2945en.html

REVIEW ARTICLES

Nursing care for patients with high complexity diagnosed with spiritual anguish


Cuidados de enfermagem ao paciente de alta complexidade diagnosticado com angustia espiritual


Nicole Bianca Real de Queiroz1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz1

1Universidade Federal Fluminense

ABSTRACT

This is a bibliographic review study that aims to: Identify the best evidence available in scientific nursing productions about the care offered by the nurse when diagnosing spiritual distress. Methodology: Bibliographic research, from 2010 to 2016, in the electronic databases: MEDLINE (Literature Analysis and Retrieval System Online), LILACS (Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences), BDENF( Nursing database) and SCIELO (Scientific Electronic Library Online) of the integrative review type, using the PICO strategy. Results: There is no single intervention, but a combination of more adequate interventions, that is, an emotional support of the nurse with the psychologist so that the patient can feel more welcomed and more confident in the whole situation. Conclusion: This study was of big importance for the health area, especially for nurses who perform their function in Intensive Care Units, since it presented results for a better care to the critical patient submitted to a spiritual suffering that is not known. In addition to providing scientific knowledge and attitudes to nurses in improving care.

Keywords: Spiritual; Suffering; Anguish; Intensive Care Unit


RESUMO

Trata-se de estudo de revisão bibliográfica que tem por objetivos: Identificar as melhores evidências disponíveis nas produções científicas de enfermagem sobre o cuidado oferecido pelo enfermeiro ao diagnosticar angustia espiritual. Metodologia: Pesquisa bibliográfica, compreendida no período de 2010 a 2016, nas bases de dados eletrônicos: MEDLINE (Literature Analysis and Retrieval System Online), LILACS (Literature Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), BDENF (Base de Dados de Enfermagem) e SCIELO (Scientific Eletronic Library Online) do tipo revisão integrativa, utilizando a estratégia PICO. Resultados: Não existe uma intervenção isolada, porém uma combinação de intervenções mais adequadas, quais sejam, um apoio emocional do enfermeiro junto com o psicólogo para que assim o paciente possa se sentir mais acolhido e mais confiante diante de toda a situação. Conclusão: Este estudo foi de grande importância para a área da saúde, principalmente para enfermeiros que exercem sua função em Unidades de Terapia Intensiva, pois apresentou resultados para um melhor cuidado ao paciente crítico submetido a um sofrimento espiritual tampouco conhecido. Além de fornecer conhecimento científico e atitudes para aos enfermeiros na melhoria da assistência.

Palavras-chave: Espiritual; Sofrimento; Angustia; Unidade de Terapia Intensiva


INTRODUÇÃO

O desejo de compreender a relação entre espiritualidade e saúde surgiu ao realizar uma tarefa sobre o diagnostico angustia espiritual. Ao analisar alguns artigos relacionados ao tema reforçaram o interesse em conhecer como esse sofrimento, direcionado à dimensão espiritual, tem sido abordado pela enfermagem.

O diagnóstico de enfermagem Angústia espiritual apresentado pela North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), retrata as respostas do indivíduo às desordens que englobam a sua espiritualidade¹. Entretanto o enfermeiro raramente utiliza esse diagnostico, devido à dificuldade de identificar suas evidências. Deste modo, não esta clara quais competências são necessárias para favorecer um cuidado espiritual adequado(2).

A espiritualidade é uma pedra angular da prática de enfermagem descrita como um conceito mais amplo do que religião, envolvendo a busca pessoal por significado e proposito de vida, tendo como referência à essência interna da pessoa, bem como um senso de conexão interna consigo mesmo, com a natureza, com os outros, com Deus e um fator integrador da pessoa humana, essencial ao bem-estar(2).

As feições relacionadas à espiritualidade e a maneira que pode ser identificada nas pessoas, ainda mais naquelas que estão vivenciando uma enfermidade, é alvo que merece atenção dos profissionais da área da saúde. Ao analisar alguns estudos nota-se o quão importante é incluir essa dimensão e as feições decorrentes desta prática de cuidados ao paciente, afinal a um grande número de benefícios sucedendo esse processo de identificação e atenção para as necessidades espirituais como parte dos cuidados em saúde(3).

Logo, a importância do conhecimento técnico-cientifico sobre espiritualidade e a maneira como esta pode ser identificada nas pessoas, principalmente naquelas que estão vivenciando uma enfermidade, é alvo que merece atenção dos profissionais da área da saúde3.

Sendo o enfermeiro, integrante importante da equipe multidisciplinar que atende o paciente em tal situação, faz-se a seguinte pergunta clínica para esta situação: “Para o cliente de alta complexidade com o diagnóstico de Angústia Espiritual, qual a intervenção (ou protocolo) de enfermagem mais eficaz para sua resolução?”.

OBJETIVO

Identificar as melhores evidências disponíveis nas produções científicas de enfermagem sobre o cuidado oferecido pelo enfermeiro ao diagnosticar angustia espiritual. De acordo com o exposto e mediante a realização deste estudo, buscaram-se evidências científicas na literatura sobre os cuidados de enfermagem após diagnosticar angustia espiritual, usando o método pico.

PERGUNTA CLÍNICA:

Para o cliente de alta complexidade com o diagnóstico: Angústia Espiritual, qual a intervenção (ou protocolo) de enfermagem mais eficaz para sua resolução, caso seja necessário?

Quadro 1: Estratégia PICO (Desmembramento)

Quadro 1

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, compreendida no período de 2010 a 2016, nas bases de dados eletrônicos: MEDLINE (Literature Analysis and Retrieval System Online), LILACS (Literature Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), BDENF (Base de Dados de Enfermagem) e SCIELO (Scientific Eletronic Library Online) do tipo revisão integrativa.

Conforme Mendes; Silveira; Galvão (2008), a revisão integrativa é um método de estudo utilizado desde 1980, que abrange a sistematização e publicação de resultados de uma pesquisa bibliográfica em saúde para que possam ser úteis na assistência à saúde, acentuando a importância da pesquisa acadêmica na pratica clínica.

Utilizando os operadores booleanos (AND e OR) em combinação dos componentes da estratégia PICO: (P) AND (I) AND (C) AND (O), foram realizados os seguintes cruzamentos: tw:(tw:(angustia AND espiritual) AND (instance:"regional")) AND (instance:"regional") AND ( mj:("Diagnóstico de Enfermagem")). Após uma combinação mais detalhada com os componentes da estratégia PICO: tw:(angustia AND espiritual) AND (instance:"regional") AND ( mj:("Terapias Espirituais" OR "Espiritualidade" OR "Diagnóstico de Enfermagem") AND la:("pt") AND year_cluster:("2011" OR "2013" OR "2014" OR "2015" OR "2012" OR "2010" OR "2016")).

Analisando os resultados da pesquisa, foram encontrados 9 artigos e 4 artigos na pesquisa mais detalhada. Os critérios para inclusão foram: artigos publicados em periódicos online, cujo tema vai ao encontro da pesquisa, sendo; free full text; texto completo; publicados a partir de 2010. Os critérios para exclusão: paciente pediátrico ou neonato crítico; editoriais; resumos; textos incompletos; cartas ao editor; periódicos pagos.

Após aplicação dos critérios, procedeu-se à leitura sistemática dos resumos das referências, buscando analisá-las, encontrar e selecionar aqueles trabalhos cujo conteúdo fosse condizente com a questão levantada pela pergunta clínica, cujos pontos cruciais foram descritos na estratégia PICO descrita acima. Após a seleção do material, foram eleitos 2 artigos, sendo ambos nacionais e, na pesquisa mais detalhada mais 2 artigos, sendo nacionais.

Após realizar outra combinação dos componentes da estratégia PICO: (P) AND (I) AND (C) AND (O), foram realizados os seguintes cruzamentos: espiritualidade AND unidade de terapia intensiva AND (instance:"regional") AND ( mj:("Espiritualidade" OR "Unidades de Terapia Intensiva" OR "Cuidados de Enfermagem") AND la:("pt") AND year_cluster:("2014" OR "2015" OR "2013" OR "2011" OR "2012" OR "2016")).

Analisando os resultados da pesquisa, foram encontrados 6 artigos e submetidos aos critérios de inclusão e exclusão, e selecionados os trabalhos cujo conteúdo fosse condizente com a questão levantada pela pergunta clínica, cujos pontos cruciais foram descritos na estratégia PICO descrita acima. Após a seleção do material, foram eleitos 4 artigos, sendo todos nacionais.

Na ultima combinação dos componentes da estratégia PICO: (P) AND (I) AND (C) AND (O), foram realizados os seguintes cruzamentos: tw:(espiritual AND unidade de terapia intensiva) AND (instance:"regional") AND ( year_cluster:("2013" OR "2012" OR "2011" OR "2010" OR "2014" OR "2015" OR "2016")).

Analisando os resultados da pesquisa, foram encontrados 14 artigos e submetidos aos critérios de inclusão e exclusão, e selecionados os trabalhos cujo conteúdo fosse condizente com a questão levantada pela pergunta clínica, cujos pontos cruciais foram descritos na estratégia PICO descrita acima. Após a seleção do material, foram eleitos 2 artigos que faltava para fechar a pesquisa, sendo 2 estrangeiros.

Os resultados foram dispostos em um quadro sinóptico e os artigos classificados de acordo com o grau de recomendação e nível de evidência por tipo de estudo.

Síntese de evidências científicas

Para classificação da força de evidência foi utilizada como referência a escala de acordo com o Jornal American Medical Association.(11)

Quadro 2 – Síntese das evidências científicas, Rio de Janeiro, 2016.

Quadro 2

DISCUSSÃO

Neste estudo foram identificados artigos que mostram pacientes identificados com o diagnóstico de angústia espiritual e se devemos administrar algum cuidado.

A angústia espiritual é uma experiência de sofrimento física emocional, social e espiritual. Sendo assim, poder utilizar métodos auxiliares para identificá-lo possibilitará uma melhor precisão de quão comprometida se encontra a dimensão espiritual do indivíduo. E uma das propostas da literatura para ajudar os profissionais de saúde na identificação foram instrumentos de avaliação psicométrica que têm há finalidade de avaliar a dimensão desse comprometimento espiritual. E especificamente para o enfermeiro, o uso de sistemas de classificações como a NANDA-I, oferecendo parâmetros ao profissional(3).

Apesar do crescente interesse pelo tema envolvendo espiritualidade, é preciso que haja mais estudos que abordem essa temática³. Desse modo, para que haja um cuidado específico primeiramente os profissionais de saúde terão que melhorar na identificação do diagnóstico.

O enfermeiro intensivista tem o papel primordial na prestação dos cuidados aos pacientes hospitalizados na unidade de terapia intensiva. Portanto, é urgente a necessidade da educação e conhecimento teórico destes profissionais, no que concerne à espiritualidade, sobretudo a daqueles que já desempenham o cuidado, em seu cotidiano, com o paciente que vivencia a etapa final da vida, que são os mais suscetíveis a desenvolver um sofrimento espiritual(12).

O enfermeiro é o integrante da equipe multidisciplinar que maior tempo fica em contato com o paciente, dessa forma, atuação integral do mesmo valoriza e reforça a importância do uso do processo de enfermagem(5).

É importante o estabelecimento de confiança entre o enfermeiro e o paciente, para que o paciente possa falar seu sentimento em relação à espiritualidade sem medo de ser estigmatizado6. Desse modo, o enfermeiro poderá dar um apoio emocional ao paciente, podendo assim diminuir seus medos.

Para alguns estudos a espiritualidade está como refúgio para o paciente no processo de enfrentamento de doenças, desse modo, à dimensão espiritual do indivíduo tem como sentido proporcionar uma construção do cuidado humanizado na enfermagem(10,2,9).

Para que na prática apareçam os resultados, é preciso que, seja mantida uma comunicação entre a equipe multiprofissional para que juntos possam formular uma melhor abordagem. Desse modo, um dos melhores cuidados propostos pelos profissionais de saúde é manter um dialogo constante com o paciente para sugar todos os medos e dúvidas6 e, usar a espiritualidade como um cuidado humanizado10. Enfim, esta pesquisa foi de grande importância para aprimoramento e valorização tanto da saúde quanto do doente. Com isso, não menos importante, deve-se repensar a prática da equipe de enfermagem, em especial do enfermeiro, no preparo técnico científico, a fim de que venha demostrar alternativas para tratar a dor emocional em pacientes críticos.

CONCLUSÃO

A vigilância em pacientes de alta complexidade com diagnóstico de angústia espiritual requer trabalho de equipe e sensibilização dos profissionais de saúde no tocante à importância desse tema, quer na prática clínica diária, quer no impacto em longo prazo, sobre pacientes internados hoje nas unidades de cuidados intensivos.

É importânte que o enfermeiro esteja atento aos sinais de sofrimento espiritual e, à sua manifestação, pois a presença deste diagnóstico pode agravar os sintomas físicos e emocionais e a capacidade para enfrentar a doença6. Por conta da confusão do significado de angústia espiritual, os enfermeiros que atual principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva sentem uma dificuldade para identificar esse diagnostico². Desse modo poucos foram os registros para tal diagnostico(5).

Este estudo tem limitações tanto relacionadas à reduzida experiência clínicas dos enfermeiros envolvidos na avaliação desse diagnóstico, mas isso não diminui a importância dos achados. É evidente que, diversas anotações de enfermagem trazem descrições, ainda que fracionadas, associadas ao sofrimento espiritual.

Alguns achados deixam explícitos que a espiritualidade é uma fonte de consolo para pacientes que estão em processo de enfrentamento de doenças.

Por isso faz-se necessário o investimento em pesquisas e treinamentos envolvendo a espiritualidade e os diversos aspetos decorrentes desta, portanto precisa-se de mais evidências que abordam questões relacionadas a essa dimensão, através da realização de estudos que abrangem essa temática, pois assim, sustentará o conhecimento teórico a respeito do tema.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. NANDA Internacional. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: Definições e classificação 2012-2014. Porto Alegre: Artmed; 2013.

  2. Angelo, Margareth. Ouvindo a voz da família: narrativas sobre sofrimento e espiritualidade. Mundo saúde (Impr.) [Online]. 2010 Out-Dez [cited 2016 Nov 2016]; 34(4): 437-443. Available from: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/79/437a443.pdf.

  3. Simão TP, Chaves ECL, Lunes DH. Angústia espiritual: a busca por novas evidências. Rev. pesqui. cuid. fundam. [Online]. 2015 Abr-Jun [cited 2016 Nov 16]; 7(2): 2591-2602. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3369/pdf_1567.

  4. MENDES KDS, SILVEIRA RCCP, GALVAO CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enfermagem [Online]. 2008 Dez [cited 2016 Nov 16]; Florianópolis, v. 17, n. 4. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.

  5. Lopes MHBM, Moura AA, Raso S, Vedovato TG, Ribeiro MAS. Diagnósticos de enfermagem no pós-operatório de mastectomia / Nursing diagnoses after mastectomy. Esc. Anna Nery Rev. Enferm [Online]. 2013 Abr-Jun [cited 2016 Nov 16]; 17(2): 354-360. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

  6. Chaves ECL, Carvalho EC, Beijo LA, Goyatá SLT, Pillon SC. Eficácia de diferentes instrumentos para a atribuição do diagnóstico de enfermagem sofrimento espiritual. Rev Lat Am Enferm [Online]. 2011 Jul-Ago [cited 2016 Nov 16]; 19(4): 902-910. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692011000400008.

  7. Lima FA, Amazonas MCLA, Barreto CLBT, Menezes WN. Filhos com pais hospitalizados em uma Unidade de Terapia Intensiva. Estud. psicol. (Campinas) [Online]. 2013 Abr-Jun [cited 2016 Nov 16]; 30(2): 199-209. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2013000200006.

  8. Mendoza-Rocha SE, Torres-Briones M, Rincón-López JM, Urbina-Aguilar BA. Percepción sobre la atención de enfermería en una unidad de cuidados intensivos. Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc [Online]. 2015 Setem [cited 2016 Nov 16]; 23(3): 149-156. Available from: http://revistaenfermeria.imss.gob.mx/editorial/index.php/revista_enfermeria/article/view/57/91.

  9. Santos ND. Ser enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva: a espiritualidade no cuidado de Enfermagem. Rio de Janeiro. Tese [Mestrado em Espiritualidade no Cuidado de Enfermagem] – Universidade do Estado do Rio de Janeiro 2014. [Online]. 2014 Abr [cited 2016 Nov 16]. Available from: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6629.

  10. Brito FM, Costa ICP, Andrade CG, Lima KFO, Costa SFG, Lopes MEL. Espiritualidade na iminência da morte: estratégia adotada para humanizar o cuidar em enfermagem. Rev. enferm. UERJ [Online]. 2013 Out-Dez [cited 2016 Nov 16]; 21(4): 483-489. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v21n4/v21n4a11.pdf.

  11. Schleder LP, Parejo LS, Puggina AC, Silva MJP. Espiritualidade dos familiares de pacientes internados em unidade de terapia intensiva. Acta paul. enferm [Online]. 2013 Fev [cited 2016 Nov 16]; 26(1): 71-78. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000100012.

  12. Pessini, Leo. Vida e morte na UTI: a ética no fio da navalha. Rev. bioét. (Impr.) [Online]. 2016 Jan-Abr [cited 2016 Nov 16]; 24(1): 54-63. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422016000100054.





JSNCARE
Share |