What is the best digital technology for nursing intervention in surgical wound care in the ICU? - systematized literature review

 

 

Qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem em cuidados com ferida cirúrgica em UTI? - revisão sistematizada da literatura

 

Vittoria de Araújo Barreto¹, Isabel Cristina Fonseca da Cruz²

¹Enfermeira, aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos. Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail- vittoria.barreto1@gmail.com  

2Doutora, Professora Titular da UFF. E-mail- isabelcruz@id.uff.br

 

 

Abstract

This study aims to present the main evidences about the technologies used for the preservation and care of surgical wounds in an intensive care environment. The incidence of nosocomial infection in the surgical site of patients in the mediate postoperative period requires nursing intervention for the prevention and care of this patient. The Surgical Wound (ICNP® code: 10032863) in Intensive Care Units (ICU). Methodology: systematic literature review, with and the PICO strategy, with a search in the Virtual Health Library (VHL) platform in the following databases, Lilacs, BDenf e Capes, the selection of scientific publications in Portuguese, English and English, from 2016 to 2021. Results: scientific findings highlighted the importance of care. Conclusion: technologies have a positive impact on the nursing work environment for the prevention and treatment of patients who need care for surgical wounds in the ICU, enhancing the facilitating and strategic capacity to effectively and efficiently reduce damage and injuries.

 

Keywords: Nursing; Surgical wound; ICU; Critical Care; Technologies in Health.

 

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar as principais evidências acerca das tecnologias empregadas para a preservação e o cuidado de ferida cirúrgica em ambiente de terapia intensiva. A incidência de infecção hospitalar em sítio cirúrgico de pacientes em pós operatório mediato requer a intervenção de enfermagem para a prevenção e cuidados a este paciente. A Ferida Cirúrgica (código CIPE®:10032863) em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Metodologia: revisão sistemática da literatura, com e a estratégia PICO, com busca na plataforma da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nos seguintes bancos de dados, Lilacs, BDenf e Capes, para a seleção de publicações científicas em idioma, português, inglês, no período de 2017 a 2021. Resultados: os achados científicos evidenciaram a importância dos cuidados. Conclusão: as tecnologias geram impacto positivo no ambiente de trabalho da enfermagem para a prevenção e tratamento de pacientes que necessitam de cuidados em feridas cirúrgicas na UTI, potencializando a capacidade facilitadora e estratégica de forma eficaz e eficiente para a redução de danos e agravos.

 

Palavras-chave: Enfermagem; Ferida cirúrgica; UTI, Cuidados Críticos; Tecnologias em Saúde.

 

 

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a tecnologia tem ocupado destaque também na área da saúde, e segundo o Ministério da Saúde ₍₁₎, algo em torno de 5 milhões de brasileiros sofrem com feridas crônicas. O termo tecnologia, abrange o conjunto de ações composto por instrumentos, procedimentos, técnicas e métodos, para promover o tratamento e a assistência aos pacientes, com melhoria da qualidade de vida na reabilitação/recuperação ₍₂₎.

Cabe destacar que os recursos da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) como os aplicativos e softwares são amplamente utilizados como uma ferramenta eficaz para a elaboração da assistência ao paciente durante o processo de internação na UTI. E as técnicas, que exigiam esforço e recursos, atualmente são realizadas por equipamentos sofisticados de alta tecnologia em diferentes tamanhos e formas e utilidades, otimizando custos, mão de obra e tempo ₍₃₎.

A unidade de terapia intensiva (UTI) é um ambiente crítico, vivo, dinâmico e de alta complexidade dentro do hospital destinado a pacientes hemodinamicamente instáveis, que necessitam de vigilância contínua e suporte terapêutico especializado, além de equipamentos necessários para a manutenção da vida e diagnóstico (monitorização, e na terapia do paciente ₍₄₎.

Estudos apontam a tecnologia do cuidado como recursos humanos e materiais, de forma direta ou indireta para promover a qualidade dos serviços em especial no tratamento de Feridas Operatórias (FO) que podem ser classificadas em agudas e crônicas, a mensura o tempo de reparação tissular ₍₅₎.

A cada ano, surge uma gama de aparelhos tecnológicos com mais precisão para auxiliar o enfermeiro na assistência ao paciente em UTI, os mais utilizados são: cardioversor/ desfibrilador; monitor multiparamétrico; ventilador mecânico; bomba de infusão venosa; oxímetro de pulso e aparelho de glicemia capilar ₍₆₎.

Justifica-se o estudo em virtude da importância da intervenção de enfermagem ao paciente com FO em UTI, com base nas evidências científicas da prática de enfermagem. O Processo de Enfermagem (PE) é uma atividade deliberada, lógica e racional, desenvolvida em cinco etapas onde são evidenciadas a prática de enfermagem sistematicamente. A intervenção de enfermagem consiste em controlar e evitar a ocorrência de complicações e promover condições adequadas para reduzir os riscos de complicações e geração de danos/agravo a saúde do paciente, com cuidados e proteção da pele para a recuperação/ cicatrização rápida ₍₇₎.

Autores apontam que nos últimos anos, tem ocorrido um aumento do número de pacientes com probabilidade de infecção por corte ou incisão decorrente de procedimento cirúrgico necessitando de cuidados contínuos específicos durante o período de internação, e as tecnologias têm auxiliado no trabalho de assistência de enfermagem a este paciente ₍₈₎.

O avanço tecnológico no setor de saúde tem sido fundamental com uma série de benefícios para a agilidade do processo de assistência e tratamento, além da elaboração de diagnósticos e aplicação medicamentosa, elevando os indicadores da qualidade e segurança do paciente ₍₉₎.

Embora tenha diversos benefícios, torna-se necessário o emprego de todos os recursos e assistência contínua. Baseado na prática baseada em evidências, um processo com avaliação, e aplicação de tratamento e gerenciamento resultante de pesquisas e descobertas científicas, que visam oferecer subsídios para reflexões de especialistas da enfermagem ₍₁₀₎.

Um dos indicadores da intervenção de enfermagem, reside em parâmetros de qualidade dos serviços oferecidos ao paciente. A humanização, redução dos riscos, a meta é não causar dano e/ou evento adverso, otimizar tempo e recursos, oportunizar a administração/aplicação de tecnologias e controle medicamentoso, otimizando o tempo para a cicatrização de feridas operatórias em no máximo até 7 dias.

O objetivo deste estudo compreende em buscar na literatura científica profissional as tecnologias em suas características e finalidade do seu uso, com aplicação na intervenção de enfermagem para o tratamento de paciente com ferida cirúrgica em UTI.

 

METODOLOGIA

Revisão sistematizada da literatura por meio da busca em bibliotecas virtuais, computadorizada e/ou manual, no período de 2017 a 2021. A coleta do material para a pesquisa foi realizada no período de junho a setembro de 2021.

Desenvolveu-se a coleta de dados, em formato eletrônico, nas bases: da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nos seguintes bancos Lilacs, BDenf e Capes, a partir dos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS): Enfermagem; and Ferida cirúrgica; or UTI; or Cuidados Críticos; or Tecnologias em Saúde. Utilizou-se também obras secundárias que abordam o tema em questão. Os descritores foram verificados na listagem de Decs e Meshs. A tabela 2 mostra a análise e classificação do nível de evidência científica dos estudos:

 

 

Quadro 1- Publicações localizadas nas bases virtuais. Niterói, 2021.

 

Autor (es)

Ano

País

Objetivos

População/ amostra

Tipo de estudo

Nível de evidência

Gomes ET, Poveda VB, Püschel VAA.

2020- Brasil

 

Identificar intervenções de enfermagem úteis para a prevenção de Deiscências em Feridas Cirúrgicas.

Amostra de 6 artigos.

Revisão integrativa da literatura

-

Siqueira VRB, Vasconcelos WPC,

 Santos GM,

 Oliveira GKS.

2019- Brasil

Analisar as contribuições trazidas pelos avanços

relacionados à tecnologia sobre a ótica de enfermeiros, evidenciando a relação entre a qualidade da assistência prestada por toda equipe multidisciplinar e a inserção das

tecnologias no setor de alta complexidade.

A amostra do estudo foi composta por todos os 14 enfermeiros plantonistas

atuantes na UTI de um hospital.

Estudo transversal descritivo, de abordagem

quantitativa

1B

Oliveira JFS, Melo FG, Albuquerque MGL.

Brasil- 2019

Identificar

a evolução do processo de cicatrização das feridas crônicas, através do uso da terapia por

pressão negativa e informar os benefícios da mesma, como avanço da tecnologia

O estudo justifica-se pelos benefícios da aplicação da terapia por pressão negativa em feridas operatórias.

Estudo bibliográfico

2 B

Vital JACP, Cruz ICF.

2018- Brasil

Revisar as diretrizes baseadas em evidências que irão auxiliar o enfermeiro intensivista na identificação e prevenção de Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) no pós-operatório de cirurgia cardíaca em UTI.

Revisão bibliográfica sistematizada baseada em obras secundárias de dez artigos exploratórias, seletivas e interpretativas.

Revisão sistematizada da literatura com método bibliográfico exploratórias seletivas e interpretativa.

-

Korelo RIG, Fernandes LC.

2016-

Brasil

Determinar se o UST produz desfechos benéficos na cicatrização de feridas e quais tem sido os parâmetros utilizados para proporcionar melhor dose-resposta.

19 estudos, 8 relacionaram-se à aplicação do NCLFU (Noncontact Low Frequency Ultrasound) com evidência moderada.

Pesquisa exploratória

-

Gomes ATL, Assis YMS, Ferreira LL, Bezeril MS, Chiavone FBT, Santos VEP.

2017-

Brasil

Sumarizar as tecnologias voltadas para a segurança do paciente e utilizadas na assistência de enfermagem

Pesquisa sobre o uso e articulação entre as tecnologias leve, leve dura e dura nos serviços de saúde, com contribuição para a segurança e cuidado.

Revisão bibliométrica da literatura

1 B

Santos NDM, Ribeiro JLA, Watanabe EAMT, Bergamaschi FPR.

2017-

Brasil

Identificar os diagnósticos de enfermagem evidenciados pela literatura científica aos pacientes

com feridas.

Amostra com 6 artigos no

método Prática Baseada em Evidências (PBE).

Estratégia PICO

Revisão integrativa

-

Vieira CPB, Pinheiro DM, Luz MHBA, Araújo TME, Andrade EMLR

2017- Brasil

Analisar evidências científicas sobre as tecnologias utilizadas por enfermeiros no tratamento de feridas

Amostra de 13 obras com ensaios clínicos. Com 8

(61,5%) utilizaram tecnologia dura, 4 (30,8%) leve-duras e 1 (7,7%) leve.

Revisão

sistemática

ensaios clínicos e

outros estudos.

1 B

 

Queiroz PES, Schulz RS, Barbosa JDV.

2017 - Brasil

Reconhecer a importância da

tecnologia na aplicação do Processo de Enfermagem

em pacientes com feridas

Pesquisa com amostra de 10 obras

Revisão narrativa

1 B

 

 

Fonte: Elaborado pelas autoras, 2021.

Os artigos foram organizados em categoria para exemplificação da síntese do conhecimento sendo assim identificados, do total dos 10 artigos, (3) obras trouxeram a abordagem sobre a intervenção e o diagnóstico de enfermagem. Enquanto (1) publicação descreve os desafios para o cuidado de feridas cirúrgicas e (6) destacam a importância das tecnologias como ferramenta contribuinte para uma prática qualificada e eficiente, que favorecem a eficácia e eficiência na assistência de enfermagem a paciente em ambientes complexos e críticos como a UTI.

Sendo excluídos os títulos fora do recorte temporal, em duplicidade, indisponíveis, ilegíveis e sem foco com o estudo. Para atender aos critérios de inclusão, foram avaliados os artigos mais relevantes com a temática, textos completos, em idioma português e inglês, dentro do período de 2017 a 2021, e obras com disponíveis para a leitura na íntegra.

 

RESULTADOS

A apresentação sistemática dos resultados das evidências científicas encontradas deu origem aos componentes da estratégia PICOT, com a descrição, paciente, tipo de intervenção, controle e resultado. Com apresentação das estratégias que visam reduzir e recuperar a ferida operatória, com intervenção clínica de enfermagem. A seguir a (tabela 1), os componentes da estratégia PICOT.

Tabela 1- Componentes da estratégia PICO

 

Acrônimo

Definição

Descrição

P

Paciente cirúrgico

com idade igual ou maior que 18 anos

Paciente hemodinamicamente instável com diagnóstico de elevado risco decorrente de infecção de sítio cirúrgico (ISC) em pós operatório cirúrgico na UTI.

I

Intervenção

Identificar o tipo de curativo utilizado para o tratamento de FO com aplicação de tecnologia para cicatrização e alívio da dor.

C

Controle e /ou Comparação

Não se aplica.

O

Desfecho e/ou Resultado

Monitoração do número de dias para a manutenção da pele, com a recuperação e cicatrização da ferida (5 dias para a recuperação).

T

Tempo

Máximo de 7 dias de internação na UTI.

 

Fonte: Adaptado de Vital e Cruz, 2021.

 

Na (tabela 2) a situação problema envolve os recursos indicados como metodologia aplicada para o cuidado de ferida operatória, utilizando a terapia por pressão negativa, o curativo a vácuo (VAC) que oferece inúmeros benefícios e evita as complicações que impedem a recuperação.

Tabela 2- Situação Problema

 

Situação problema

Objetivo

Ações/ estratégias

 

Identificar quais os critérios elegíveis para a aplicação de métodos para o cuidado de ferida operatória em paciente

na UTI

Avaliar na tomada de decisão qual o tipo de técnica é mais indicado para a intervenção de enfermagem

Opção terapêutica, com o sistema de terapia por pressão negativa (TPN), conhecido também como curativo a vácuo (VAC), para o tratamento de FO.

Analisar a FO, gravidade, tipo, extensão e profundidade.

Classificar os riscos na aplicação da técnica para a recuperação/ cicatrização da ferida.

Benefícios: drenagem das secreções, redução de edema e de carga bacteriana desenvolvimento precoce de um tecido de granulação para a cicatrização.

Fonte: Elaborado com base em ₍₅₎.  Oliveira; Albuquerque, 2017.

 

Os avanços da tecnologia têm contribuído para o surgimento de métodos, em feridas cirúrgicas (fechadas com pontos, agrafos ou cola cirúrgica). Os cuidados das feridas pós-operatórias devem privilegiar a proteção do local, limpeza e o controle de infecção. O uso da terapia por pressão negativa curativo a vácuo, considerada eficaz pois acelera o reparo, na recuperação, cicatrização além de amenizar a dor ₍₅₎.

 

DISCUSSÃO

Os principais avanços da tecnologia na área de enfermagem estão voltados para o gerenciamento e/ou em cuidados ao paciente, são capazes de otimizar as ações e qualificar a assistência oferecida. Os avanços melhoram a produtividade e a qualidade da prestação de serviços em saúde para a cura de doenças, redução de custos e o aperfeiçoamento da técnica a partir da disponibilidade de informações rápidas para o momento do paciente ₍₉₎.

Estudos destacam a tecnologia de ponta (diagnósticos por imagens), tecnologia de reabilitação (esterilização de materiais e ferimentos) e a tecnologia da informação (Diagnósticos e prontuários) estão presentes nas ações do enfermeiro em dados e informações no momento de tratamento e acolhimento do paciente, contribuindo para a melhoria dos serviços ofertados, trazendo eficácia e eficiência aos resultados ₍₄₎.  

Tais métodos /técnicas geram impacto positivo para o ambiente de trabalho da enfermagem, conforme os autores reforçaram a utilidade das técnicas adaptadas com as tecnologias de forma correta e no momento certo. “Os conceitos de tecnologias envolvidas no processo de trabalho são classificados em tecnologias leves, representadas pelas relações entre profissionais/enfermeiros/usuários” ₍₂₎.

O uso da tecnologia no cuidado visa agilizar os procedimentos e prover precisão nas ações com ferramentas que além de otimizar o tempo e reduzir gastos, redimensionam o espaço para o cuidar, nota-se que a influência da intervenção de enfermagem passa a ter maior relevância em aspectos relativos ao acolhimento e a assistência com o suporte da tecnologia atuando para fortalecer, favorecer e qualificar a prática e a tomada de decisão associado ao raciocínio clinico ₍₉₎.

As tecnologias envolvem as técnicas, procedimentos e conhecimentos utilizados pelo enfermeiro para o cuidado₍₆₎. As feridas cirúrgicas/ operatórias devem ser mantidas limpas, um dos métodos é utilizar a sutura e a cobertura com gaze em ferida primária, entretanto há outras alternativas mais avançadas, como a terapia de curativo a vácuo, que apresenta bons resultados₍₈₎.

Conforme pesquisas, o Ministério da Saúde (MS, 2013) relaciona o conceito mais amplo para o emprego de ferramentas tecnológicas na enfermagem, como parte dos recursos e alternativas que viabilizam a superação das dificuldades em informações e dados e asseguram a qualidade do cuidado. Capacitando os profissionais a partir do julgamento clínico para a tomada de decisão, baseando-se na avaliação para o tratamento de FO. Por meio do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a Resolução no 567, de 29 de janeiro de 2018, no artigo 3°, “estabeleceu que cabe, ao enfermeiro, a avaliação, elaboração de protocolos, seleção e indicação de novas tecnologias em prevenção e tratamento de pessoas com feridas” ₍₁₀, ₁₂₎.

As estratégias utilizadas devem produzir benefícios ao paciente, com conhecimento técnico e cientifico de métodos e recursos disponíveis. Os principais tipos de tecnologias digitais utilizada para tratamento de ferida operatória podem ser: Curativo tecnológico: Sua aplicação ocorre por meio do vácuo (pressão negativa). A TPN é uma técnica com aplicação de um curativo oclusivo acoplado a uma minibomba sendo capaz de exercer uma pressão negativa contínua de 80 mmHg no leito da ferida. Utiliza como material de interface (espuma ou gaze). A TPN é uma técnica para o tratamento ativo da ferida a fim de acelerar a cicatrização por pressão subatmosférica controlada e aplicada no local ₍₄, ₈₎.

Alguns recursos são válidos para acelerar a cicatrização, como o uso de ultrassom terapêutico (UST) de baixa potência, que visa estimulação das atividades bioquímicas e biofísicas, ao emprestar a energia para os tecidos inflamados. Com aplicação a cada dois dias e máximo de 1 cm, com cuidado a sensibilidade da pele e /ou de ocorrências durante o processo de cicatrização da ferida ₍₃₎.  

Os cuidados contínuos e intensivos da enfermagem, com manejo de equipamentos e aparelhos com aplicação de tecnologias digitais em seu tratamento. Os conceitos de tecnologias envolvidas no tratamento de feridas são classificados conforme a (tabela 4), a seguir com a classificação as tecnologias leves, leve - duras e duras conforme a sua utilização ₍₅₎.

Tabela 3- Características das tecnologias leves, leve - duras e duras.

 

 

Tecnologia leves

Auxiliam no acolhimento, na escuta qualificada, e na coleta de dados e informações do paciente em uma linguagem adequada.

 

Tecnologias leve - duras

Fornecem os métodos para a utilização dos recursos com conhecimento técnico para a prática.

 

Tecnologias duras

Compreendem os equipamentos, aparelhos, aplicativos, formulários/ prontuários para as atividades da prática de cuidados da enfermagem.

 

Fonte: Anvisa, 2013.

 

As tecnologias são recursos/ técnicas e ou métodos que favorecem ao desempenho do profissional e facilita na organização, planejamento e na assistência, a exemplo do tele laudo, tele monitoramento e da impressora 3D, capaz de imprimir diferentes tipos de material e /ou equipamento ₍₂, ₆₎.

Um recurso muito utilizado por enfermeiros/ médico é o prontuário eletrônico, documento em que todas as informações do paciente estão disponíveis em tempo real, para consulta e inclusão do histórico e dados clínicos, o diagnóstico e quais os tipos de medicamentos. De certo, as tecnologias consideradas leves e leve - duras tem sido cada vez mais frequentes no trabalho de enfermagem, com a aplicação de métodos utilizados, a exemplo da terapia a vácuo, que faz uso do laser como auxílio com bons resultados ₍₅, ₄₎.

Se torna necessário o conhecimento sobre os cuidados contínuos e intensivos, manejo de equipamentos e aparelhos e uso de aplicativos para consulta, avaliação e diagnóstico, são recursos tecnológicos que se bem utilizados otimizam o tempo e o tratamento ₍₁₀₎.

Os autores evidenciam a prática de enfermagem no cuidado de pacientes com ferida cirúrgica em UTI um setor crítico do hospital destinado aos pacientes que necessitam de vigilância contínua e suporte terapêutico especializado, a prática clínica deve ser baseada em evidências, com objetivo de tomar decisões e assim proceder com a aplicação de determinada tecnologia, para o tratamento de feridas, a fim de manter uma barreira de proteção e alcançar a cicatrização, sem maiores complicações ₍₄₎.

Estudos apontam que qualquer incisão pode se tornar um terreno fértil para patógenos, devendo iniciar o tratamento, desde a saída do ambiente cirúrgico. Feridas pós operatória são resultantes de incisão, para acesso à área que vai ser operada, ficando está com sutura ou grampos ₍₆, ₉₎.

Os fatores locais e sistêmicos impactam diretamente no processo, a hipertensão e o diabete também influenciam para a cicatrização e no progresso do tratamento de feridas cirúrgicas/ operatórias ₍₉₎.

 

CONCLUSÃO

Com o estudo objetivou-se evidenciar a aplicação de tecnologia em diagnósticos e na assistência a pacientes com ferida cirúrgica em UTI. As tecnologias em saúde abrangem os métodos, técnicas, equipamentos e materiais que contribuem para a melhoria da prática de enfermagem seja na assistência e /ou cuidado ao paciente. O uso da aplicação de métodos e /ou técnicas como suporte no tratamento, e no melhor aproveitamento do tempo e de recursos, além da contribuição para as competências e qualificação da prática. Cabe ainda ressaltar que, a CIPE®, por ser uma linguagem comum, favorece a comunicação entre as equipes e em registros para a tomada de decisão na instituição.

Considera-se ser o Processo de Enfermagem (PE) um instrumento metodológico que norteia as ações da enfermagem, e cabe ao enfermeiro se apropriar de conhecimentos para a aplicação da tecnologia como ferramenta, a fim de elevar os níveis da qualidade da assistência oferecida aos pacientes.

 

REFERÊNCIAS

  1. 1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde. Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde.  Critérios Diagnósticos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde [Internet]. Brasília: ANVISA, 2013 [cited 2021 set 18]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/criterios_diagnosticos_infeccoes_assistencia_saude.pdf

 

2. Vieira CPB, Pinheiro DM, Luz MHBA, Araújo TME, Andrade EMLR. Tecnologias utilizadas por enfermeiros no tratamento de feridas. Rev. Enferm UFPI. [Internet]. 2017 [cited 2021 out 27]; 6(1):65-70. Available from: https://revistas.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/5852  

 

3. Korelo RIG, Fernandes LC. Ultrassom terapêutico para cicatrização de feridas: revisão sistemática. ConSci Saúde [Internet]. 2016 [cited 2021 out 27];15(3):518-529.  Available from: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6421  

 

  1. 4. Gomes ATL, Assis YMS, Ferreira LL, Bezeril MS, Chiavone FBT, Santos VEP. Tecnologias aplicadas à segurança do paciente: uma revisão bibliométrica. Rev Enferm Centro-Oeste Min [Internet]. 2017 [cited 2021 out 27];7:e1473. Available from: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1473  

 

5. Oliveira JFS, Melo FG, Albuquerque MGL. Terapia por pressão negativa: benefícios no processo de cicatrização. Temas em Saúde [Internet]. 2017 [cited 2021 out 27];17(1):52-65.  Available from: https://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2017/05/17105.pdf

 

6. Siqueira VRB, Vasconcelos WPC, Santos GM, Oliveira GKS. Contribuições da tecnologia para assistência de enfermagem da UTI. Rev SUSTINERE [Internet]. 2019 [cited 2021 out 27];7(1):19-31. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40086

 

7. Galvão CM. A prática baseada em evidências: uma contribuição para a melhoria da assistência em enfermagem perioperatória [dissertation]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2002.114 p. Available from: http://dedalus.usp.br/F/791J9GAPNGK4GYL66RA6YAETDRU3E6RFJV215P24MMRJTESYU1-03622?func=full-set-set&set_number=012226&set_entry=000007&format=999  

 

8. Gomes ET, Poveda VB, Püschel VAA. Ações de enfermagem podem prevenir deiscência em ferida operatória? Rev SOBECC [Internet]. 2020 [cited 2021 out 27]; 25(2):114-119. Available from: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/553.  

 

9. Queiroz PES, Schulz RS, Barbosa JDV. Importância da tecnologia no processo de enfermagem para o tratamento de feridas crônicas. Rev Enferm Contem [Internet]. 2017 [cited 2021 out 27];6(2):158-166. Available from: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/1182

 

10. Vital JACP, Cruz ICF. Diretrizes para a prática baseada em evidências sobre a intervenção de enfermagem cuidado com o local de incisão cirúrgica no pós operatório de cirurgia cardíaca em UTI. Revisão Sistematizada de Literatura. J Special Nurs Care [Internet]. 2016. [cited 2021 out 27];10 (1);2018: 258-70. Available from: http://www.jsncare.uff.br/index.php/jsncare/article/view/2994/763

 

11. Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2008 [cited 2021 nov 15];17(4):758-64. Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ/?lang=pt

 

12. Santos NDM, Ribeiro JLA, Watanabe EAMT, Bergamaschi FPR. Diagnóstico de enfermagem evidenciados em pacientes com feridas: uma revisão integrativa. Eventos da Enfermagem UEMS [Internet]. 2017 [cited 2021 nov 15];1(1):8-14. Available from: https://anaisonline.uems.br/index.php/eventosenfermagemuems/article/view/4154

 

 





JSNCARE
Share |