EDUCAÇÃO 
PERMANENTE ONLINE EM SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA – AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS.
Profa. 
Dra. Isabel Cruz
Introdução
Uma das ações de implantação da 
Política Nacional de Saúde Integral da População Negra-PNSIPN é o curso 
autoinstrucional de Saúde da População Negra para os profissionais de saúde[1], 
oferecido online pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), por meio do Moodle. 
O curso oferece informação sobre estratégias para o encontro clínico cuidado 
centrado na pessoa negra, sua cultura e religiosidade, bem como para a 
desconstrução do racismo institucional, utilizando gráficos, figuras, 
vinhetas de estudos de caso juntamente com avaliações formativas (gamificação) 
e, ao final, uma avaliação somativa. Faz-se necessário, em cursos de larga 
escala, monitorar o desenvolvimento de nova competência e examinar a eficácia 
do ensino centrado no aluno.
Objetivo
Este estudo analisa os resultados da 
avaliação somativa do primeiro curso oferecido. O referencial é a Teoria de 
Resposta ao Item[2] 
e, com base na análise, apresenta recomendações para melhoria do processo de 
ensino-aprendizagem e avaliação.
Método
Os 
indicadores da análise de item selecionados foram Índice de Facilidade (IF) e 
Índice de Discriminação (ID), com os seguintes escores (IF>=85% fácil; 
moderado 51-84%; e difícil =< 50%; ID >= 75% bom; justo 26-74%; precário 
=<25%[3]). 
Então, foram computados os dados estatísticos gerados em janeiro de 2015 e 
obtidos do questionário do Moodle, utilizado como avaliação 
somativa. Esse questionário é composto de 15 questões escolhidas 
aleatoriamente, segundo regras definidas para esta oferta, do banco de questões 
do Moodle que tem 54 questões de múltipla escolha cadastradas (resposta única). 
As questões foram elaboradas conforme a metodologia para elaboração de itens 
de teste[4] 
e validadas por um painel de peritos. Para 
realizar a avaliação somativa, o profissional de saúde precisava ter sido 
aprovado nas avaliações formativas. Uma limitação do estudo é a 
heterogeneidade da amostra, em razão de a matrícula no curso não ser 
discricionária.
Descrição 
da experiência
A avaliação 
e interpretação da prova somativa do curso de Saúde da População Negra 
foram feitas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI) que possibilita 
representar a relação entre a probabilidade de um aluno responder corretamente 
a um item e suas habilidades na área de Saúde da População Negra. Assim, a 
relação que se estabelece é sempre expressa de tal modo que quanto maior a 
habilidade de cuidado centrado na pessoa negra e isento de viés étnico-racial, 
maior a probabilidade de acerto no item.
Resultados 
e análise
O resultado global, com base na TRI, 
é apresentado por meio da uma matriz Índice de Facilidade (IF)/Índice de 
Discriminação (ID):
| ID | IF =<50% | 51-84% | >=85% | TOTAL | 
| >=75% (bom) |  |  |  | 0 | 
| 26-74% (justo) | 05; 
      10; 13; 16; 17; 27; 32; 39; 47; 48 | 01; 
      02; 03; 04; 06; 12; 18; 19; 22; 23; 24; 25; 26; 28; 35; 36; 37; 42; 43; 
      44; 52 | 07; 
      41; 45 | 34 | 
| =<25% (precário) | (08); 11;20;29;30; (31); 33; 34; (40); 50; 
      53 | 09; 
      (14); (15); (21); 29; 46; 51 |  | 18 | 
| TOTAL | 21 | 28 | 03 | 52* | 
*OBS: 
Faltam as questões 38 e 49.
() Eficiência/coeficiente de discriminação (ED) negativa
Das 54 questões de múltipla escolha 
de 5 respostas, sendo apenas 1 delas correta, nenhuma permitiu separar 
satisfatoriamente o aluno mais habilidoso (capaz de aplicar a PNSIPN no ponto do 
cuidado) do menos habilidoso. Isto eraum risco, tendo em vista a heterogeinedade 
dos alunos. Neste sentido, 18 questões apresentaram ID precário=< 25% (11 
com IF=< 50%). Decidimos aplicar o indicador Eficiência de Discriminação 
(ED), ou seja, comprometimento com a PNSIPN no ponto do cuidado, porque mostra 
quanto os resultados seriam diferentes se fosse possível separar o hábil do não-hábil, 
estabelecendo os escores ED >= 75% boa; adequada 26-74%; precária =<25%. 
Os resultados mostraram que 6 questões obtiveram um valor negativo, indicando 
que foram respondidas errado pelos melhores alunos.Quanto à distribuição da 
facilidade das questões o IF foi Fácil (03), Moderad0 (28) e Difícil (21).
Conclusões
A utilização da TRI para a análise 
do questionário de avaliação somativa do curso de SPN propiciou o exame de 
cada questão quanto ao seu potencial de revelar objetivamente o entendimento, 
habilidade ou atitude do aluno sobre a implantação da PNSIPN e desconstrução 
do RI no ponto do cuidado.
Além da apresentação global dos 
resultados, é preciso numa próxima etapa, abordar cada questão com IF =< 
50% e/ou ID/ED =< 25%, individualmente, para revisão ou substituição, 
observando estritamente os objetivos de aprendizagem estabelecidos para o curso, 
assim como as experiências de ensino oferecidas online juntamente com as avaliações 
formativas.
Recomendações: 
- 
    As questões que tiveram um índice de ED negativo devem ser revisadas conforme os objetivos de aprendizagem estabelecidos e, se necessário, substituídas no questionário (08, 14, 15, 21, 31 e 40). 
- 
    As questões que obtiveram baixos escores nos índices de facilidade e discriminação devem ser revisadas e, se necessário, substituídas. 
- 
    Estabelecer coortes de alunos do curso de SPN, por categoria profissional, preferencialmente. 
Referências
[1]Cruz 
    I., Monteiro M., LemosA., Brasil L. E-Learning topromoteBrazilianBlacks’ 
    health&toraiseawarenessofinstitutionalracism JournalofSpecializedNursingCare [serial 
    onthe Internet]. 2014 May 9; [Cited 2015 July 1]; 7(1):[about ## p.]. 
    Available from: http://www.uff.br/jsncare/index.php/jsncare/article/view/2668
[2]Vendramini, 
    Claudette Maria Medeiros, & Dias, Anelise Silva. (2005). Teoria de 
    Resposta ao Item na análise de uma prova de estatística em universitários. Psico-USF, 10(2), 
    201-210. Retrieved July 01, 2015, from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200012&lng=en&tlng=pt. 
    10.1590/S1413-82712005000200012.
[3]Universityof 
    Washington. Scoring. http://www.washington.edu/oea/services/scanning_scoring/scoring/
[4] 
    UNA-SUS – Guia de Elaboração de Itens para Avaliação Somativa. 2012. http://www.unasus.gov.br/
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).
 
  
  
  
  
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