3003pt.html

REVIEW ARTICLES

A importância do enfermeiro no manejo da monitorização hemodinâmica invasiva na UTI – Revisão Sistematizada da Literatura


The importance of the nurse in the management of invasive hemodynamic monitoring in the ICU - Systematized Literature Review


Eduardo Júnio Sobrinho da Silva1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz1

1Universidade Federal Fluminense

ABSTRACT

Problem: To report the importance of the nurse to the hemodynamic monitoring in the intensive care unit. Method: This was a systematized review of the SCIELO, PubMed and BVS databases from 2011 to 2017. Objective: To review the evidence-based guidelines that will assist the intensive care nurse in identifying and treating of nursing care related to hemodynamic monitoring in an intensive care unit. Result: The intensive care nurse must be able to identify clinical signs and be aware of hemodynamic monitoring in the intensive care unit. Discussion: Due to the scarcity of literature, more studies are needed that present scientific evidence related to nursing interventions for the management of hemodynamic monitoring to the client.

Keywords: Hemodynamic Monitoring, Nursing, Nursing Care.


RESUMO

Problema: Relatar a importância do enfermeiro à monitorização hemodinâmica na unidade de terapia intensiva. Método: Tratou-se de uma revisão sistematizada realizada nas bases de dados SCIELO, PubMed e BVS no período de 2011 a 2017. Objetivo: Revisar as diretrizes com base em evidência que ajudarão à (ao) enfermeira (o) intensivista na identificação e tratamento da conduta de cuidados de enfermagem relacionados à monitorização hemodinâmica em unidade de terapia intensiva. Resultado: O enfermeiro intensivista deve está capacitado a identificar sinais clínicos e ter conhecimento a monitorização hemodinâmica na unidade de terapia intensiva. Discussão: Devido à escassez literária, são necessários mais estudos que apresentem evidencias científicas relacionadas às intervenções de enfermagem para o manejo de monitorização hemodinâmica ao cliente.

Palavras-chave: Monitorização Hemodinâmica, Enfermagem, Cuidados de Enfermagem.


INTRODUÇÃO

A monitorização hemodinâmica invasiva é definida como mensuração e interpretação de parâmetros hemodinâmicos invasivos para determinar a função cardiovascular e regular apropriadamente à terapia.(1,2) O enfermeiro é responsável pelo cuidado ao paciente crítico e deve garantir a informação da hemodinâmica do paciente para que se possam delinear os cuidados que serão administrados ao paciente que são muito importantes e saibam interpretar os parâmetros indicados, a fim de evitar complicações ao paciente.(2)

É importante enfatizar que a escolha de determinado tipo de monitorização deve respeitar a gravidade do paciente crítico, o grau de experiência da instituição com determinado equipamento e deve estar associado a terapias de metas em pacientes com instabilidade hemodinâmica. Com isso, toda monitorização é usada para nos fornecer dados que permitam a otimização da terapêutica no sentido de prover oxigenação adequada ao paciente em choque, combater a hipoxemia global e a falência de múltiplos órgãos.(3)

As características ideias de um sistema de monitorização hemodinâmica devem ser: medidas de variáveis relevantes de forma acurada e reprodutível, facilidade de uso, independente do operador, rápido tempo-resposta, não causar danos, ser custo-efetivo e fornecer dados que norteiem a terapêutica.(2,4)

O enfermeiro por meio da monitorização hemodinâmica, aliado a sistematização da assistência de enfermagem, pode identificar e agir a tempo de evitar possíveis complicações, reduzindo assim o desconforto do paciente e contribuindo para uma assistência de enfermagem eficaz, que é planejada através de um plano de cuidados individualizado que atende as necessidades do paciente como um todo.(5)

Pergunta clínica: Qual a eficácia da intervenção de enfermagem Monitorização Hemodinâmico Invasivo no tratamento do paciente com o diagnóstico médico HAS – Hipertensão Arterial Sistêmica?

Quadro 1: Desmembramento da pergunta PICO – Niterói, 2017

Quadro 1

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática, onde essa forma de pesquisa utiliza uma fonte de dados à literatura sobre um determinado tema. Esse recurso é muito importante na prática baseada em evidência, que consiste em uma forma de síntese de resultados por pesquisas relacionados a um problema específico.

Com isso, foi feito um levantamento bibliográfico realizado por buscas nos anos de 2011 a 2017 nas bases de dados: SCIELO, PubMed e BVS utilizando-se das publicações em língua portuguesa e língua inglesa.

Após seleção dos termos de buscas e utilização dos operadores booleanos (delimitadores) representados pelos termos de conexão AND (combinação restritiva), por diversas combinações entre os elementos da estratégia PICO.

Os descritores no DeCS/MeSH: Hemodynamic monitoring, Nursing, Nursing care / Monitorização hemodinâmica, Enfermagem, Cuidados de enfermagem, foi feito um estudo que emergiram seleções desses descritores relacionados aos componentes do PICO sendo assim realizados no período de 11 de junho a 26 de novembro de 2017.

RESULTADOS DA SÍNTESE DAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS

No presente estudo foram selecionados 10 artigos científicos para análise e discussão dos dados obtidos, sendo 03 artigos na língua Inglesa e 07 na língua Portuguesa que aplicam na referência da pergunta clínica do estudo. O quadro abaixo exibe artigos que foram selecionados e analisados para este estudo.

Quadro 2: Publicações localizadas nas bases SCIELO e BVS – Autor (es), Data e País; Objetivo da pesquisa; Força de evidência; Tipo de estudo e instrumento; Principais achados; Relevância. Niterói, 2017.

Quadro 2

DISCUSSÃO

A assistência de enfermagem prestada ao paciente tem ocorrido de forma mais complexa, e com isso, a enfermagem acaba tendo a necessidade de se capacitar cada vez mais com conhecimentos científicos, para que se possa prestar uma assistência eficaz fundamentada em conhecimentos científicos que necessitam de mapeamento dos parâmetros vitais e identificação de alterações do estado do paciente.(3,5,6)

A monitorização hemodinâmica é de suma importância no cuidado prestado ao paciente critico com a finalidade de reconhecer e avaliar as complicações do estado hemodinâmico do paciente para que se possa intervir com uma terapia adequada e com o intuito de prevenir assim maiores complicações melhorando assim o prognóstico do paciente.(2,8)

A unidade de terapia intensiva é o setor que mais utiliza a monitorização hemodinâmica e por ser uma monitorização constante e precisa, leva-se em conta que se tenha supervisão direta do enfermeiro que detêm de um conhecimento científico e teórico, traçando assim um planejamento do cuidado de enfermagem a partir dos parâmetros obtidos e consequentemente se obtenha um cuidado de enfermagem com qualidade e eficiência ao paciente crítico.(9,10)

O enfermeiro que atua em unidade de terapia intensiva lida com a monitorização hemodinâmica no cotidiano, que deve se atentar para obter sempre conhecimentos que podem ser adquiridos através de uma educação continuada e permanente, afim de que se possa obter o conhecimento mais aprofundado e conhecer as novas tecnologias disponíveis no mercado.

CONCLUSÃO

A UTI é uma unidade hospitalar que cuida de clientes em estado críticos, sendo um local de equipamentos específicos, que auxiliam para uma monitorização eficaz e precisa como na realização de vários diagnósticos. O enfermeiro intensivista cuida do indivíduo de forma integrada, sistematizada e clínica em diferentes formas (qualidade do setor e homeostasia do paciente) que possam colaborar no cuidado humanizado e eficaz à sua equipe.

No ambiente da terapia intensiva, podemos destacar a importância da monitorização hemodinâmica que ajuda com dados rigorosos e verídicos aplicada ao cliente, tanto na decisão e intervenções lesto evitando certas complicações futuras.

O enfermeiro tem uma função fundamental na monitorização hemodinâmica, onde em sua assistência prestada interpreta os dados, planeja uma prescrição de enfermagem correta e eficaz, reduzindo o tempo de internação do cliente, e que assim evitem certos índices de óbitos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Pereira Juliana de Melo Vellozo, Cavalcanti Ana Carla Dantas, Santana Rosimere Ferreira, Cassiano Keila Mara, Queluci Gisella de Carvalho, Guimarães Tereza Cristina Felippe. Diagnósticos de enfermagem de pacientes hospitalizados com doenças cardiovasculares. Esc. Anna Nery [Internet]. 2011 Set [cited 2017 Set 04] ; 15( 4 ): 737-745. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000400012&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000400012.

  2. Silva WO. Monitorização hemodinâmica no paciente crítico. Revista Hospital Universitário Pedro Ernestro. 2013; 12(3): 57-65. Disponível em http:// revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=420. Acessado em Jul. 2017.

  3. Vincent, JL, Rhodes, A, Perel, A, Martin, GS, Rocca, GD, Vallet, B, Cantor, M. (2011). Clinical review: Update on hemodynamic monitoring – a consensus of 16. Critical Care 2011 , 15 (4), 229. http://doi.org/10.1186/cc10291. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21884645.

  4. Silva Luciano Elias E, Batista Ruth Ester Assayag, Campanharo Cássia Regina Vancini, Perreira Ricardo Baladi Rufino, Prado Gilmar Fernandes do. Avaliação das medidas de pressão arterial comparando o método tradicional e o padrão-ouro. Acta paul. Enferm. [Internet]. 2013 [cited 2017 July 17] ; 26 ( 3 ): 226-230. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=scri_arttext&pid=S0103-21002013000300004&Ing=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002013000300004.

  5. Canela AF, Sória DAC, Barros FE, Melos ROL, Castro RC. Monitorização do paciente grande queimado e as implicações na assistência de enfermagem: relato de experiência. Rev. bras. queimaduras; 10(4): 133-13. Acesso em: 10/08/2017. Disponível em: http://www.rbqueimaduras.com.br/details/84/pt-BR.

  6. Dias Fernando Suparregui, Rezende Ederlon Alves de Carvalho, Mendes Ciro Leite, Silva Jr João Manoel, Sanches Joel Lyra. Monitorização hemodinâmica em unidade de terapia intensiva: uma perspectiva do Brasil. Rev. bras. ter. intensiva [Internet]. 2014 Dec [cited 2017 Nov 20] ; 26( 4 ): 360-366. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2014000400360&lng=en. http://dx.doi.org/10.5935/0103-507X.20140055.

  7. Bendjelid K, Marx G, Kiefer N, Simon TP, Geisen M, Hoeft CK, Siegenthaler N, Hofer CK. Performance of a new pulse contour method for continuous cardiac output monitoring: validation in critically ill patients Br. J. Anaesth. 2013 111: 573-579. Acesso em: 02/08/2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n2/pt_13.pdf.

  8. Galo Ana Rita Loureiro, Diogo Catarina Alexandra Souto, Cipriano Diana Nogueira, Araújo Isabel, Martins Júlia Mariza Bento, Cunha Lara Daniela Matos. Comportamentos dos enfermeiros perante os alarmes clínicos em Unidades de Cuidados Intensivos: uma revisão integrativa. Rev. Enf. Ref. [Internet]. 2013 Dez [citado 2017 Nov 01] ; serIII( 11 ): 105-112. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832013000300012&lng=pt. http://dx.doi.org/10.12707/RIII12107.

  9. Barbosa Taís Pagliuco, Oliveira Graziella Artuzi Arantes de, Lopes Mariana Neves de Araujo, Poletti Nádia Antonia Aparecida, Beccaria Lúcia Marinilza. Práticas assistenciais para segurança do paciente em unidade de terapia intensiva. Acta paul. enferm. [Internet]. 2014 June [cited 2017 Nov 26] ; 27( 3 ): 243-248. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000300243&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400041.

  10. Pergher Adele Kuckartz, Silva Roberto Carlos Lyra da. Stimulus-response time to invasive blood pressure alarms: implications for the safety of critical-care patients. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet]. 2014 June [cited 2017 Dec 03] ; 35( 2 ): 135-141. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472014000200135&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.02.43715.





JSNCARE
Share |