EDUCAÇÃO
PERMANENTE ONLINE EM SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA – AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS.
Profa.
Dra. Isabel Cruz
Introdução
Uma das ações de implantação da
Política Nacional de Saúde Integral da População Negra-PNSIPN é o curso
autoinstrucional de Saúde da População Negra para os profissionais de saúde[1],
oferecido online pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), por meio do Moodle.
O curso oferece informação sobre estratégias para o encontro clínico cuidado
centrado na pessoa negra, sua cultura e religiosidade, bem como para a
desconstrução do racismo institucional, utilizando gráficos, figuras,
vinhetas de estudos de caso juntamente com avaliações formativas (gamificação)
e, ao final, uma avaliação somativa. Faz-se necessário, em cursos de larga
escala, monitorar o desenvolvimento de nova competência e examinar a eficácia
do ensino centrado no aluno.
Objetivo
Este estudo analisa os resultados da
avaliação somativa do primeiro curso oferecido. O referencial é a Teoria de
Resposta ao Item[2]
e, com base na análise, apresenta recomendações para melhoria do processo de
ensino-aprendizagem e avaliação.
Método
Os
indicadores da análise de item selecionados foram Índice de Facilidade (IF) e
Índice de Discriminação (ID), com os seguintes escores (IF>=85% fácil;
moderado 51-84%; e difícil =< 50%; ID >= 75% bom; justo 26-74%; precário
=<25%[3]).
Então, foram computados os dados estatísticos gerados em janeiro de 2015 e
obtidos do questionário do Moodle, utilizado como avaliação
somativa. Esse questionário é composto de 15 questões escolhidas
aleatoriamente, segundo regras definidas para esta oferta, do banco de questões
do Moodle que tem 54 questões de múltipla escolha cadastradas (resposta única).
As questões foram elaboradas conforme a metodologia para elaboração de itens
de teste[4]
e validadas por um painel de peritos. Para
realizar a avaliação somativa, o profissional de saúde precisava ter sido
aprovado nas avaliações formativas. Uma limitação do estudo é a
heterogeneidade da amostra, em razão de a matrícula no curso não ser
discricionária.
Descrição
da experiência
A avaliação
e interpretação da prova somativa do curso de Saúde da População Negra
foram feitas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI) que possibilita
representar a relação entre a probabilidade de um aluno responder corretamente
a um item e suas habilidades na área de Saúde da População Negra. Assim, a
relação que se estabelece é sempre expressa de tal modo que quanto maior a
habilidade de cuidado centrado na pessoa negra e isento de viés étnico-racial,
maior a probabilidade de acerto no item.
Resultados
e análise
O resultado global, com base na TRI,
é apresentado por meio da uma matriz Índice de Facilidade (IF)/Índice de
Discriminação (ID):
ID |
IF =<50% |
51-84% |
>=85% |
TOTAL |
>=75% (bom) |
|
|
|
0 |
26-74% (justo) |
05;
10; 13; 16; 17; 27; 32; 39; 47; 48 |
01;
02; 03; 04; 06; 12; 18; 19; 22; 23; 24; 25; 26; 28; 35; 36; 37; 42; 43;
44; 52 |
07;
41; 45 |
34 |
=<25% (precário) |
(08); 11;20;29;30; (31); 33; 34; (40); 50;
53 |
09;
(14); (15); (21); 29; 46; 51 |
|
18 |
TOTAL |
21 |
28 |
03 |
52* |
*OBS:
Faltam as questões 38 e 49.
() Eficiência/coeficiente de discriminação (ED) negativa
Das 54 questões de múltipla escolha
de 5 respostas, sendo apenas 1 delas correta, nenhuma permitiu separar
satisfatoriamente o aluno mais habilidoso (capaz de aplicar a PNSIPN no ponto do
cuidado) do menos habilidoso. Isto eraum risco, tendo em vista a heterogeinedade
dos alunos. Neste sentido, 18 questões apresentaram ID precário=< 25% (11
com IF=< 50%). Decidimos aplicar o indicador Eficiência de Discriminação
(ED), ou seja, comprometimento com a PNSIPN no ponto do cuidado, porque mostra
quanto os resultados seriam diferentes se fosse possível separar o hábil do não-hábil,
estabelecendo os escores ED >= 75% boa; adequada 26-74%; precária =<25%.
Os resultados mostraram que 6 questões obtiveram um valor negativo, indicando
que foram respondidas errado pelos melhores alunos.Quanto à distribuição da
facilidade das questões o IF foi Fácil (03), Moderad0 (28) e Difícil (21).
Conclusões
A utilização da TRI para a análise
do questionário de avaliação somativa do curso de SPN propiciou o exame de
cada questão quanto ao seu potencial de revelar objetivamente o entendimento,
habilidade ou atitude do aluno sobre a implantação da PNSIPN e desconstrução
do RI no ponto do cuidado.
Além da apresentação global dos
resultados, é preciso numa próxima etapa, abordar cada questão com IF =<
50% e/ou ID/ED =< 25%, individualmente, para revisão ou substituição,
observando estritamente os objetivos de aprendizagem estabelecidos para o curso,
assim como as experiências de ensino oferecidas online juntamente com as avaliações
formativas.
Recomendações:
-
As questões que tiveram um índice de ED negativo devem ser revisadas conforme os objetivos de aprendizagem estabelecidos e, se necessário, substituídas no questionário (08, 14, 15, 21, 31 e 40).
-
As questões que obtiveram baixos escores nos índices de facilidade e discriminação devem ser revisadas e, se necessário, substituídas.
-
Estabelecer coortes de alunos do curso de SPN, por categoria profissional, preferencialmente.
Referências
[1]Cruz
I., Monteiro M., LemosA., Brasil L. E-Learning topromoteBrazilianBlacks’
health&toraiseawarenessofinstitutionalracism JournalofSpecializedNursingCare [serial
onthe Internet]. 2014 May 9; [Cited 2015 July 1]; 7(1):[about ## p.].
Available from: http://www.uff.br/jsncare/index.php/jsncare/article/view/2668
[2]Vendramini,
Claudette Maria Medeiros, & Dias, Anelise Silva. (2005). Teoria de
Resposta ao Item na análise de uma prova de estatística em universitários. Psico-USF, 10(2),
201-210. Retrieved July 01, 2015, from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200012&lng=en&tlng=pt.
10.1590/S1413-82712005000200012.
[3]Universityof
Washington. Scoring. http://www.washington.edu/oea/services/scanning_scoring/scoring/
[4]
UNA-SUS – Guia de Elaboração de Itens para Avaliação Somativa. 2012. http://www.unasus.gov.br/
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).