2990pt.html

REVIEW ARTICLES


Evidence-based practice guidelines for the nursing intervention: Risk of aspiration in ICU - Systematic Literature Review


Diretrizes para a prática baseada em evidência sobre prescrição de enfermagem para diagnóstico: Risco de aspiração em UTI - Revisão Sistematizada da Literatura


Gleicimara Junqueira Carvalho1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz1

1Universidade Federal Fluminense

ABSTRACT

Objectives: To analyze scientific productions about the main nursing interventions for diagnosis: Risk of aspiration. And the contribution of the nursing professionals to apply them in the day-to-day with regard to the risk factors in the patient in intensive care unit. Method: Systematic review of the literature of 10 scientific articles published between the years 2011 to 2017 in the LILACS, MEDLINE and SCIELO databases, which met the inclusion and exclusion criteria of the study. Result: The publications have raised questions related to the systematization of nursing care, pointing out their main interventions for bronchoaspiration. Putting in relevance the contribution to the improvement of the patient. Conclusion: Through evidence-based practice, the articles describe that there is no single nursing intervention more adequate for this diagnosis. And a range of actions that will dictate an improvement in the respiratory condition and prevention of bronchoaspiration. Examples include: Keeping the head of the bed elevated, maintaining the cuff of the appropriately inflated tracheal cannula, aspirating the secretions in the respiratory tract, measuring the volume of the gastric residue, daily performing the ventilation-associated pneumonia prevention bundle.

Key-words: respiratory aspiration; risk of aspiration; nursing care, critical patients, management of the airways.


RESUMO

Objetivos: Analisar produções científicas sobre as principais intervenções de enfermagem para o diagnóstico: Risco de aspiração. E a contribuição dos profissionais de enfermagem em aplica-las no dia-a-dia com relação aos fatores de risco no paciente em unidade de terapia intensiva. Método: Revisão sistematizada da literatura de 10 artigos científicos publicados entre os anos 2011 a 2017 nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO, que atendiam os critérios de inclusão e exclusão do estudo. Resultado: As publicações trouxeram questões relacionadas a sistematização da assistência de enfermagem, apontando suas principais intervenções para que não ocorra a broncoaspiração. Pondo em relevância a contribuição para a melhora do paciente. Conclusão: Através da prática baseada em evidência, os artigos descrevem que não existe uma única intervenção de enfermagem mais adequadas para esse diagnóstico. E sim um leque de ações que irão ditar uma melhora no quadro respiratório e precaução contra a aspiração. Em exemplos seguem: Avaliar posicionamento no leito, avaliar padrão neurológico, manter o cuff da cânula traqueal inflado adequadamente, aspirar as secreções no trato respiratório, mensurar volume do resíduo gástrico, realizar diariamente o bundle de prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica.

Palavras-chave: aspiração respiratória; risco de aspiração; cuidados de enfermagem, pacientes críticos manejo das vias aéreas.


INTRODUÇÃO

Nas unidades de terapia intensivas, os pacientes estão mais suscetíveis e expostos a riscos. Portanto, as tecnologias duras são de extrema necessidade nesse setor, em conjunto com a atuação constante das tecnologias leves, do olhar atento do profissional. Pois nesse ambiente, procedimentos invasivos se faz necessário com o intuo de preservar a vida do mesmo. Assim, intervenções de enfermagem e de uma equipe multidisciplinar, atuam para manutenção da estabilidade hemodinâmica(1).

Essas intervenções, surgem de uma etapa do Processo de Enfermagem. Este por sua vez é um instrumento metodológico privativo do enfermeiro, indispensável para assegurar uma prática assistencial adequada e humanizada. Sendo constituído por cinco etapas: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento de ações, intervenção de enfermagem e avaliação dos resultados1. Assim, a utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em Unidade de Terapia Intensiva reforça a organização e a estruturação da unidade por contribuir positivamente na qualidade da assistência prestada, proporcionando maior segurança(2).

Com isso, é notável que os pacientes da terapia intensiva, possuem maiores chances de obstrução das vias aéreas, por diversos fatores. A exemplo tempos: gastroparesia, presença de tubo endotraqueal, nível de consciência reduzido e terapia farmacológica complexa. A aspiração de secreções está associada à ocorrência de pneumonias aspirativas, que por sua vez aumentam a mortalidade, o tempo de internação, duração da ventilação mecânica e dos custos do tratamento(2).

Diante disso, o enfermeiro tem que ser sensível ao cuidado prestado ao paciente, principalmente em terapia intensiva. Pois é de sua responsabilidade as intervenções voltadas à precaução contra aspiração. Mantendo as vias áreas pérvias através da técnica de aspiração de secreção das vias respiratórias E possuir conhecimento e propriedade nos fatores de riscos do diagnóstico, direciona a conduta do profissional(3).

Situação– problema: escassez de informação sobre evidências científicas que ofereçam indicadores das prescrições de enfermagem para o paciente de alta complexidade com diagnostico precaução contra aspiração sob cuidados intensivos. Objetivo: Revisar as diretrizes com base em evidência que ajudarão ao enfermeiro intensivista na identificação e tratamento da conduta de cuidados de enfermagem relacionados ao risco de aspiração.

QUESTÃO PRÁTICA: Qual a eficácia da intervenção de enfermagem para “risco de aspiração” no tratamento do (a) paciente “submetido à ventilação mecânica”.

Quadro 1

METODOLOGIA

O estudo utilizou como método a revisão sistematizada da literatura para trazer o que já existe publicado sobre o tema em questão. Que se caracteriza como um estudo baseado em dados retirados de estudos primários, os quais através de artigos são obtidos os resultados da pesquisa. E para a realização desta revisão, seguiu-se a elaboração da pergunta de pesquisa; busca na literatura; seleção dos artigos; extração dos dados; avaliação da qualidade metodológica; síntese dos dados; avaliação da qualidade das evidências e resultados(7).

Essa busca foi realizada em 10 de setembro de 2017, nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO combinando os descritores “aspiração respiratória and cuidados de enfermagem”, “risco de aspiração e cuidado de enfermagem”, “manejo das vias aéreas or pacientes críticos”. Através do Portal de Pesquisa da Biblioteca Virtual em saúde (BVS), utilizando os seguintes filtros: texto completo disponível; idiomas: português, inglês e espanhol; ano de publicação de 2011 a 2017; tipo de documento: artigo completo. Tendo como critérios de inclusão: artigos relacionados com a temática da pesquisa proposta, tendo adulto/idoso como público alvo, pacientes da Unidade de terapia Intensiva, com fatores de risco para broncoasptaração. E de exclusão: repetições de artigos em mais de uma base de dados e/ou combinação dos descritores. Artigos que falavam do tema, porém não relacionados com adulto/idoso.

Síntese das evidências científicas

Nesse segmento, os artigos selecionados foram organizados no quadro delimitando ano de publicação, autores, objetivo da pesquisa, força de evidência, tipo de estudo, principais achados e escala de relevância. Ainda foi utilizada uma combinação dos componentes da estratégia PICO: (P): Pacientes de alta complexidade com diagnóstico de precaução contra aspiração AND (I): Monitorização neurológica, posicionamento e controle de vias aéreas artificiais. AND (C): Não se aplica AND (O): Permeabilidade das vias aéreas.

Com os dados obtidos, foi realizada uma tabela que representa as principais evidências encontradas. Incluindo autores, objetivo da pesquisa, força da evidência, tipo de estudo, principais achados e conclusões dos autores. Para a classificação da força de evidência foi utilizada como referência a escala de Oxford Centre for Evidence-based Medicine.

RESULTADOS

As publicações trouxeram questões relacionadas a sistematização da assistência de enfermagem, apontando suas principais intervenções para o diagnóstico de risco de aspiração, pondo em relevância a contribuição para a melhora do paciente. Diante disso, os artigos achados estão dispostos no quadro abaixo.

Quadro 2: Pesquisa dos artigos.

Publicações localizadas nas bases de dados segundo Autor (es), Data e País, Objetivo da pesquisa, Força da evidência, Tipo do estudo e instrumentos, principais achados, Escala de relevância. Niterói, 2017.

Quadro 2

DISCUSSÃO

As síndromes aspirativas constituem importante causa de morbimortalidade na unidade de terapia intensiva (UTI)8. Segundo a NANDA, o diagnóstico de enfermagem risco de aspiração é definido como risco de entrada de secreções gastrintestinais, secreções orofaríngeas, sólidos ou fluidos nas vias traqueobrônquicas(9,10).

A partir desse entendimento, o profissional de enfermagem delimitará os indicadores clínicos para inferência e acurácia do diagnóstico. Assim, o levantamento dos principais fatores de riscos permitirá avaliar a predisposição para tal diagnóstico(3,9).

Nesse contexto, os fatores de riscos elencados com maior evidência para predispor o risco de aspiração foram: disfagia, reflexo de tosse prejudicado ou ausente, desordens neurológicas, uso de tubos gastrintestinais, mobilidade corporal diminuída, reflexo de vômito diminuído ou ausente e cabeceira do leito baixa, (9,11,12,13).

É de suma importância, nessa detecção, ações de enfermagem, como atividades educacionais durante todo o tempo de permanência do paciente no ambiente hospitalar e também na alta hospitalar, voltadas para minimizar ou eliminar os fatores de riscos(9,10).

Nesse contexto, a enfermagem exerce forte influência na recuperação dos pacientes com necessidade de cuidados intensivos, pois a visão holística e individualizada se faz amplamente necessária. Visando a manutenção do equilíbrio e prevenção de iatrogenias relacionadas à sua assistência. Para isso, o profissional deve estar ciente, atento e disposto a atuar de forma padronizada, de acordo com protocolos e literatura atual, buscando conhecimento científico. Além de uma assistência atenta ao cliente(1,10).

Pela acurácia, das ocorrências dessas aspirações espontâneas pode ser explicada pela existência de várias formas anatômicas de traqueia, o que impossibilita ou dificulta a vedação adequada pelo cuff. Assim, facilitando a aspiração das secreções orofaríngeas. Nessa perspectiva, a enfermagem, vem com o objetivo e papel principal, manter essa via aérea pérvia com uma troca gasosa satisfatória, livres de micro-organismos e infecções(9,11)

Diante da necessidade do paciente ser submetido à ventilação mecânica, o mesmo torna-se exposto aos fatores de riscos para a infecção. Pois, perdem a barreira natural entre a orofaringe e a traqueia e, se sedados, ficam desprovidos do reflexo da tosse, acumulando secreções acima do cuff da cânula endotraqueal, o que propicia maior colonização da árvore traqueobrônquica, predispondo migração dessas secreções para as vias aéreas inferiores. Daí a necessidade do profissional de enfermagem, estar atento a pressão adequada do cuff para que não haja passagem de micro-organismos(12,14).

Nesse cenário, a aspiração endotraqueal é um cuidado de enfermagem de extrema importância, para retirada de acúmulo de secreções e manter pérvias as vias aéreas, reduzindo risco de atelectasia, levando a uma troca gasosa prejudicada(8,13,14).

As condutas realizadas adequadamente durante o procedimento de aspiração endotraqueal podem propiciar inúmeros benefícios para o paciente entre estes, a diminuição do tempo de internação e diminuição da morbimortalidade. É importante repensar sobre a qualidade do atendimento e a assistência aos pacientes com risco de aspiração, devendo ser implantadas estratégias de controle centrando as ações na padronização e no treinamento de condutas, protocolos internos, bundles para prevenção. Contudo, o envolvimento do enfermeiro, que é gestor da equipe, fornecendo educação continuada e assim, envolvendo os demais, é de suma importância para o sucesso da prevenção e diminuição dos riscos(10).

CONCLUSÕES

Através da prática baseada em evidência, os artigos descrevem que não existe uma única intervenção de enfermagem mais adequadas para esse diagnóstico. E sim um leque de ações que irão ditar uma melhora no quadro respiratório e prevenção da broncoaspiração. Em exemplos seguem: Manter a cabeceira do leito elevada, avaliar padrão neurológico, avaliar posicionamento da sonda nasogástrica, manter o cuff da cânula traqueal inflado adequadamente, aspirar as secreções no trato respiratório, mensurar volume do resíduo gástrico, realizar diariamente o bundle de prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. Nessa espera, este trabalho contribui para o refinamento do diagnóstico de enfermagem “risco de aspiração”, apresentado na Taxonomia da NANDA. A proposição da validação desse diagnóstico de enfermagem pode possibilitar melhor execução das fases de histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem e planejamento das intervenções, de forma específica e acurada para o levantamento e análise do risco de aspiração em pacientes com pneumonia associada à ventilação mecânica. Nessa esfera, o enfermeiro, em posse do conhecimento de todos os fatores de risco para aspiração respiratória, pode elaborar protocolos clínicos de prevenção, bem como intervir de forma mais eficiente com o paciente, seja de forma independente ou em colaboração com a equipe multidisciplinar.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Bispo MM, Dantas ALM, Silva PKA, Fernandes MICD, Tinôco JDS, Lira ALBC. Risco de aspiração em pacientes críticos. Escola Anna Nery 20(2) Abr-Jun 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v20n2/1414-8145-ean-20-02-0357.pdf.
  2. Almeida DV, Oliveira KF, Oliveira JF, Pires NL, Figueira VS. Diagnósticos de enfermagem mais frequentes em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Coronariana Most frequent Nursing diagnostics in patients hospitalized in the Coronary Intensive Care Unit. ARTIGO ORIGINAL. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo 2013; 58: 64-9. Disponível em: http://www.fcmsantacasasp.edu.br/images/Arquivos_medicos/2013/58_2/03-AO52.pdf.
  3. Ochoa DU, Castro PO. Relación entre el cumplimiento del procedimiento de aspiración de secreciones y la presencia de complicaciones en pacientes críticos, emergencia de un hospital nacional de Lima. Rev enferm Herediana. 2014;7(2):118-123. Disponível em: http://www.upch.edu.pe/vrinve/dugic/revistas/index.php/RENH/article/view/2561/2466.
  4. NANDA Internacional Diagnósticos de Enfermagem da Nanda – Definições e Classificação 2012-2014. Pág: 489. Porto Alegre: Artmed; 2013.
  5. Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). 6ª EDIÇÃO. ELSEVIER, 2016.
  6. Classificação dos resultados de enfermagem (NOC). 4ª EDIÇÃO. ELSEVIER, 2010.
  7. Galvão TF, Pereira MG. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 23(1):183-184, jan-mar 2014. Disponível em http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v23n1/v23n1a18.pdf.
  8. Bisinotto FMB, Silveira LAM, Martins LB. Aspiração pulmonar em anestesia: revisão. Rev Med Minas Gerais 2014; 24(Supl 8): S56-S66. Disponível em: file:///C:/Users/Família/Documents/Pós%20UFF/artigos%20base%20tcc%202015/bisionotto%202014.pdf.
  9. Oliveira ARS, Costa AGSH, Morais LCC, Cavalcante TF, Lopes MVO, Araujo TL. Fatores clínicos preditores do risco para aspiração e aspiração respiratória em pacientes com Acidente Vascular Cerebral. Rev. Latino-Am. Enfermagem mar.-abr. 2015;23(2):216-24 DOI: 10.1590/0104-1169.0197.2545 www.eerp.usp.br/rlae. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/2015nahead/pt_0104-1169-rlae-0197-2545.pdf.
  10. Lopes VMR, Cruz ICF. Riscos de aspiração em pacientes na unidade de terapia intensiva – revisão sistematizada de literatura. JOURNAL OF SPECIALIZED NURSING CARE, VOL 9, NO 1 (2017). UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Disponível em: http://www.uff.br/jsncare/index.php/jsncare/rt/printerFriendly/2924/728.
  11. Cavalcante TF, Araújo TL, Moreira RP, Guedes NG, Lopes MVO, Silva VM. Validação clínica do diagnóstico de enfermagem “risco de aspiração” em pacientes com acidente cerebrovascular. Rev. Latino-Am. Enfermagem 21(Spec): [09 telas] jan.-fev. 2013 www.eerp.usp.br/rlae
  12. Godoy ACF, Yokota CO, Araújo IIMA, Freitas MIP. Manobras de Hiperinflação Manual Podem Causar Aspiração de Secreções Orofaríngeas em Paciente sob Ventilação Mecânica. Rev Bras Anestesiol ARTIGO CIENTÍFICO 2011; 61: 5: 556-560. Disponível em: file:///C:/Users/Família/Documents/Pós%20UFF/artigos%20base%20tcc%202015/v61n5a05.pdf
  13. Favretto DO, Silveira RCCP, Canini SRMS, Garbin LM, Martins FTM, Dalri MCB. Aspiração endotraqueal em pacientes adultos com via aérea artificial: revisão sistemática. evisãoRev. Latino-Am. Enfermagem 20(5):[11 telas] set.-out. 2012 www.eerp.usp.br/rlae. Disponível em: file:///C:/Users/Família/Documents/Pós%20UFF/artigos%20base%20tcc%202015/pt_23.pdf
  14. Silva SG, Nascimento ERP, Salles RK. BUNDLE DE PREVENÇÃO DA PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA. Artigo Original – 837. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2012 Out-Dez; 21(4): 837-44. Disponível em: file:///C:/Users/Família/Documents/Pós%20UFF/artigos%20base%20tcc%202015/14.pdf.




JSNCARE
Share |