso no meu dia- dia?” na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III do
curso de enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense – UFF.
Na elaboração da videoaula foi necessário o aprendizado da formulação de um
plano de aula aliado a implementação de práticas educativas eficazes ao público
alvo a fim de promover á saúde, favorecendo uma autonomia ao usuário e um
aumento em sua qualidade de vida.
Descritores:
Sal;Enfermagem; Hipertensão
ABSTRACT.
Information
technology and communication are features that benefit and assist the process of
health education. The discipline of Teaching Practice in Nursing has used
videoaula lasting 7 minutes as a resource for the development of teaching skills
in (the) undergraduates (as). This is an experience report of an academic
nursing in developing a videoaula that was titled "Reducing salt ... How do
I do that in my day to day?" Discipline Research and Teaching Practice III
Travel nursing degree and Universidade Federal Fluminense - UFF. In preparing
videoaula learning formulating a lesson plan together with the implementation of
effective educational practices to the target audience to promote to health was
needed.
Keywords:
Salt;Nursing; Hypertension.
Introdução
A
hipertensão arterial sistêmica é definida como pressão arterial sistólica
maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a
90 mmHg , em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação
anti-hipertensiva. Em indivíduos sem diagnóstico prévio e níveis de PA
elevada em uma aferição, recomenda-se repetir a aferição de pressão
arterial em diferentes períodos, antes de caracterizar a presença de HAS.1
Nos
dias atuais, a hipertensão arterial sistêmica, tem sua maior incidência em
pessoas obesas, sedentárias e consumidoras em excesso de sal e álcool,
apontada como um dos principais fatores de risco para a doença cardiovascular2.
É
um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças
cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, sendo responsável por pelo menos
40% das mortes por acidente vascular cerebral, por 25% das mortes por doença
arterial coronariana e, em combinação com o diabete, 50% dos casos de insuficiência
renal terminal. Com o critério atual de diagnóstico de hipertensão arterial
(PA 140/90 mmHg)1.
Mudanças
nos padrões alimentares, com menor consumo de vegetais, aumento do uso de
encontro e, mais recentemente, produtos industrializados , resultaram em
consumo de sal acima dos limites recomendados em diferentes grupos da população .Um
estudo recente descobriu que o consumo diário de sal entre 13 e 17g
em pacientes hipertensos, com
Dentre
os fatores nutricionais estudados e que se associam à alta prevalência de
hipertensão arterial estão o elevado consumo de álcool e sódio e excesso de
peso.
4
A
assistência às pessoas com hipertensão arterial requer por parte da equipe de
saúde atenção especial no tocante à problemática do controle, que por sua
vez apresenta estreita relação com o processo de adesão ao tratamento. 5
Para
os clientes adultos é necessário direcionar sobre o assunto que seu problema
é tratado. Além do mais, obtêm um elo com o cliente adquirindo melhores condições
para este realizar o autocuidado, focando no aprendizado para ser administrado
de forma correta e com sucesso de ensino e aprendizagem, pois neste modelo há
empoderamento. A educação em saúde
constitui-se em uma ferramenta que os profissionais de saúde, entre eles os
enfermeiros, devem adotar com vistas ao atendimento integral do indivíduo
portador de hipertensão arterial. Por meio da educação em saúde, pode se
gerar oportunidades de reflexão sobre saúde, práticas de cuidados e mudanças
de costumes, constituindo-se um dos pilares da promoção da saúde.
6
Podemos
considerar como sistema de apoio principal para o indivíduo com hipertensão é
a família. Se tornando o agente influente no processo de cuidado, como um
sujeito do seu próprio viver e interferindo positivamente no controle dos níveis
pressóricos desse familiar com hipertensão. 7
Para que se haja uma prática
de saúde que intervenha no processo saúde-doença é imprescindível conhecer
a realidade dos indivíduos com as quais se deseja realizar uma ação educativa
bem como suas potencialidades e suscetibilidades avaliadas em um âmbito holístico.8
Metodologia
Este
estudo foi construído por base de um relato de experiência vivenciado por uma
acadêmica de enfermagem do 8º período de graduação da Universidade Federal
Fluminense durante disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III no período
de setembro a dezembro de 2013. Para a realização desse estudo, foi
realizada uma pesquisa retrospectiva, de caráter qualitativa, descritiva e
bibliográfica. A sua realização para uma coleta de dados foi no decorrer da
disciplina, no período do segundo semestre de 2013 nos momentos em que os
alunos articulavam com a professora responsável pela disciplina através do
ambiente virtual de avaliação. Em seu início, obtivemos uma base sobre
os conhecimentos de andragogia, taxonomia de Bloom e objetivos de aprendizagem. Foram
realizados séries de exercícios, pesquisas, leitura de artigos, vídeo aulas
com foco no aprendizado do cliente e as atividades foram focadas no ensinamento
do aluno para aprender como lidar e a orientar o cliente portador de Hipertensão
com clareza e de maneira que pudéssemos realizar a educação em saúde de
maneira eficaz, tornando o usuário hipertenso ser participante e aprendiz. Esse
aprendizado adquirido fez com que nós, adquirissemos habilidades e conhecimento
para a produção de uma vídeo aula.
Os
temas para a produção da vídeo aula foram escolhidos entre os acadêmicos de
enfermagem na plataforma online. O tema em questão foi: ´´Reduzir o sal, como
é isso no meu dia a dia?``
O
tema da vídeo aula foi voltada para o autocuidado com clientes com HAS para que
evite ingesta diária de sal na alimentação.Realizou-se uma revisão de
literatura em diferentes bases de dados com recorte temporário no período de
Resultado
e discussão
Nos
dias atuais, tanto as empresas quanto as universidades investigam como fazer o
melhor uso do ensino a distância com o objetivo de minimizar custos e a distância
entre os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. 9
No
primeiro dia da disciplina foi realizado um encontro presencial entre alunos e
professora responsável por essa disciplina online, onde a professora mostrou a
plataforma de ensino online.
No
segundo encontro presencial, os alunos realizaram uma coleta de dados com
pacientes hipertensos no município de Niterói (RJ), sendo traçado a partir
desse ponto um perfil dos pacientes e um plano de aula para esse público alvo,
após a construção desse plano de aula foram feitas discussões do tema e das
propostas de planos apresentados. Também nesse segundo encontro, os alunos
tiveram que apresentar sua proposta por uma produção que utilizava como
ferramenta de apresentação o PREZI, sendo permitido as criações das
apresentações de alto impacto através do conceito de apresentações
de zoom,
se tornandoapresentações consideradas autoexplicativas e bem
aceitas pelo público. No terceiro encontro foi realizado as apresentações
das produções das vídeo aulas por todos os alunos inscritos nessa disciplina
online e houve o encerramento da disciplina no que se diz respeito á aula
presencial.
Processo
e realização da vídeo aula
Para
que ocorra a montagem da vídeo aula, foi de extrema importância ter realizado
anteriormente um plano de aula, pois é base para seguirmos um roteiro para que
a aula seja administrada de uma forma clara e organizada. As
vídeo-aulas passaram a ser um nicho de negócio bastante promissor, tendo em
vista as dificuldades enfrentadas para se frequentar uma sala de aula: os horários
rígidos, os problemas com transporte, a falta de tempo, os imprevistos e
outros. Tais dificuldades são minimizadas com a utilização das vídeo-aulas10.
Para
iniciarmos a montagem do vídeo foi criado um roteiro para a gravação de voz,
onde foi separado todas as partes que deveriam conter para que essa vídeo aula
acontecesse, principalmente adequando e enquadrando ao tempo total que foi
programado para essa vídeo aula acontecer (7 minutos), tendo um desenvolvimento
dos principais tópicos do vídeo. O vídeo iniciou-se com uma voz e
figuras.Teve uma amostra rápida e singela baseados em conhecimentos cientifico
o que seria HAS. Tudo mostrado vem com uma forma clara de convencer o expectador
a praticar o autocuidado. Foi abordado sobre estratégias de redução de sal no
cotidiano.O objetivo principal da vídeo aula foi abordar a necessidade desses
portadores de HAS adquirir na sua rotina diária o ato de auto cuidado consigo e
com a saúde, foi esclarecido maneiras e formas fáceis de como fazer esse
autocuidado e a manutenção de uma
qualidade de vida.Durante todo o vídeo foi buscado formas de utilizar um
vocabulário adequado de acordo com o nível de instrução dos usuários com
exemplificações nas explicações do conteúdo ensinado para que possa ser
encaixado no cotidiano desses clientes.
Tive
muita dificuldade no processo de edição do vídeo durante a utilização do
software do Vegas. Tive ajuda de terceiros no processo de gravação das
vozes onde é possível ouvir explicações sobre o tema.
A
vídeoaula foi submetida e publicado no site youtube.com para
que docentes, discentes e comunidade pudessem ter acesso ao conteúdo através
do link:.
No
último encontro foi avaliado a vídeo aula em sala e com todos os outros alunos
que fazem a disciplina, foram feitos comentários técnicos em sala.
Conclusão
A
elaboração da videoaula permitiu que eu expandisse o meu conhecimento sobre práticas
educativas e sua elaboração, sobre um conceito mais amplo do que é a educação
em saúde , além da utilização de recursos audiovisuais que antes eu os
desconhecia totalmente, como o prezi, por exemplo. Para realizar ações
educativas as tecnologias podem ser aliadas e possuem um papel importante e notório
nesse processo.Em relação à temática, pude aprofundar o meu conhecimento
acerca de estratégias alimentares que visam a redução de sal no cotidiano
contribuindo desta forma para um aumento na qualidade de vida.
A
disciplina de PPE III e suas atividades contribuíram para minha formação
enquanto licencianda de maneira extremamente positiva, pois através das críticas,
correções e dificuldades ao longo do curso da mesma pude aprender estratégias
inovadoras de ensino e a maneira de aplicá-las de forma correta.
Referências
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).