Evidence-based nursing practice on proteinuria in the ICU - Systematized Literature Review

 

 

Prática de enfermagem baseada em evidência sobre proteinúria em UTI - Revisão Sistematizada da Literatura

 

Kimberly Nogueira Virla1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz2

1 Enfermeira, aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos. Universidade Federal Fluminense (UFF). knvirla@gmail.com

2 Doutora, professora. Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

 

 

ABSTRACT
Proteinuria is an exacerbated concentration of protein in the urine, more precisely albumin. Leaving the urine with a foamy appearance, this is due to a failure in the filtration of the blood causing these proteins that should be preserved by the kidneys to be excreted in the urine. The types of proteinuria are: Glomerular, tubular, overload and functional.

Recent research shows that some patients with covid-19, have shown kidney damage including proteinuria, as it causes dysfunction in the kidney's proximal tubule. In nursing care, it is important that nurses manage detailed care for clients.

Key-words: Nursing; Intensive Care Units; Proteinuria; Covid-19.

 

RESUMO
A Proteinúria é uma concentração exacerbada de proteína na urina, mais precisamente a albumina. Deixando a urina com aspecto espumoso, isso ocorre devido a uma falha na filtragem do sangue fazendo com que essas proteínas que deveriam ser preservadas pelos rins sejam excretadas na urina. Os tipos de proteinúria são: Glomerular, tubular, de sobrecarga e funcional.
Pesquisas recentes apontam que alguns pacientes com covid-19, tem apresentado danos renais incluindo proteinúria, pois causa uma disfunção no túbulo proximal do rim. Na assistência de Enfermagem é importante que o enfermeiro gerencie cuidados detalhados.

 

Objetivo: Com foco no prontuário eletrônico do (a) paciente e sua interoperabilidade por meio da Systematized Nomenclature of Medicine - Clinical Terms (SNOMED-CT), deve revisar as diretrizes de enfermagem com base em evidência que ajudarão à (ao) enfermeira (o) intensivista na identificação e tratamento de Proteinúria. A metodologia utilizada foi Enfermagem Baseada em Evidência e a técnica é a pesquisa bibliográfica. O levantamento de dados foi realizado entre março e setembro de 2020 e podem ser encontrados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciELO, LiLACS, Brunner & Suddarth.

Palavras-chave: Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva; Proteinúria; Covid-19.

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

O paciente que apresenta episódios de proteinúria tem um aumento na excreção de albumina que é um marcador para provável lesão renal, deste modo a urina do paciente será avaliada por 24 horas para quantificação da excreção. No glomérulo renal o sangue é filtrado, ele exerce a função de barreira impedindo que proteínas sejam descartada e apenas resíduos metabólicos sejam eliminados, porém é comum que proteínas de baixo peso molecular sejam excretadas.
Proteinúria glomerular: É a perda de albumina sérica e proteínas de tamanho similar (3,5g/dL e 5,0g/dL11). Proteinúria tubular: Consiste na deficiência de reabsorção de proteína de baixo peso molecular. Proteinúria de sobrecarga: Se dá devido a um aumento na concentração plasmática de proteínas de baixo peso molecular. Proteinúria funcional: Ocorre quando há produção excessiva de proteínas prejudicando a eficácia da filtração.
A proteinúria além de ser um importante marcador para doenças renais, vem sendo apontada com grande frequência em pacientes que contraíram covid-19. De acordo com Werion et al (2020) A doença corona vírus 2019 (covid-19) está comumente associada a danos renais, e o receptor da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2) para SARS-CoV-2 é altamente expresso nas células do túbulo proximal. Deste modo evidências mostram que a covid-19 pode causar doenças glomerulares e tubulares.
O Enfermeiro deve implementar um plano de cuidados detalhado com uma assistência humanizada visando as necessidades imediatas e intercorrências futuras.

 

SITUAÇÃO-PROBLEMA

 

  Escassez de informação sobre a prática com base evidências científicas e suas diretrizes para a resolução do diagnóstico de enfermagem Proteinúria para o (a) paciente de alta complexidade sob cuidados intensivos em, no máximo, 7 dias de internação

 

OBJETIVO

 

Com foco no prontuário eletrônico do (a) paciente e sua interoperabilidade por meio da Systematized Nomenclature of Medicine - Clinical Terms (SNOMED-CT), revisar as diretrizes de enfermagem com base em evidência que ajudarão à (ao) enfermeira (o) intensivista na identificação e tratamento de Proteinúria, no tempo de 7 dias.

 

QUESTÃO PRÁTICA

 

Com base em evidências, como identificar e tratar no (a) paciente de alta complexidade a proteinúria?

 

Quadro 1: Estratégia PICOT. Niterói, 2020.

Acrônimo

Descrição

Componente da questão prática

P

Paciente de alta complexidade & adulto/idoso com o diagnóstico de Proteinúria

Paciente internado em unidade de terapia intensiva.

I

Intervenção de Enfermagem

Explicar como funciona cada procedimento e exames, avaliar e esclarecer dúvidas que possam surgir, tratar os sintomas. Monitorar sinais vitais e controlar a proteinúria.

C

Controle

Desenvolver cuidado de Enfermagem respeitando protocolos, garantindo a humanização.

 

O

 

Resultado

 

Controle da proteinúria.

 

T

Máximo 7 dias de internação em UTI

Percurso Crítico: 7 dias

Fonte: Virla e Cruz, 2020.

 

METODOLOGIA

 

Trata-se de revisão sistematizada integrativa da literatura por meio da busca em base de dados online, no período de 2012 a 2019. A prática baseada em evidências é o método utilizado para adquirir novos conhecimentos e evoluir na prática profissional, ofertando cuidado seguro. A busca de artigos e materiais ocorreu entre o mês de março de 2020 a setembro de 2020 e podem ser encontrados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Lilacs. Os critérios utilizados para a inclusão foram: textos completos, abordagem do assunto no momento atual de pandemia da covid-19, ano de publicação de 2012 a 2019 (com exceção dos textos que abordavam covid-19). Como critérios de exclusão: descartou textos e artigos que não estavam de acordo com o projeto, textos incompletos ou inacessíveis.

 

Resultados

Tabela 1: Análise e classificação do nível de evidência científica dos estudos.

Autor(es), data & país

Objetivo da Pesquisa

População/ Amostra

Tipo do estudo

Principal(is) recomendação(ões)

Nível de evidência

Guangchang Pei, Zhiguo Zhang, Jing Peng, Liu Liu, Chunxiu Zhang, Chong Yu, Zufu Ma, Yi Huang, Wei Liu, Ying Yao, Rui Zeng e Gang Xu. 2020. China.

Obter características demográficas, epidemiológicas, clínicas, laboratoriais e radiológicas e dados de resultados renais e de tratamento a partir de registros médicos eletrônicos.

333 pacientes hospitalizados com covid-19.

Estudo de coorte.

Desenvolver um plano de cuidados levando em consideração as inseguranças e medos do cliente.

2B.

Alexis Werion, Leila Belkhir, marie Perrot, Michel Jadoul, Johann Moralle. 2020. Belgica.

Avaliar urinálise especifica em pacientes com infecção por SARS-CoV-2.

49 pacientes que necessitaram de hospitalização devido a covid-19.

Estudo de coorte.

Obter um histórico das funções renais, orientar e esclarecer dúvidas do paciente e familiares.

2B.

Purva Sharma, Nupur N. Uppal, Rimda Wanchoo, Hitesh H. Shah, Yihe Yang, Rushang Parikh, Yuriy Khanin, Varun Madireddy, Christopher P. Larsen, Kenar D. Jhaveri, Vanesa Bijol. 2020. China.

Avaliar amostras de rins biopsiados de pacientes em nossa instituição que apresentavam COVID-19 e características clínicas de IRA, incluindo proteinúria com ou sem hematúria.

10 pacientes que realizaram biopsia e apresentavam COVID-19 e características clinicas de IRA.

Estudo de coorte.

Fornecer informações sobre o procedimento ao cliente e familiares.

2B.

Satoru Kudose, Ibrahim Batal, Dominick Santoriello, Katherine Xu, Jonathan Barasch, Yonatan Peleg, Pietro Canetta, Lloyd E. Ratner, Maddalena Marasa, Ali G. Gharavi, M. Barry Stokes, Glen S. Markowitz e Vivette D. D'Agati.

Nova York. 2019

Objetivo de obter resultados baseados em biópsia para elucidar o espectro da

patologia renal em pacientes com covid-19 e LRA ou proteinúria.

17 pacientes com covid-19.

Estudo de coorte.

Observar as reações e entendimento do cliente em relação ao tratamento.

2B.

Samuel Átila Rodrigues Nogueira; Samuel Ciríaco Silva de Oliveira; Ana Flávia Moreira de Carvalho; Julia Moreira Cavalcante Neves; Leila Silveira Vieira da Silva; Geraldo Bezerra da Silva Junior; Maria Elizabeth Pereira Nobre.

Brasil. 2020.

O objetivo foi apresentar uma revisão das alterações renais em pacientes com covid-19.

15 estudos apresentaram alterações renais clínicas e laboratoriais em pacientes com covid-19, 3.

Revisão sistemática da literatura.

Desenvolver métodos para tratar os sintomas, preservando as funções renais.

1A.

Deborah Carvalho Malta; Ísis Eloah Machado; Cimar Azeredo Pereira; André Willian Figueiredo; Lilian Kelen de Aguiar; Wanessa da Silva de Almeida; Maria de Fatima Marinho de Souza; Luiz Gastão Rosenfeld; Célia Landman Szwarcwald.

Brasil. 2020.

Avaliar função renal da população adulta brasileira, segundo critérios laboratoriais da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

A amostra foi de 8.535 indivíduos com idade de 18 anos ou mais para o estudo da CR e de 7.457 indivíduos para o estudo de TFG.

Estudo Descritivo.

É importante atentar-se a um cuidado de enfermagem detalhado, para o devido controle da proteinúria.

2B.

Maria Alice Muniz Domingos.

Brasil. 2020.

Avaliar a Associação entre RBP (urinária e sérica) e função renal e fatores de riscos cardiovasculares em pacientes com DRC.

454 Pacientes portadores de DRC, residentes na cidade de São Paulo, oriundos do hospital das clínicas.

Estudo de Coorte.

É de extrema importância a avaliação constante do paciente, incluindo monitorização da pressão arterial e exame de urina para identificar o nível de proteína.  

2B.

 

Hamad Dheir, Savas Sipahi, Selcuk Yaylaci, Ahmed Cihad Genc, Fevziye Turkoglu Genc, Ahmed Bilal Genc, Ertugrul Guçlu, Gurkan Muratdagi, Hande Toptan, Oguz Karabay. Brasil. 2020.

Determinar a incidência da síndrome nefrítica em pacientes com COVID-19 e identificar os fatores associados.

 21 pacientes com COVID-19. 

Estudo descritivo transversal.

Observar e avaliar o risco de aumento de proteinúria e hematúria em pacientes com COVID-19.

2B.

Grace Tamara Moscoso Solorzano; Marcus Vinicius Madureira e Silva; Sílvia Regina Moreira; Sonia Kiyomi Nishida; Gianna Mastroianni Kirsztajn.

Brasil. 2012.

Avaliar as determinações de proteinúria de 24 horas e proteinúria em amostra isolada de urina, fazendo a correção pela creatinina urinária, relação proteinúria/creatininúria, em indivíduos com nefrite lúpica.

Foram comparadas 78 amostras de urina de 41 pacientes.

Estudo de coorte.

Observar as anormalidades laboratoriais e implementar a SAE para uma assistência individualizada e humanizada.

2B.

Mariana de Freitas Grassi; Magda Cristina Queiroz Dell’Acqua; Rodrigo Jensen; Cassiana Mendes Bertoncello Fontes; Heloísa Cristina Quatrini Carvalho Passos Guimarães.

Brasil. 2017.

Identificar prevalência de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem em pacientes com lesão renal aguda (LRA) internados em unidade de terapia intensiva (UTI). Correlacionar DE, RE e IE identificados.

98 pacientes com LRA em tratamento hemodialítico internados em UTI.

Estudo Transversal.

Orientar o cliente e seus familiares sobre as avaliações laboratoriais periódicas.

2B.

Fonte: Virla e Cruz, 2020.

 

Discussões

Evidências sobre o tratamento da (o) enfermeira (o) para o problema clínico (Proteinúria): inclusão da terapêutica da (o) enfermeira (o) com base em evidência para a experiência positiva do (a) paciente para o alcance do resultado de controle da proteinúria em 7 dias de internação. Implicações para a enfermeira especialista quanto ao (P) Novas informações sobre (I) com ênfase nos (O) com base nas evidências encontradas e a força delas.

 

  • Histórico de enfermagem com foco no (a) paciente com Proteinúria;

  • Diagnóstico (s) de enfermagem (ICNP/SNOMED CT) e respectiva (s) opção de prescrição de enfermagem com foco na experiência positiva do (a) paciente;

  • Exames/procedimentos diagnósticos;

  • Tratamento farmacológico & Tratamento não farmacológico;

  • Ensino para o (a) paciente/família sobre plano de alta e prevenção de reiteração;

  • Cuidados indelegáveis;

  • Cuidados delegáveis (para o[a]) técnico[a]);

  • Plano de Cuidados—uma sugestão para o alcance do resultado de controle da proteinúria em 7 dias de internação;

  • Indicadores do resultado proteinúria em alta complexidade.

 

CONCLUSÃO

Portanto, com esta pesquisa foi possível observar um conjunto de fatores relacionados a proteinúria e condições que favorecem uma sistematização da assistência de enfermagem adequada e humanizada, prezando sempre pelo bem-estar do cliente, observando sinais, sintomas e fornecendo um cuidado singular além de manter o paciente confortável e emocionalmente estável uma vez que o ambiente hospitalar e a UTI podem ser estressantes ao cliente.
O enfermeiro deve assumir um papel de educador e abordar condutas e estratégias para orientar e esclarecer possíveis dúvidas, atendendo os valores, preferências e necessidades dos clientes assim como de seus familiares que possam precisar de atenção e orientação
Outro fator importante é que a equipe multidisciplinar precisa traçar diagnósticos e condutas para que a proteinúria seja tratada e com isso diminuir a permanência na UTI e consequentes infecções que possam surgir, adotando protocolos da unidade e de biossegurança.
O estudo aborda também a enfermagem baseada em evidências que são pesquisas que favorecem a tomada de decisão e auxiliam na prática, levando em conta a situação clínica do paciente, o enfermeiro busca evidências sólidas, implementando e avaliando a prática para investigar as evidências de eficácia ou não.

 

REFERÊNCIAS

 

1. Pei G, Zhang Z, Peng J, Liu L, Zhang C, Yu C, et al. Renal Involvement And Early Prognosis In Patients With COVID-19 Pneumonia. J Amer Soci Nephro [Internet]. 2020 Jun [cited 2020 jul 12]; 31(6):1157-1165. Available from: https://jasn.asnjournals.org/content/31/6/1157 Doi: https://doi.org/10.1681/ASN.2020030276

 

2. Werion A, Belkhir L, Perrot M, Jadoul M, Moralle J. SARS-COV-2 Causes a Specific Dysfunction of the Kidney Proximal tubule. Clin Investigation [Internet]. 2020 Ago [cited 2020 jul 15];98(5): 1296-1307. Available from: https://www.kidney-international.org/article/S0085-2538(20)30912-1/fulltext

 

3. Sharma P, Nupur N, Wanchoo UR, Shah HH, Yang Y, Parikh R, et al. COVID-19 Associated Kidney Injury: a case Series of Kidney Biopsy Findings. J Amer Soci Nephro [Internet]. 2020 set [cited 2020 jul 15];31(9):1948-1958. Available from: https://jasn.asnjournals.org/content/early/2020/07/13/ASN.2020050699

 

4. Kudose Satoru, Batal I, Santoriello D, Xu K, Peleg JR. Kidney Biopsy Findings in Patients with COVID-19. J Amer Soci Nephro [Internet]. 31 [cited 2020 jul 15];31(9):1959-1968. Available from: https://jasn.asnjournals.org/content/early/2020/07/16/ASN.2020060802

 

5. Nogueira SAR, Oliveira SCS, Carvalho AFM, Neves JMC, Silva LSV, Silva Junior GB, et al. Renal changes and acute kidney injury in covid-19: a systematic review. Rev Assoc Med Bras [Internet]. 2020 Set [cited 2020 ago 12];66(Suppl2):112-117. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302020001400112

 

6. Malta DC, Machado IE, Pereira CA, Figueiredo AW, Aguiar LK, Almeida WS, et al. Avaliação da função renal na população adulta brasileira, segundo critérios laboratoriais da pesquisa nacional de saúde. Rev Bras Epidemiol [Internet]. 2019 Out [cited 2020  ago  25]; 22(Suppl 02):1-13. Available from: https://scielosp.org/article/rbepid/2019.v22suppl2/E190010.SUPL.2/

 

7. Domingos MAM. RBP urinária e sérica: associação com doença renal crônica e fatores de risco cardiovascular [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medcina; 2015. Available from: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5148/tde11042016120434/publico/MariaAliceMunizDomingos.pdf

 

8. Hinkle JL, Cheever KH. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem Médico-Cirúrgica. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. vol. II.

9. Solorzano GTM, Silva MVM, Moreira SR, Nishida SK, Kirsztajn GM. Relação proteína/creatinina na urina versus proteinúria de 24 horas na avaliação de nefrite lúpica. J Bras Nefrol [Internet] 2012 [cited 2020 ago 15]; 34(1): 64-67. Available from: https://doi.org/10.1590/S0101-28002012000100010

 

10. Grassi MF, Dell’Acqua MCQ, Jensen R, Fontes CMB, Guimarães HCQCP. Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem em pacientes com lesão renal aguda. Acta Paul Enferm [Internet]. 2017 Out [cited 2020 set 22]; 30(5):538-45. Available from: https://www.scielo.br/pdf/ape/v30n5/0103-2100-ape-30-05-0538.pdf

 

11. Dheir H, Sipahi S, Yaylaci S, Genc AC, Genc FT, Genc AB, Guçlu E, Muratdagi G, Toptan H, Karabay O. Is the COVID-19 disease associated with de novo nephritic syndrome?  Assoc. Med. Bras. [Internet]. 2020 Sept [cited 2020 set 30]; Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010442302020000901258&lang=pt

 

 





JSNCARE
Share |