Quais as implicações práticas do construtivismo e socioconstrutivismo para @ Design Instrucional?

Isabel CF da Cruz

Resumo


Se (ou quando) as teorias pedagógicas críticas (construtivismo, sociconstrutivismo, etc) são o referencial do processo ensino-aprendizagem-avaliação como as teorias pedagógicas críticas são (ou podem ser) representadas no desenho instrucional de um curso? Em resposta à pergunta inicial sobre as implicações práticas do construtivismo e socioconstrutivismo para @ Design Instrucional, especialmente online, concluo que os passos futuros para @ docente/DI é criar e manter um ambiente para a aprendizagem colaborativa & compartilhada baseada em problema/projeto no qual implemente a didática digital, bem como  atue como facilitador/a e orientador/a d@ aprendiz.


Palavras-chave


design instrucional, construtivismo, socioconstrutivismo, aprendizagem baseada em problema

Texto completo:

HTML

Referências


BOOYSE, C - A constructivist approach in instructional design and assessment practice. 2010. 200 pg. Tese (doutorado). University of South Africa, novembro, 2010. Disponível em http://uir.unisa.ac.za/handle/10500/4680


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).