What is the best digital technology for nursing intervention in tracheostomy care in the ICU - Systematized Literature Review

 

Qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem no cuidado com traqueostomia em UTI - Revisão Sistematizada da Literatura

Thatiana Loureiro Josephino Rodrigues 1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz2

1Enfermeira aluna do Curso de Especialização Enfermagem em Cuidados Intensivos (UFF).  Thatarodrigues.07@gmail.com 2 Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

 

ABSTRACT:

Goals: Evidence on digital technologies to support nursing intervention to achieve a positive patient experience with therapeutic results within a maximum of 7 days of hospitalization. Objectives: To review in the scientific literature digital technologies, their characteristics and their purpose of use, which can optimize the nursing intervention in tracheostomy care through Cipe. Background: Tracheostomy care through the literature emphasizes that among digital technologies, the The one that best provides continuing education among the team is the simulation through videos. . Search Strategies: Integrative literature review by searching an online database, in the portal BVS and Lilacs, in databases from the Scientific Electronic Library Online (SCIELO), PubMed and BDENF using the Decs: Access to health technology; Permanent Education; Patient-focused care using Boolean operators (AND and OR). Inclusion criteria: articles available in full between 2013 to 2020. Exclusion: incomplete articles, out of time frame and because they are not free. Conclusions: Through the synthesis of publications, the importance of digital technologies for patient care was highlighted. Relevance to clinical practice: objectively identify which types of digital technologies are best suited to patients using tracheostomy in the ICU.

 

Keywords: Access to health technology; Continuing education; patient-focused care

 

RESUMO:

Metas: evidências sobre as tecnologias digitais como apoio à intervenção de enfermagem para o alcance de uma experiência positiva do paciente com resultado terapêutico em, no máximo 7 dias de internação. Objetivos: revisar na literatura científica as tecnologias digitais, suas características e sua finalidade de uso as quais podem otimizar as intervenções de enfermagem no cuidado com traqueostomia através da Cipe. Antecedentes: os cuidados com traqueostomia mediante a literatura enfatizam que dentre as tecnologias digitais, a que mais propicia a educação continuada entre a equipe é a simulação através de vídeos. Estratégia de busca: revisão integrativa da literatura por meio da busca em base de dados online, no portal BVS E Lilacs, em base de dados da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) PubMed e BDENF utilizando os Decs: Acesso à tecnologias em saúde; Educação permanente; Cuidado focado no paciente, utilizando operadores booleanos (AND e OR). Critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra entre 2013 a 2020. Exclusão: artigos incompletos, fora de recorte atemporal e por não estarem gratuitos. Conclusões: mediante a síntese das publicações, foi evidenciada a importância das tecnologias digitais para a assistência ao paciente. Relevância para a prática clínica: identificar, de maneira objetiva quais tipos de tecnologias digitais melhor de adéqua ao paciente em uso de traqueostomia em UTI.

Palavras-chave: Acesso às tecnologias em saúde; Educação permanente; Cuidado focado no paciente.

 

 

INTRODUÇÃO

 

O avanço tecnológico dos dias atuais, vem trazido consigo a necessidade da implementação de novas estratégias metodológicas. Com isso, o número do uso de tecnologias digitais também vem crescendo, com a tendência de acompanhar esse fato.1

As tecnologias digitais utilizadas no setor da saúde têm vantagens bem conhecidas, bem como a promoção de um ambiente pedagógico que estimule a troca de informações, a participação e a colaboração no ambiente de aprendizagem.2

A traqueostomia é caracterizada por um estoma localizado na traqueia proporcionando a sua comunicação com o ambiente externo, através do uso de um dispositivo, a fim de facilitar o processo de respiração, decorrente de algumas situações, tais como: a intubação prolongada, obstrução de vias aéreas superiores, traumas, neoplasia, edema de glote e entre outros. 3

Embora a traqueostomia seja um procedimento simples, existem riscos mediante o procedimento e principalmente ao cuidado, que devem ser evidenciados pela equipe de enfermagem para a preservação da segurança do paciente. Para que a equipe de enfermagem possuía a expertise necessária para a identificação de complicações, é necessária a implementação da educação continuada em saúde através de estratégias metodológicas.4

Situação– problema: tecnologias digitais que deem suporte a uma determinada intervenção de enfermagem (CIPE®) prescrita para a resolução de diagnósticos de enfermagem ou médicos podem ter impactos na prática da (o) enfermeira (o). O objetivo principal desta revisão é sintetizar sistematicamente as melhores evidências sobre as tecnologias de saúde digital para a intervenção de enfermagem cuidado no com traqueostomia em UTI (código CIPE®: 10044888).

Objetivo: buscar na literatura científica profissional as tecnologias digitais, suas características e sua finalidade de uso as quais podem otimizar a intervenção de enfermagem no cuidado com traqueostomia em UTI (código CIPE®: 1004488), bem como ter um impacto positive sobre os resultados terapêuticos do(a) paciente de alta complexidade .

Questão Prática: com base em evidência, qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de  enfermagem no cuidado com traqueostomia em UTI (código CIPE®: 1004488), para o(a) paciente de alta complexidade sob cuidados intensivos?

 

Quadro 1: Descrição dos componentes da estratégia PICOT, Niterói, 2021.

Acrônimo

Descrição

Componente da questão prática

P

Paciente de alta complexidade e adulto/idoso com traqueostomia

Função do Sistema Respiratório Prejudicada.

I

Intervenção

Otimizar os cuidados com traqueostomia do paciente de alta complexidade a partir de tecnologias digitais em saúde (código CIPE®:10033161).

 

C

Não há

Não há.

O

Resultado ou desfecho

Otimizar o cuidado da (o) enfermeira ao paciente de alta complexidade com traqueostomia.

T

Máximo 7 dias de internação em UTI ou Unidade de Alta Complexidade.

Percurso Crítico: 7 dias.

Fonte: Elaborado pelos autores.

 

MÉTODO

Revisão integrativa da literatura por meio da busca em base de dados online,  computadorizada e/ou manual, no período de 2013 a 2020. A coleta de material para a pesquisa foi realizada no período de junho a novembro de 2021. Desenvolveu-se a coleta de dados, em formato eletrônico, nas bases de dados: PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e  Base de dados de Enfermagem (BDenf) a partir dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Acesso à tecnologias em saúde; Educação permanente; Cuidado focado no paciente.

Utilizou-se também obras secundárias que abordam o tema em questão: Cipe. Os descritores foram verificados na listagem de DeCS e Mesh e selecionados com base na estratégia PICOT. Os descritores foram:  Access to health technology AND Continuing education AND patient-focused care. Após a seleção do material, foi feita uma análise crítica e reflexiva dos 12 artigos solucionados sobre a (s) tecnologia (s) digital (ais) como apoio à intervenção de enfermagem para o alcance de uma experiência positiva do(a) paciente com resultado terapêutico em, no máximo, 7 dias de internação. No Quadro 2 são relatados: autores, ano, país, objetivo da pesquisa, população/amostra, tipo de estudo, principais recomendações e o nível evidência de cada artigo selecionado segundo Oxford.

 RESULTADOS

Com as buscas nas bases de dado virtuais pesquisadas, foram encontrados 420 estudos, sendo 13 na base BVS, 1 na CAPES, 1 na PubMed e 405 na Science Direct. Destes, 403 artigos foram excluídos por não abordarem temática de interesse, 02 artigos por não estarem online gratuitamente e 03 artigos não responderam a questão de pesquisa. Dos artigos selecionados para a análise, 12 responderam à questão de pesquisa.  

 

Tabela 2: Publicações localizadas nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scielo e BDenf, 2013-2020, segundo a classificação Oxford, 2009.

Autor (es), data, país

Objetivo da pesquisa

População/amostra

Tipo de estudo

Principal (is) recomendação (ões)

Nível de evidência

(Oxford 13)

Costa ECL, Rodrigues CF, Matias JG, Bezerra SMG, Rocha DM, Machado RS, et.al.  2019, Brasil. (3)

Analisar as evidências de cuidados para a prevenção de complicações em pacientes traqueostomizados.

 

Compôs-se a amostra por 22 estudos primários nos idiomas inglês, português e espanhol.

Revisão integrativa da literatura.

O artigo recomenda a fim de diminuir o risco de complicações a  aspiração endotraqueal, a umidificação do ambiente, a limpeza do tubo e da pele periestoma e a educação em saúde dos profissionais, pacientes e cuidadores como as principais intervenções.

3B

 

Ribeiro, KRA; Lima, MLS; Brito, APM, 2018, Brasil.(4)

Relatar os cuidados de enfermagem a pacientes intubados e traqueostomizados observados durante um estágio em unidade de terapia intensiva.

Pacientes assistidos no hospital onde ocorreu o estudo.

Relato de caso.

O artigo fiz que enfermagem tem como um de seus princípios, a educação em saúde, tais cuidados devem ser descentralizados, ofertados e implantados em todas as instituições de saúde, cabendo ao enfermeiro dispor de ferramentas que facilitem a distribuição do conhecimento cientifico.

 

 

4

Levich, CRP; Terra, MG; Mello, AL, et.al, 2017, Brasil. (8)

Identificar ações desenvolvidas por enfermeiros facilitadores de um Núcleo de  Educação Permanente de um Hospital de Ensino.

8 enfermeiros.

Qualitativa, do tipo estudo de caso único.

O artigo recomenda a implementação da educação permanente em saúde nos hospitais de ensino faz­-se necessário a fim de buscar a qualificação da atenção a saú­de em consonância com os princípios do SUS, bem como de contemplar mudanças significativas nas práticas dos profis­sionais em cenários ainda com modelo tecnicista.

2B

Pereira, FM; Barbosa, VBA; Vernasque, JRS, 2014, Brasil. (9)

Relatar a experiência da implantação da educação permanente, reconhecendo os limites e as potencialidades

dessa estratégia de gestão e reflexão da prática dos auxiliares

de enfermagem

Auxiliares de enfermagem.

Qualitativa.

O artigo diz que a educação permanente nos serviços

de saúde é uma estratégia potente para a promoção de

mudanças nos processos de trabalho.

.

2B

Ribeiro, BCO; Silva, RM; Souza, RG, 2019, Brasil.(10)

Ressaltar a importância da educação continuada e educação permanente

em saúde para a atualização constante da equipe dentro do setor da Unidade de Terapia Intensiva.

27 artigos.

Revisão integrativa de literatura.

O artigo diz que a educação continuada e educação permanente torna-se fundamental, pois muitos

profissionais de enfermagem recém formados ou de longo tempo precisam buscar novos

conhecimentos, ampliar suas competências, métodos assistenciais, ferramentas técnicas e

atualizações periódicas para acompanharem os avanços.

3B

Lira,ALBC; Adamy, EK; Teixeira E; Silva, FV, 2020, Brasil.(11)

Discutir sobre os desafios e perspectivas da educação em enfermagem em tempos

da pandemia COVID-19.

9 artigos.

Revisão integrativa de literatura.

O artigo recomenda que para a educação em enfermagem, há a emergência de tecnologias de interface que

articulem o físico com o digital e que ampliem o debate, a troca de experiências, a interação, a reflexão e o  pensamento crítico.

3B

Moraes,JT; Silva, AE; Gontijo, TL; Ribeiro, RF; Faria, RGS,2019,Brasil. (12)

Avaliar o impacto da capacitação de enfermeiros no cuidado a saúde da pessoa com estomias.

32 enfermeiros.

Estudo transversal.

O artigo demonstra a necessidade da capacitação dos enfermeiros frente a clientela estomizada

1B

Silveira , MS; Cogo, ALP, 2017, Brasil. (5)

Analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem.

30 artigos.

Revisão integrativa de literatura.

O estudo demonstra que materiais digitais dinamizam o ensino e possi­bilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional de demonstrar e repe­tir procedimentos.

3B

Alves MG, Nascimento JSG, Oliveira JLG, Pereira VOS, Carvalho MTM, Silva JL, et.al, 2020, Brasil. (6)

Desenvolver Tecnologia Educacional Digital (vídeo de simulação) sobre Ressuscitação

Cardiopulmonar no adulto em Suporte Básico de Vida com o uso do Desfibrilador Externo

Automático no ambiente hospitalar.

16 enfermeiros.

Pesquisa aplicada de produção tecnológica.

O artigo evidencia que a necessidade de produção de vídeos é evidenciada pela transformação no perfil

das pessoal, sendo evidente que existe relação do processo de ensino-aprendizagem com

os recursos tecnológicos.

1B

Silva, RC; Ferreira, MA, 2014, Brasil. (7)

Discutir a aplicação de tecnologias no cuidado de enfermagem na terapia

intensiva, tomando como referencia o marco teorico-conceitual.

22 enfermeiros.

Quantitativa.

O artigo afirma que as tecnologias são recursos que ajudam

a promover a vida, resgatar o humano através de um cuidado

holístico, ético, de qualidade, fortalecendo assim o marco

conceitual da Enfermagem Fundamental, tendo em vista sua

base paradigmática.

2B

Martins RCC, Milani RG, 2020, Brasil.(1)

Explorar possíveis direcionamentos para o desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde, utilizando as tecnologias digitais.

Publicações entre os anos de 2015 a 2019.

Revisão Integrativa da literatura.

Constata-se  relevância  e  eficácia da promoção da  saúde nas instituições  de  ensino superior, através de ferramentas tecnológicas, que possuem êxito em alcançar o público alvo

de  acadêmicos.

 

3B

Franzoi MAH, Silveira AO, 2018, Brasil.(2)

Descrever o uso de diferentes tecnologias digitais da informação para a tradução e comunicação de conhecimento científico desenvolvido em uma disciplina de graduação do curso de enfermagem.

Janeiro e fevereiro de 2017.

Relato de caso.

Revelou aspectos positivos no que se refere ao uso das tecnologias digitais no âmbito do processo de ensino e aprendizagem de Enfermagem para tradução e disseminação do conhecimento científico.

4

 

DISCUSSÃO

Os cuidados com a traqueostomia abrangem uma série de cuidados de forma a garantir a redução de complicações durante o seu uso. Dentre os cuidados que devem ser tomados pela equipe de enfermagem, pode-se citar a aspiração da traqueostomia, que de acordo com a literatura, não deve ser um procedimento de grande recorrência, devendo ser realizado mediante grandes quantidades de secreção, sinais de baixa saturação e através da demanda do paciente, de acordo com a avaliação de enfermagem. ³

Ainda sobre os cuidados com a traqueostomia, pode-se mencionar a necessidade de pressões adequadas para aspiração, diâmetro ideal do cateter de aspiração, os cuidados com a pele periestoma e a necessidade de umidificação para a manutenção da traqueostomia.Para que a assistência de enfermagem seja adequada ao paciente com traqueostomia, é necessário que a equipe esteja a par dos cuidados primordiais para a manutenção da estomia.³

A educação continuada e permanente são estratégias essenciais para que a equipe de enfermagem possa de forma contínua atualizar os conhecimentos a cerca dos procedimentos inerentes a prática, a fim de propiciar o aperfeiçoamento das atividades e com isso direcionar uma assistência adequada ao paciente.4

No atual cenário, existem diversas metodologias que possam aproximar os profissionais de saúde ao processo de educação sobre os procedimentos, dentre elas, pode-se destacar o uso de tecnologias digitais, que se apresenta como uma estratégia de visa a participação da equipe de enfermagem, assim como a troca de informações e a colaboração, com o objetivo de criar um conhecimento pautado em práticas baseadas em evidências, assim proporcionando o refinamento tanto do conhecimento quanto da assistência.²

Ainda segundo a literatura, as tecnologias digitais são consideradas por uma grande parcela de educadores, como uma estratégia de promoção de educação, podendo ser denominada de novas tecnologias de ensino.5

Dentro os diversos tipos de tecnologias digitais que podem ser inseridas no âmbito do cuidado do paciente com traqueostomia através da educação continuada, pode-se citar o uso de vídeos para ensino e aprendizagem, pois além de promoverem a informação essencial, é uma ferramenta econômica e interativa entre a equipe. 6

A utilização de vídeos com demonstração do procedimento a ser atualizado, é considerado um método promissor, pois podem trazer os conhecimentos necessários e através da simulação da atividade proposta, trazer uma maior assimilação relação a assimilação das informações e a simulação do procedimento, como também gerar interação e a troca de conhecimento e debates reflexivos entre a equipe quanto a prática ideal ao paciente. 7

 

 

CONCLUSÃO

As tecnologias digitais no âmbito da saúde são essenciais para assistência de enfermagem nas mais diversas situações, principalmente no que se tratando de pacientes traqueostomizados. Para que o cuidado ao paciente com a ostomia em questão seja de fato realizado em sua totalidade ao cliente, é necessário que a educação permanente e continuadas sejam introduzidas no cotidiano da equipe.

Nas mais diversas estratégias para que a educação em equipe seja realizada, a simulação através de vídeo educacional pode se tornar uma ferramenta importante, pois além de simular em vídeo os cuidados essenciais para o paciente, a facilidade de acesso entre os membros da equipe e a disponibilidade de educação em qualquer ambiente, se torna um facilitador para a aprendizagem e para o refinamento do conhecimento que será revertido em uma assistência qualificada ao paciente traqueostomizado.

As tecnologias digitais utilizadas no âmbito da saúde, com foco em simulação através de vídeos é considerada uma estratégia poderosa associada com métodos tradicionais de aprendizado no que tange a melhor absorção de conhecimentos sobre os cuidados com traqueostomia.

O paciente com traqueostomia pode através dessa situação ter a sua função respiratória prejudicada decorrente de algumas complicações mediante ao seu uso, cabendo a equipe que assiste a esse paciente reconhecer quais possíveis situações podem ocorrer. Porém, para que isso ocorra, é necessário que a equipe possua o treinamento ideal para que possa intervir em possíveis complicações, como também preveni-las.

Entretanto, ainda existem estudos ainda referentes à temática na literatura, sendo necessário que mais pesquisas sejam realizadas nesse âmbito, visto que se trata de um assunto de grande relevância para a assistência de enfermagem, que se encontra como membro importante do cuidado ao paciente.

 

REFERÊNCIAS

  1. Martins RCC, Milani RG. Tecnologias digitais, para a promoção da saúde, no ensino superior: uma revisão sistemática na base pubmed. Anais do CIET:EnPED. [Internet]. 2020.[Cited out 18] ISSN 2316-8722. Available from: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1517

  2. Franzoi MAH, Silveira AO. Tecnologias digitais da informação e comunicação na graduação em enfermagem: relato de uma atividade pedagógica.Rev Min Enferm [Internet]. 2018 [Cited out 18]. 22:1-6. Available from: http://reme.org.br/artigo/detalhes/1288

  3. Costa ECL, Rodrigues CF, Matias JG, Bezerra SMG, Rocha DM, Machado RS, et.al. Cuidados para a prevenção de complicações em pacientes traqueostomizados. Rev enferm UFPE. [Internet]. 2019. [Cited set 08]; 13(1): 169-78. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/238545

  4. Ribeiro KRA, Lima MLS, Brito APM. Características dos cuidados de enfermagem aos pacientes entubados e traqueostomizados: um relato de experiência. Revista Rede de Cuidados em Saúde. [Internet]. 2018. [Cited set 08]; 12(1):10-1. Available from: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/view/4672/2779

  5. Silveira MS, Cogo ALP. Contribuições das tecnologias digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa de literatura. Rev Gaúcha Enferm. [Internet].2017. [Cited out 10]; 28(2): 1-9. Available from: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/CR4LT8PhNvQkCcs8R9Y9XcH/?lang=pt

  6. Alves MG, Nascimento JSG, Oliveira JLG, Pereira VOS, Carvalho MTM, Silva JL, et.al. Construção e validação de simulação em vídeo para ensino da ressuscitação cardiopulmonar. Cogitare enferm. [Internet]. 2020. [Cited out 10]; 25:1-13. Available from: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71172

  7. Silva RC, Ferreira MA. Tecnologia no cuidado de enfermagem: uma análise a partir do marco conceitual da Enfermagem Fundamental.Rev Bras Enferm.[Internet]. 2014. [Cited out 10];67(1):111-8. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/qvZF83FtkKkW6pHWshq4pgw/?lang=pt

  8. Levich CRP, Terra MG, Mello AL, Raddatz M, Arnemann CT. Ações de educação permanente dos enfermeiros facilitadores de um núcleo de educação em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. [Internet]. 2017.  [Cited set 08]; 38(1): 1-6. Available from: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/x8TNNWkJYwfJ5nFt8fj8HJz/?format=pdf&lang=pt

  9. Pereira FM, Barbosa VBA, Vernasque JRS. A experiência da educação permanente como estratégia de gestão com os auxiliares de enfermagem. Rev. Min Enfermagem. [Internet]. 2014. [Cited set 08];18(1): 228-235. Available from: https://www.reme.org.br/artigo/detalhes/921

  10. Ribeiro BCO, Souza RG, Silva RM. A importância da educação continuada e educação permanente em unidade de terapia intensiva – revisão de literatura. Rev Inic Cient Ext. [Internet]. 2019. [Cited set 08]; 2(3): 167-75. Available from: https://revistasfacesa.senaaires.com.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/253LB

  11. Lira ALB, Adamy EK,Teixeira E, Silva FV. Educação em enfermagem: desafios e perspectivas em tempos da pandemia COVID-19. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020. [Cited out 10];73(2):1-6. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/5k48Mq64Qp5vnCthC3GGMMq/?lang=pt

  12. Moraes JT, Silva AE, Gontijo TL, Ribeiro RF, Faria RGS. Avaliação do impacto da capacitação no trabalho para o cuidado de pessoas com estomias. Enferm.Foco. [Internet]. 2019. [Cited out 10];10(3):93-98. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1810/575

  13. Centre for Evidence-Based Medicine (CEBM). Oxford Centre for Evidence-based medicine: levels of evidence (March 2009). [Internet]. 2009 [cited 2021 ago 4]. Available from: https://www.cebm.net/2009/06/oxford-centre-evidence-based-medicine-levels-evidence-march-2009/

 

 





JSNCARE
Share |