Journal of Specialized Nursing Care

The decubitus change acting on the prevention of pressure ulcer – Systemized Literature Review

 A mudança de decúbito atuando na prevenção de úlcera de pressão - Revisão Sistematizada da Literatura

 Marina Souza Mendonça: Enfermeira. Aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos Adulto e Idoso pela Universidade Federal
Fluminense (UFF). Marina_nina28@hotmail.com

Isabel Cruz. Doutora em Enfermagem. Titular da UFF. isabelcruz@uol.com.br

 Abstract:The Pressure Ulcers is an underestimated complication in critically ill bedridden patients, which can cause several complications for the clinical profile. The aim of this study is to look through the PICO strategy in nursing periodic journals, the best available evidence for treatment of high complexity patient, in order to prevent pressure ulcers through decubitus change. Computerized bibliographic research gathered from 2007 to 2012, in the scientific databases of ‘PubMed’ and in the ‘Portal of Nursing Magazines’. The pressure ulcer influences drastically during the hospitalization time, with direct repercussion on the discomfort and pain caused to patients affected from these injuries. Patients in intensive care unit have higher risk of developing pressure ulcers, because the prolonged pressure that the skin undergoes can interrupt blood flow, causing the ulcer. To avoid this, it is necessary that the decubitus change is performed, which consists in varying the position of bedridden patients, to provide more comfort and to prevent complications due to the patient’s prolonged immobility. In conclusion, the decubitus change is one of the most effective ways to prevent pressure ulcers, and if the procedure is performed together with other prevention measures, the chances of preventing the occurrence of pressure ulcers increases.

Key-words: Pressure Ulcer; Nursing Care; Intensive Care Unit

 Resumo: A Úlcera de Pressão é uma complicação subestimada em pacientes críticos acamados, podendo acarretar várias implicações para o quadro clínico do mesmo.O objetivo deste estudo é buscar, através da estratégia PICO, em periódicos de enfermagem a melhor evidência disponível para o cuidado do cliente de alta complexidade a fim de prevenir a úlcera de pressão através da mudança de decúbito. Pesquisa bibliográfica computadorizada compreendida no período de 2007 a 2012, nas bases de dados científicos PubMed e no Portal de Revistas de Enfermagem.A úlcera de pressão influencia drasticamente no período de hospitalização com repercussões diretas no desconforto e dor ocasionados aos pacientes acometidos por essas lesões.Pacientes de unidade de terapia intensiva correm maior risco de desenvolver úlcera de pressão, pois a pressão que a pele sofre por tempo prolongado pode interromper o fluxo sanguíneo, acometendo o surgimento da úlcera. Para que isso não ocorra, é necessário que a mudança de decúbito seja realizada, que consiste em fazer variar a posição do paciente acamado, a fim de proporcionar maior conforto e evitar as complicações devido à imobilidade prolongada.Concluiu-se que a mudança de decúbito é uma das formas mais eficazes de se prevenir a úlcera de pressão, e é claro que, se realizado com outras medidas de prevenção, aumenta as chances de se prevenir o aparecimento da úlcera de pressão.

 Palavras-chave: Úlcera de Pressão, Cuidados de Enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva.

 Introdução:

Vários cuidados de enfermagem existem para se prevenir a úlcera de pressão, porém neste estudo, irá se destacar a mudança de decúbito nas unidades de terapia intensiva como forma de prevenir o seu aparecimento em pacientes que se encontram acamados, pois sabe-se que pacientes em Unidades de Terapia Intensiva têm maiores riscos de desenvolver a úlcera de pressão (UP).

Eles são muitas vezes sedados ou com alteração do nível de consciência e permanecem na cama por um tempo prolongado, mantido sob suporte ventilatório, com o uso de drogas vasoativas e mostram instabilidade hemodinâmica (1).

As UP influenciam drasticamente no período de hospitalização com repercussões diretas no desconforto e dor ocasionados aos pacientes acometidos por essas lesões.

A UP é definida como qualquer lesão causada por uma pressão não aliviada, cisalhamento ou fricção que podem resultar em morte tecidual, sendo frequentemente localizada na região das proeminências ósseas, que além de ocasionar dano tissular, pode provocar inúmeras complicações e agravar o estado clínico de pessoas com restrição na mobilização do corpo(2).

Estudos apontam elevados índices de prevalência e incidência de UP em pacientes hospitalizados(3).A tolerância da pele à pressão é influenciada por fatores extrínsecos como: exposição da pele à umidade excessiva, fricção e cisalhamento eporfatores intrínsecos entre eles: deficiência nutricional, idade avançada e diminuição da pressão arteriolar.

O paciente acamado pode apresentar várias complicações, dentre elas, a síndrome do desuso muscular, sendo a mudança de decúbito uma das intervenções a serem realizadas, objetivando-se a prevenção desta síndrome e sua repercussão sistêmica(4).

A mudança de decúbito é um cuidado de enfermagem de grande importância para o paciente, pois sua realização além de prevenir o aparecimento das úlceras de pressão, minimiza complicações relacionadas a ventilação mecânica, gerando assim uma drenagem postural e com isso ocasionando uma expansão pulmonar, entre outras. 

De acordo com os problemas citados em relação ao aparecimento das úlceras de pressão, destaca-se a atuação do enfermeiro para o cuidado ao cliente e a mudança de decúbito como cuidado de enfermagem para preveni-la.

Logo, este estudo visa buscar evidências científicas,disponíveis em literatura, sobre a mudança de decúbito e a prevenção de úlcera depressão em pacientes de alta complexidadeatravés da utilização da estratégia PICO.

 Tabela1: Desmembramento da pergunta PICO – Niterói, 2012.

Acrômio

Definição

Descrição

P

Paciente ou diagnóstico de enfermagem

Cliente de alta complexidade internado em unidade de terapia intensiva com risco de integridade da pele prejudicada.

I

Prescrição

Mudança de decúbito como cuidados de enfermagem ao acamado

C

Controle ou comparação

Não de aplica.

O

Resultado

Prevenir a úlcera de pressão.

 Questão clínica:  

Qual a eficácia da mudança de decúbito para prevenir a úlcera de pressão, no paciente de alta complexidade com risco de integridade da pele prejudicada, que se encontra acamado?

Portanto, o objetivo deste estudo é buscar, através da estratégia PICO em periódicos de enfermagem, a melhor evidência disponível para o cuidado do cliente de alta complexidade, para prevenir a úlcera de pressão através da mudança de decúbito.  

Metodologia  

Pesquisa bibliográfica computadorizada compreendida no período de 2007 a 2012, nas bases de dados científicos PubMed e no Portal de Revistas de Enfermagem.Foram consideradas publicações que abordassem a temática de úlcera de pressão, com os seguintes descritores/keywords: extraídos doDeCS: Úlcera de Pressão, Cuidados de Enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva/ extraídos do MeSh:PressureUlcer, NursingCare, IntensiveCare Unit. Inicialmente, os descritores foram estudados individualmente, sendo encontrados um total de 197414 noPubMed(N) e 500939 no Portal de Revistas de Enfermagem (N),conforme tabela abaixo.   

Tabela 2: descritores/keywords – Niterói 2012.  

Descritores /Keywords

PubMed (N)

Portal de Revistas de Enfermagem (N)

Úlcera de Pressão

261

13218

Cuidados deEnfermagem

1

138107

Unidade de Terapia Intensiva

14

38522

PressureUlcer

22142

16161

NursingCare

112384

236213

IntensiveCare Unit

62612

58718

Total:

197414

500939

 

Foram utilizados operadores booleanos (AND e OR) e combinação dos componentes da estratégia PICO: (P) AND (I) AND (C) AND (O). Sendo (P), referente aoclientede alta complexidade com risco de integridade da pele prejudicada;(I) mudança de decúbito como cuidado ao cliente acamado; (C) não se aplica e (O) prevenir úlcera de pressão.

 Discussão dos resultados sobre as evidências científicas:  

Publicações localizadas, referente aotema:A mudança de decúbito atuando na prevenção de úlcera de pressão-revisão sistematizada da literatura, mencionado nas bases de dados acima.

Tabela3: Publicações localizadas nas bases (PubMed e Portal de Revistas de Enfermagem) – Niterói, 2012.

Autor (es), Data e País

Objetivo da pesquisa

Força da evidência

Tipo do estudo e instrumentos

Principais achados

Conclusões do autor

1- Margareth Yuri Miyazaki; Maria Helena LarcherCaliri; Claudia Benedita dos Santos. Nov./Dec. 2010 Brasil

Descrever e analisar o conhecimento sobre a prevenção de úlceras de pressão entre os membros da equipe de enfermagem que trabalham no atendimento direto a pacientes adultos e idosos em um hospital universitário.

 

Tipo IV

Pesquisa descritiva e exploratória

A percentagem média de acertos no teste de conhecimento foi de 79,4% (DP = 8,3%) para os enfermeiros e 73,6% (DP = 9,8%) para os auxiliares / técnicos de enfermagem.

Ambas as categorias profissionais exibemdéficits de conhecimento em algumas áreas relacionadas com o tema. A identificação de áreas deficientes podem orientar o planejamento estratégico, com vista à divulgação e adoção de medidas de prevenção pela equipe.

 

2-Thaís Sanglard de Souza, Otília Beatriz Maciel, Marineli Joaquim Méier, MitzyTanniaReinchembachDanski, Maria Ribeiro Lacerda May/June 2010 Brasil

 

Sintetizar os estudos clínicos sobre úlcera por pressão (UP).

Tipo IV

Pesquisa Bibliográfica.

As quatro categorias temáticas nos permitiram inferir que a preocupação acerca da temática de úlceras por pressão é de ampla magnitude e envolve tanto recursos materiais quanto humanos em seus aspectos de prevenção, tratamento e aprimoramento de tecnologias de cuidado de enfermagem.

 

Reconhecer as limitações envolvidas nesses aspectos e buscar superá-las proporcionará avanços e impulsionará a ampliação de estudos com fortes evidências clínicas que subsidiam a prática profissional da enfermagem.

 

3-Adriana Bessa Fernandes Medeiros; Consuelo Helena Aires de Freitas Lopes; Maria Salete Bessa Jorge.  Mar. 2009.Brasil.

Identificar as produções bibliográficas sobre ações de prevenção e tratamento realizadas por enfermeiros publicadas no período de 1999 a 2004, descrevendo o conhecimento produzido na temática

Tipo IV

Pesquisa Bibliográfica Descritiva.

A incidência e prevalência mundial das úlceras por pressão permanecem elevadas, fato que comprova a necessidade de novas pesquisas.

Necessidade de pesquisas envolvendo a atuação do enfermeiro na avaliação clínica do cliente e no desenvolvimento de programas de prevenção sistematizados.

 

4-Luciana Magnani Fernandes; Maria Helena LarcherCaliri; Vanderlei José Haas 2008 Brasil.

 

O objetivo foi avaliar o efeito das intervenções educativas sobre o conhecimento da equipe de enfermagem sobre a prevenção de úlceras de pressão em Centro de Terapia Intensiva (ICC).

Tipo IV

Pesquisadescritivo-comparativa

Sete enfermeiros participaram na fase de pré-intervenção e obteve apenas 86,4% de respostas corretas. Os auxiliares de enfermagem e técnicos (n = 25) obtiveram 74,3% de respostas corretas na fase de pré-intervenção e 81,2% (n = 36) na fase pós-intervenção, demonstrando melhora nos resultados após a intervenção para este grupo.

 

Ainda que as estratégias utilizadas não foram totalmente eficazes, pois em algumas questões a taxa de acertos foi inferior a 70%. Novas intervenções podem ser usados​​para obter maior adesão dos funcionários e melhorar os seus conhecimentos sobre o assunto.

 

5-  Rosalind Elliott, Sharon McKinley.July 2008. Austrália.

 

 

Melhorar os resultados dos pacientes, reduzindo a prevalência de úlceras de pressão, a identificação de áreas de melhoria na prevenção de úlceras de pressão, e aumentando a adoção de estratégias preventivas em uma unidade de terapia intensiva.

Tipo III

 

Pesquisa

Quase-experimentais

 

A frequência das úlceras de pressão de todas as fases mostrou uma tendência geral para baixo, e a prevalência diminuiu de 50% para 8%. A atribuição adequada de dispositivos de alívio de pressão aumentada de 75% até 95% a 100%.A origem provável da úlcera (ou seja, se era hospital ou adquirida na comunidade) elocalização anatômica das úlceras de pressão não se alterou durante o período do estudo.

 

 

 Este programa foi bem sucedido na redução da prevalência de úlceras de pressão entre os vulneráveis ​​pacientes de cuidados intensivos e indica que a melhoria da qualidade é uma fórmula altamente eficaz para melhorar os resultados dos pacientes que são facilmente implementados usando a experiência clínica e os recursos existentes.

 

6- Jill CoxSeptember 2011 Estados Unidos da América.

Determinar quais os fatores de risco são mais preditivos de úlceras de pressão em pacientes críticos adultos. Os fatores de risco investigados incluído pontuação total na Escala de Braden, a mobilidade, a atividade, a percepção sensorial, umidade, atrito / cisalhamento, nutrição, idade, pressão arterial, tempo de permanência na unidade de cuidados intensivos, pontuação na fisiologia aguda e crônica de Saúde Avaliação II , administração de vasopressor, e comorbidades.

 

Tipo III

Pesquisa Estudo de caso e controle.

O comprimento, idade de permanência, mobilidade, atrito / cisalhamento, a infusão de noradrenalina, e doença cardiovascular explicou a maior parte da variação no úlceras de pressão.

 

Desenvolvimento de um modelo de avaliação de risco para úlceras de pressão em pacientes estes se justifica, e poderia ser a base para o desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação de risco.

 

7- Carol Tweed , Mike TweedJuly 2008 Nova Zelândia.

 

 

Avaliar o conhecimento dos enfermeiros intensivistas de úlceras de pressão e do impacto de um programa educativo sobre os níveis de conhecimento.

Tipo IV

Pesquisa de Serie de caso.

Elegíveis de 75 enfermeiras da UTI registrados, 62 (83%) assistiram a uma apresentação do programa educacional. Todo o pessoal de enfermagem que participaram do programa educacional concluído o primeiro teste.

Entre este grupo de enfermeiras da UTI registrados, os níveis de conhecimento de prevenção de úlceras de pressão e gestão eram bons no início. Níveis de conhecimento melhorado com um programa educacional, mas logo voltou à linha de base. Validação do conteúdo de teste e configuração padrão foi conseguido usando uma variedade de técnicas.

 

 

8-

 Ann Williams, Gavin D. Leslie, Robert Bingham,   Linda Brearley

January 2011

Austrália. 

 

Comparar pressões de interface de assentos para determinar uma superfície de assento preferencial para pacientes sentados fora da cama.

 

Tipo IV

 

Pesquisa de Serie de caso.

 

Entre os pacientes com pressões excessivas, a maioria (93%) tinham menos pressões excessivas gravados na superfície nova do que sobre a superfície regular (P <0,001).

 

 

Deste estudo forneceu dados importantes para o desenvolvimento de uma nova superfície de assento para pacientes de cuidados intensivos de estar fora da cama. A nova superfície promove o conforto dos pacientes e, provavelmente, reduz o risco de úlceras de pressão.

 

9- Kathleen M. Baldwin July 2007 Estados Unidos da América.

Avaliar os fatores de risco adicionais, adicionando uma baseada em evidências de úlceras de pressão escala de avaliação de risco, como a escala de Braden, pode ter fornecido uma ligação mais forte entre a incontinência fecal e formação de úlceras de pressão em sujeitos do estudo.

 

Tipo IV

Pesquisa Bibliográfica.

 Os resultados do estudo foram limitados, no entanto, pelo uso dos investigadores de uma escala de avaliação testado em vez de instrumentos mais aceitos, como a Escala de Braden e do sistema de estadiamento NPUAP. 

Os autores deste artigo fornecer evidências para apoiar o uso de um produto novo e promissor para gerenciar incontinência fecal-um problema sério que pode afetar a duração da estadia e custo dos cuidados em pacientes da unidade de terapia intensiva.

10-Linda Bell July 2008 Estados Unidos da América.

Explicitar cuidados que o enfermeiro deve ter na avaliação e atendimento de pacientes com úlcera de pressão.

Tipo IV

Pesquisa Bibliográfica.

Pacientes em unidades de terapia intensiva estão em risco para o desenvolvimento de úlceras de pressão por causa da gravidade da doença, a presença de múltiplas comorbidades e complicações de repouso ou restrições de posicionamento outros

Enfermeiros têm se tornado cada vez mais vigilante sobre a prevenção de lesões relacionadas hospitalar e infecção entre seus pacientes

11- - Fabiana Martins de Paula Netto. Isabel CF da Cruz. 2010. Brasil.

Descrever medidas preventivas para úlcera de pressão e os principais fatores desencadeantes para o aparecimento dessas lesões, a fim de nortear os enfermeiros intensivistas quanto aos procedimentos utilizados na avaliação, manutenção e prevenção dessas lesões.

Tipo IV

Pesquisa Bibliográfica

Os artigos selecionados demonstram que desde a admissão do paciente deve ser avaliada a integridade deste, para que o quanto antes sejam implementadas as medidas preventivas.

O enfermeiro tem papel fundamental na prevenção e é de suma importância que se comece esta avaliação desde o momento da admissão do paciente levando em consideração idade, estado nutricional, continência, mobilidade, fricção e cisalhamento.

 

12- Renata Flavia Abreu da Silva; Maria Aparecida de Luca Nascimento.Apr. 2012 Brasil.

 

Identificar como os parâmetros relativos à mecânica pulmonar do paciente crítico, sob ventilação mecânica, se comportam, após o procedimento técnico de mudança de decúbito realizado pela equipe de enfermagem.

Tipo IV

Estudo observacional e descritivo

Foram observadas alterações positivas e negativas na mecânica pulmonar em todos os pacientes, em diferentes posições, possivelmente associada à mudança de decúbito.

Avaliação clínica é fundamental para a prescrição de enfermagem relativa à mudança de decúbito, pois a mecânica pulmonar pode se modificar de acordo com a posição do paciente no leito, trazendo, inclusive, resultados negativos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Netto5destaca em seu texto, que o desenvolvimento de úlceras por pressão (UP) é um grave problema de enfermagem, pois, frequentemente, é associado à má qualidade da assistência e exige uma grande demanda de tempo e dinheiro para tratamento das lesões, sobretudo quando a prevenção recebe menos atenção, quando não existem programas específicos voltados para esse problema.

Silva4 relata que algumas intervenções da equipe de enfermagem possuem objetivos específicos, como, por exemplo, a mudança de decúbito, que normalmente é referenciada como uma forma de prevenção das úlceras por pressão. Já que está constatado queuma das causas das úlceras por pressão é a imobilidade do paciente no leito sem a possibilidade de movimentar-se por si próprio, dependendo de mobilização passiva (4).

Silva4 ainda ressalta que, dentre as estratégias adotadas para sistematizar o posicionamento do paciente no leito, destaca-se um método, comumente utilizado, baseado no funcionamento de um relógio. Neste método, a cada duas horas, o decúbito é modificado em dorsal, lateral direito e esquerdo para aliviar a pressão nos tecidos. Essa técnica difundiu-se amplamente, passando a ser utilizada em inúmeros centros de tratamento para pacientes acamados e sem mobilidade.

Souza3enfatiza em seu estudo que, para o eficaz gerenciamento relacionado tanto as práticas curativas quanto preventivas das UP, é necessário que o enfermeiro mantenha-se constantemente vinculado às bases científicas do cuidado, à pesquisa, consciente da sua relevância para a prática.

 Discussão e resposta baseada em evidência científica

         O cliente que adquiri a úlcera de pressão sofre um grande incômodo.A dor e desconforto são constantes, tendo ainda que lidar com o aumento da imobilidade, pois o local do surgimento da UP deve ser, sempre que possível, poupado de receber pressão para que não ocorra o agravamento da ferida.

O estado nutricional do cliente está totalmente ligado ao aparecimento das UP. A nutrição inadequada ou má nutrição afeta todo o sistema corporal, podendo levar a perda de peso, atrofia muscular e redução da massa tecidual, atuando assim no aparecimento e não cicatrização. Uma avaliação do estado nutricional do cliente é essencial para obtenção de dados relacionados ao risco de integridade diminuída da pele.

Pacientes de unidades de terapia intensiva que se encontram acamados, correm maior risco de desenvolver úlcera de pressão. Se a pressão interrompe o fluxo sanguíneo, a zona de pele privada de oxigênio, de início, fica avermelhada e inflamada e, depois, ocorre o surgimento da úlcera.

O movimento normal que a pessoa exerce faz variar a pressão, para que a circulação sanguínea não fique obstruída durante um longo período.A pele conta com uma rica irrigação sanguínea que leva o oxigênio a todas as suas camadas. Se essa irrigação for interrompida durante mais de 2 ou 3 horas,  que é o que acorre com o paciente acamado, a pele pode sofrer danos, uma causa frequente de irrigação sanguínea reduzida na pele, é a úlcera de pressão.

Para que o paciente não fique muito tempo na mesma posição causando assim danos a pele, recomenda-se a mudança de decúbito. A mudança de decúbito consiste em fazer variar a posição do paciente acamado, a fim de proporcionar maior conforto e evitar as complicações devido à imobilidade prolongada, aoclusãode vasos sanguíneos e a isquemia tecidual, visando assim à manutenção de fluxo sanguíneo regular.

A mudança de decúbito deve ser realizada a cada 2 horas, pois serve para alívio das áreas de pressão nos tecidos e melhora a circulação local, reduzindo a força de cisalhamento e a pressão na área.

Um paciente acamado, como é o da unidade de terapia intensiva, realiza mudanças de decúbito várias vezesaolongo do dia. Esse procedimento requer técnica, pois o paciente crítico não está sozinho no leito, está acompanhado de equipamentos que o mantém vivo e, caso ocorra desposicionamento de algum acessório, pode representar a morte ou atraso no tratamento do mesmo.

Para que a mudança de decúbito seja realizada de forma segura, é necessária a presença de, no mínimo, dois profissionais de enfermagem, sendo preferencialmente um deles enfermeiro, pois há necessidade de um profissional sempre direcionar sua atenção para os equipamentos que estão acoplados ao paciente, evitando assim, que se desconectem e diminuindo a quantidade de força que seria aplicada se fosse realizada por um único profissional.

Para melhor visualização dos resultados quanto à mudança de decúbito, o enfermeiro pode fazer uma escala de horário, em que os pacientes em risco de prejuízo da integridade da pele, estejam no mesmo horário, posicionados em decúbitos iguais, entretanto, o enfermeiro deve estar atento às necessidades individuais dos pacientes.

Como o enfermeiro é o responsável direto pelos cuidados que serão aplicados ao paciente crítico acamado, na prevenção de úlcera de pressão, cabe a ele saber quais são as intervenções necessárias e utilizá-las, da melhor forma possível, para promover o bem-estar do paciente. Netto5 destaca em seu estudo, as principais medidas de prevenção para úlceras de pressão. São elas: Avaliação da pele, higienização sempre que necessário com água e sabão, hidratação da pele com AGE, proteção de proeminências ósseas; estimular mobilização no leito e realizar mudança de decúbito periódica; reduzir fricção, não massagear; evitar umidade (filme transparente, fraldas absorventes...); usar colchões aliviadores de pressão: espuma, ar e água e não arrastar o paciente na cama. 

Como resultado desta pesquisa, pode-se relatar que os estudos mostram que a úlcera de pressão pode sim ser prevenida se todos os cuidados pertinentes forem utilizados, entretanto, destaca-se a mudança de decúbito como sendo um dos cuidados de enfermagem mais eficaz, pois se todas as outras formas de se prevenir a úlcera de pressão forem realizados sem a mudança de decúbito, fica claramente explícito que os resultados não serão tão satisfatórios. Salvo os pacientes impossibilitados de receber a mudança de decúbito para o não agravamento do seu quadro clínico.  

Implicações para a prática da (o) Enfermeira (o) intensivista quanto ao cuidado do paciente de alta complexidade:

Prevenção de úlceras de pressão é um aspecto fundamental da enfermagem em cuidados intensivos, e os métodos de melhoria da qualidade são, indiscutivelmente, a abordagem mais eficaz e intuitiva para resolver este problema potencialmente sério. Abaixo seguem algumas sugestões de cuidados de enfermagem para que o enfermeiro da unidade de terapia intensiva coloque em prática,visando melhor atender ao cliente acamado e prevenindo assim a úlcera de pressão.

·  Avaliar e compreender os fatores de risco para cada paciente em seu tratamento.

·  Considerar os riscos de ruptura da pele associado à restrição de posicionamento ou ao uso do aparelho. Por exemplo, a elevação da cabeceira do leito para evitar pneumonia associada ao ventilador, pode aumentar o risco de avaria na zona do cóccix em alguns pacientes.

·   Fazer um plano de mobilidade precoce para cada doente quando a condição do paciente é estável.

·  Usar a avaliação padronizada e documentações exigidas pela sua instituição.

·  Consultar aos colegas de enfermagem experientes, como enfermeiros de cuidados de feridas, para colaboração no desenvolvimento de planos de tratamento consistentes e identificação de produtos de cuidados da pele para os seus pacientes (6).

·  Avaliar o grau de risco com individualização da assistência, como a confecção de um protocolo para prevenção da úlcera por pressão;

·   Construir quadro demonstrativo enfatizando as áreas suscetíveis à úlcera por pressão;

·  Providenciar um colchão de poliuretano (colchão de caixa de ovo) para o paciente, especialmente pacientes em cadeiras de rodas ou acamados.

·   Identificar os fatores de risco e direcionar o tratamento preventivo, modificando os cuidados conforme os fatores individuais;

·  Implementar mobilização ou mudança de posição de duas em duas horas, bem como realizar massagem de conforto com emulsão;

·   Proteger saliências ósseas, principalmente calcâneas, com rolos e travesseiros.

·  Implementar tratamento precoce da pele: manter e melhorar a tolerância tecidual à pressão, a fim de prevenir a lesão;

·   Checar as áreas vulneráveis da pele de todos os pacientes de risco e otimizar o estado dessa pele, através da hidratação com cremes à base de ácidos graxos essenciais, tratar a incontinência, evitar o uso de água muito quente, providenciar suporte nutricional;

·   Monitorar e documentar intervenções e resultados obtidos;

·  Implementar medidas de suporte mecânico: proteger/evitar complicações adversas de forças mecânicas externas;

·  Criar e fornecer um programa de ensino para pacientes de risco em longo prazo e para as pessoas que tomam conta deles. (7)

 Após a aplicação desses cuidados de enfermagem, devem ser compartilhados todos os dados rotineiramente de forma oral e gráfica com seus colegas de enfermagem da unidade, com o objetivo de melhorar os resultados para os pacientes e para a equipe de enfermagem.  

Conclusões  

Ao término deste estudo, pode-se concluir que: Paciente internado em unidades de terapia intensiva, já tem sua condição clínica crítica e, por se encontrar acamado e debilitado, tende a ter predisposição para desenvolver a úlcera de pressão.

O enfermeiro da unidade de terapia intensiva é o responsável direto pela condição física do paciente e, por isso, deve estar preparado para avaliá-lo e traçar planos de cuidados junto a sua equipe promovendo o bem estar e conforto ao cliente. Prevenir a úlcera de pressão também é um dos cuidados que o enfermeiro deve priorizar. Pois é fato que a mudança de decúbito é uma das formas mais eficazes de se preveni-la e que, se realizada com outras medidas preventivas, aumenta as chances do paciente não adquiri-la.

Referências

1- Fernandes LM, CaliriMHL,HaasJV.The effect of educative interventions on the pressure ulcer prevention knowledge of nursing professionals.Actapaul. enferm. São Paulo  2008;21(2) [acesso em 2012 Nov.07 ].Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010321002008000200012&script=sci_arttext&tlng=pt

2-Medeiros ABF, Lopes CHAF,JorgeMSB.Análise da prevenção e tratamento das úlceras por pressão propostos por enfermeiros. Rev. esc. enferm. USP  São Paulo Mar. 2009;43(1) [acesso em 2012 Nov.07 ].Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342009000100029&tlng=  

3-Souza TS, Maciel OB, Méier MJ, Danski MTR, LacerdaMR. .Estudos clínicos sobre úlcera por pressão. Rev. bras. enferm. Brasília May/June 2010;63(3)[acesso em 2012 Nov.07 ].Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672010000300020&lang=pt&tlng=

4-Silva RFA, NascimentoMAL.Mobilização terapêutica como cuidado de enfermagem: evidência surgida da prática Rev. esc. enferm. USP São Paulo Apr. 2012;46(2) [ acesso em 2012 nov.16]. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342012000200020&lang=pt&tlng=

5-Netto FMP, Cruz ICF. Enfermagem na Prevenção de Úlcera de Pressão em Unidades de Terapia Intensiva – Prática de Enfermagem baseada em evidência. Online Brazilian Journal of Nursing, 2010;3(2) [acesso em 2012 Nov.15].Disponívelhttp://www.uff.br/jsncare/index.php/jsncare/article/view/2290/502  

6-BellL.Evaluation of and Caring for Patients With Pressure UlcersAm J Crit Care July 2008 17:348. [acesso em 2012 Nov.07]. Disponível em: http://ajcc.aacnjournals.org/content/17/4/348.full?sid=cfae771c-169b-47d3-a8fb-4fda2005d646  

7-Tweed C ,TweedM.Intensive Care Nurses’ Knowledge of Pressure Ulcers: Development of an Assessment Tool and Effect of an Educational Program. Am J Crit Care July 2008 17:338-346[acesso em 2012 Nov.07 ].Disponível em: http://ajcc.aacnjournals.org/content/17/4/338.full?sid=cfae771c-169b-47d3-a8fb-4fda2005d646

http://www.uff.br/jsncare/index.php/jsncare/article/view/2290/502

8-Miyazaki MY, CaliriMHL,SantosCB.Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre prevenção da úlcera por pressão Rev. Latino-Am. Enfermagem Ribeirão Preto Nov./Dec. 2010;18(6) [acesso em 2012 Nov.07 ]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010411692010000600022&script=sci_arttext&tlng=pt  

9-Elliott R ,  McKinley S, FoxV.Quality Improvement Program to Reduce the Prevalence of Pressure Ulcersin an Intensive Care UnitAm J Crit Care July 2008 17:328-334 [acessoem 2012 Nov.07 ].Disponível em:http://ajcc.aacnjournals.org/content/17/4/328.full?sid=cfae771c-169b-47d3 a8fb-4fda2005d646  

10-Cox J. Predictors of Pressure Ulcers in Adult Critical CarePatientsAm J Crit Care September 2011 20:364-375; doi:10.4037/ajcc2011934 [acessoem 2012 Nov.07 ].Disponívelem: http://ajcc.aacnjournals.org/content/20/5/364.full?sid=cfae771c-169b-47d3-a8fb-4fda2005d646  

11-Williams TA, LeslieGL,BinghamR,BrearleyL.Optimizing Seating in the Intensive Care Unit for Patients WithImpairedMobilityAm J Crit Care January 2011 20:e19-e27; doi:10.4037/ajcc2011239[acessoem 2012 Nov.07 ].Disponívelem: http://ajcc.aacnjournals.org/content/20/1/e19.full?sid=cfae771c-169b-47d3-a8fb-4fda2005d646  

12- Baldwin KM.A Case for Using Evidence-Based Assessment ScalesAm J Crit Care July 2007 16:394-395.[acessoem 2012 Nov.07 ].Disponívelem: http://ajcc.aacnjournals.org/content/16/4/394.full?sid=cfae771c-169b-47d3-a8fb-4fda2005d646

 

 





JSNCARE
Share |