RELAXAMENTO MUSCULAR PROGRESSIVO: prescrição de enfermagem para o diagnóstico de ansiedade pré-operatória
Isabel CF da Cruz, Maria Irene dos Santos Gomes
Resumo
Neste estudo, realizado em 1993 como TCC, temos por objetivo identificar as características definidoras de ansiedade e avaliar a eficácia do relaxamento psicossomático, enquanto prescrição de enfermagem. A amostra foi composta por 5 clientes adultos, do pré-operatório da cirurgia cardíaca, de um Hospital Universitário do RJ. As entrevistas foram realizadas com o auxílio de 2 questionários (histórico inicial e avaliação final) e posteriormente transcritas e analisadas pelas pesquisadoras. Foram identificadas as seguintes categorias: sentimento enquanto aguarda a cirurgia, preocupações vividas no pré-operatório, estratégias utilizadas pelo cliente para reduzir a ansiedade, sentimento ao realizar as sessões de relaxamento, diferença entre antes e depois do relaxamento e efeitos das sessões de relaxamento no período de internação pré-cirúrgica. Concluímos que houve uma relação positiva entre o conteúdo dos depoimentos e o referencial conceitual utilizado neste estudo
Palavras-chave
Ansiedade - diagnóstico de enfermagem - relaxamento psicossomático.
Referências
BULECHECK, G.M.; McCLOSKEY, J.C. Defining and validating nursing interventions. Nurs Clin of N Am, v. 27, n. 2, p289-97, 1992.
DALY, J.M. NIC INTERVENTIONS linked to NANDA diagnoses. Iowa. Iowa Intervention Project, 1993.
MITCHELL, L. Relaxamento básico. O método fisiológico para aliviar a tensão. São Paulo. Martins Fontes, 1983.
POTEMPA, K. An overview of the role of cardiovascular reactivity to stressful challenges in the etiology of hypertension. J Cardiovasc Nurs v. 8, n. 4, p. 27-38, 1994.
Apontamentos
BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).