What is the best digital technology for nursing intervention to bathe the patient in the ICU - Systematized Literature Review

Qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem banhar o paciente em UTI - Revisão Sistematizada da Literatura

 

Mayki Bruno dos Santos Gonçalves1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz2

1 Enfermeiro, aluno do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos. Universidade Federal Fluminense (UFF). maykibruno@gmail.com

2 Doutora, professora. Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

 

ABSTRACT

Objective: to search the professional scientific literature for digital technologies, their characteristics and their purpose of use which can optimize the nursing intervention to bathe the patient (ICNP® code: 10045986), as well as have a positive impact on the therapeutic results of the( a) high complexity patient. Methods: this is a descriptive and exploratory study of systematic literature review. The inclusion criteria are texts in full, within the study proposal and be published between the year 2013 to 2021. The exclusion criteria, on the other hand, were incomplete texts, requiring funding to access them. The search took place in the main online health databases. Results: we found several types of digital technologies that can facilitate or improve the nursing intervention bathing the highly complex patient under intensive care. Such as heating and water storage devices, videos and digital booklets for health education and others. Conclusion: it is concluded that there are several technologies that could be incorporated into the health service to facilitate the procedure, reduce the risk to the patient, and among other benefits. Thus, nurses must increase their scientific studies of the benefit of digital technology in helping to bathe the patient.

Keywords: Nursing Care, Technology, Baths

 

RESUMO

Objetivo: buscar na literatura científica professional as tecnologias digitais, suas características e sua finalidade de uso as quais podem otimizar a intervenção de enfermagem banhar o paciente (código CIPE®: 10045986), bem como ter um impacto positive sobre os resultados terapêuticos do(a) paciente de alta complexidade. Métodos: trata-se de um estudo descritivo e exploratório de revisão sistematizada da literatura. Os critérios de inclusão são textos na integra, dentro da proposta do estudo e ser publicado entre o ano de 2013 a 2021. Já os critérios de exclusão se deram com os textos incompletos, com necessidade de custeio para acessá-los. A busca ocorreu nas principais bases de dados online em saúde. Resultados: Foi encontrado diversos tipos de tecnologias digitais que podem facilitar ou melhorar a intervenção de enfermagem banhar o paciente de alta complexidade sob cuidados intensivos. Como aparatos de aquecimento e armazenamento de água, vídeos e cartilhas digitais para educação em saúde e entre outros. Conclusão: 
Conclui-se que há diversas tecnologias que poderiam ser incorporadas no serviço de saúde para facilitar o procedimento, diminuir risco ao paciente e entre outros benefícios. Assim, a enfermagem deve aumentar os seus estudos científicos do benefício da tecnologia digital no auxílio de banhar o paciente.   

Palavras-Chave:  Cuidados de Enfermagem, Banhos e Tecnologia  

 

INTRODUÇÃO E SITUAÇÃO PROBLEMA

 

Os hábitos de higiene foram modificando com o passar do tempo, mas até mesmo as civilizações antigas já correlacionavam o banho como propriedades higiênicas e terapêutica, também estando presente em religiões e rituais. A medicina Hipocrática considerava o banho um tratamento para restabelecer o equilíbrio pois para ele a água trazia efeitos benéficos e purificava a alma lavando e revigorando o ser. Na idade média o banho estava mais relacionado ao status social do que a higiene. Já no final do século XIX e início do século XX, com os avanços da microbiologia o movimento higiênico tomou força (1).  

Alinhada nesta mesma época a precursora da Enfermagem Moderna modificou a realidade dos hospitais trocando um ambiente frio, sujo onde as pessoas eram deixadas para morte por um lugar limpo, organizado onde a higiene prevalecia. Florence com sua teoria ambientalista modificou o tratamento com os doentes, trazendo limpeza do ambiente, diminuição de ruídos, iluminação e hábitos de higiene. Assim, Nightingale mostrou através da estatística seus feitos e o quanto suas medidas eram importantes para recuperação do doente e na prevenção de infecção hospitalar (2).  

Nos dias de hoje, a higiene e o banho é uma necessidade humana básica, e está presente em diversas culturas (1). Assim, a enfermagem que possui como problema ou diagnóstico de enfermagem “capacidade para executar a higiene prejudicada” ou diversos outros diagnósticos que vão requerer como intervenção de enfermagem banhar o paciente. Para que esse procedimento ocorra a equipe de enfermagem necessita de diversos saberes científicos e de tecnologias.

Assim é importante classificarmos tecnologia em saúde como tecnologia leve, leve – dura e dura. A tecnologia leve está diretamente relacionada as relações interpessoais. A tecnologia leve – dura é aquele conhecimento sistematizado como clínica médica e cirúrgica, e pôr fim a tecnologia dura é aquela que envolve material e máquinas que nos auxiliam ou facilitam nas nossas atividades diárias (3).

O universo digital nos possibilita pôr em prática todos os tipos de tecnologias supracitados. Pela tecnologia digital é possível estabelecer um relacionamento, passar e realizar funções de saberes já estruturados e o equipamento em si para o funcionamento. As tecnologias digitais utilizadas no setor da saúde têm vantagens bem conhecidas.

Objetivo: buscar na literatura científica professional as tecnologias digitais, suas características e sua finalidade de uso as quais podem otimizar a intervenção de enfermagem banhar o paciente (código CIPE®: 10045986), bem como ter um impacto positive sobre os resultados terapêuticos do(a) paciente de alta complexidade.

QUESTÃO PRÁTICA: com base em evidência, qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem bnhar o paciente (código CIPE®: 10045986) para o(a) paciente de alta complexidade sob cuidados intensivos? 

 

Quadro 1  - Estratégia de PICOT. Niterói, 2021.

Acrônimo

Descrição

Componente da questão prática

P

Paciente de alta complexidade & adulto/idoso

com o diagnóstico Capacidade para Executar a Higiene, Prejudicada (10000987) CIPE®/SNOMED CT

diagnóstico CIPE®/SNOMED CT: um rótulo atribuído pela(o) enfermeira(o) que toma uma decisão acerca do(a) paciente após a avaliação/histórico de enfermagem

I

ação realizada em resposta a um diagnóstico de

enfermagem de modo a originar um resultado de

Enfermagem (ICN 2001).

Banhar o paciente (código CIPE®: 10045986) https://www.icn.ch/sites/default/

files/inline-files/icnp-brazil

C

Não há.

Não há

O

medida ou estado de um diagnóstico de Enfermagem em pontos temporais após uma intervenção de Enfermagem (ICN 2001)

Por evidências cientificas a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem banhar o paciente

T

Máximo 7 dias de internação em UTI

Percurso Crítico: 7 dias

Fonte:  Gonçalves & Cruz, 2021.

 

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de revisão sistematizada da literatura. Esse tipo de revisão possibilita sintetizar pesquisas disponíveis sobre determinado assunto e orienta a prática baseada em evidência. A revisão sistematizada da literatura possui etapas importantes a serem seguidas como:  formular uma questão de pesquisa; produzir um protocolo de investigação e efetuar o seu registo; definir os critérios de inclusão e de exclusão; desenvolver uma estratégia de pesquisa; selecionar os estudos; avaliação da qualidade dos estudos; Extração e síntese dos dados; e pôr fim a publicação e Disseminação dos resultados (4).

Os critérios de inclusão traçados para realização deste estudo foi textos na integra, dentro da proposta do estudo desenhada pela estratégia PICOT e ser publicado entre o ano de 2013 a 2021. Já os critérios de exclusão se deram com os textos incompletos, com necessidade de custeio para acessá-los.

A busca foi realizada de 15 de outubro de 2021 a 5 de novembro do mesmo ano. A busca ocorreu em bases de dados online como a Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-americano e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (Medline), Base de dados de Enfermagem (BDenf) e por fim no google acadêmico.

Como método de busca, utilizaram-se alguns Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) do Portal Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), aplicando-se os operadores booleanos or/and. Os descritores selecionados foram: tecnologia; banhos; higiene.

Com os descritores tecnologia digital AND banho OR higiene apareceram poucos estudos e não estavam dentro dos critérios de inclusão, então foi ampliado os descritores para tecnologia AND banho OR higiene surgindo uma maior quantidade de artigos. Com a leitura dos títulos, resumos e exclusão das repetições foram eleitos 39 artigos, que com a leitura completa foram selecionados 10 textos para análise e discussão.

 

RESULTADOS

 

Após a análise minuciosa e uma leitura crítica dos artigos selecionados, foi realizada a síntese de evidências científicas num quadro contendo atores, data de publicação e país; objetivo da pesquisa; população/ amostra; tipo do estudo; principais recomendações; e por fim o nível de evidência. Sendo utilizado a classificação Nível de Evidência Científica por Tipo de Estudo - “Oxford Centre for Evidence-based (5).

Os estudos predominam os brasileiros com sete estudos, um alemão, um peruano, e um australiano. Com mais densidade no final da década com oito estudo a partir de 2015 e um de 2013 e outro de 2014.

 

Quadro 2  - Publicações encontradas. Niterói, 2021.

Autor(es), Data &

País

Objetivo da pesquisa

População/

amostra

Tipo do estudo

Principal(is) recomendação (ões)

Nível de evidência

Lopes JL, Baptista RCN, Domingues TAM, Ohl RIB, Barros ALB. 2020, Brasil.

Elaborar e validar um vídeo sobre a técnica do banho no leito direcionado aos profissionais e estudantes de enfermagem.

Três

docentes da disciplina Enfermagem Fundamental e

quatro enfermeiros assistenciais com pelo menos

dois anos de experiência em ambiente hospitalar.

Elaboração e validação do roteiro, gravação e avaliação

do vídeo.

O vídeo foi elaborado e

validado.

Espera-se que este vídeo

contribua para formação profissional e o aprimoramento

do conhecimento e habilidades de estudantes de

enfermagem.

5

 

Soplopuco HV,

Toledo MLM,

Ñopo PC. 2019, Peru.

Avaliar a eficácia e segurança, bem como os documentos relativos à decisão de cobertura do dispositivo de retirada e esfoliação corporal pré-umedecido para higiene do paciente.

Busca nas principais bases de dados bibliográficas avaliação de tecnologia em saúde (HTA) e diretrizes de prática clínica (CPG).

Revisão sistemáticas.

Em relação à preferência dos pacientes e cuidadores de saúde, evidencia-se

que mais de 60% preferem o uso desses dispositivos em relação ao procedimento de

banheiro tradicional.

3B

 

Backes DS, Gomes CA,

Pereira SB,

Teles NF, Backes MTS. 2017, Brasil.

Conhecer os benefícios da Banheira Portátil como tecnologia para o banho de leito em pacientes acamados.

30 entrevistas com pacientes,

familiares e profi ssionais diretamente envolvidos no banho de leito, realizado por meio da Banheira Portátil, em pacientes

acamados.

Pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritiva.

A Banheira Portátil se constitui em tecnologia agregadora, à medida que possibilita a melhora clínica do estado geral do paciente e ao transcender práticas

tradicionais mecanizadas pelo alcance de práticas avançadas de cuidado de enfermagem.

2B

 

Friesen EL, Theodoros DG, Russell TG.

2015, Australia.

Descrever o desenvolvimento, construção e validação inicial de conteúdo de um questionário eletrônico para testar a usabilidade de uma cômoda de chuveiro móvel para essa população.

7 Adultos em reabilitação de lesão medular e 8 terapeutas ocupacionais ajudaram na construção do questionário na questão de usabilidade.

Abordagem de métodos mistos.

O questionário digital testa a usabilidade do chuveiros móveis da perspectiva de adultos com lesão da medula espinhal e pode ser usado para solicitar feedback durante o projeto, avaliação, prescrição e uso contínuo de do chuveiro móvel. Mais estudos avaliando as propriedades psicométricas do questionário digital, incluindo estudos com usuários de chuveiros moveis, são necessários.

5

 

Brasil. Ministério da Saúde. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.

2013,

Brasil.

Incorporar cadeira de rodas para banho em

concha infantil, cadeira de rodas para banho com encosto reclinável e cadeira de rodas

para banho com aro de propulsão na tabela do SUS.

Sem amostra.

Incorporação de tecnologia.

Torna pública a decisão de incorporar a incorporação da cadeira de rodas para banho em concha infantil, cadeira de rodas para banho com encosto reclinável e cadeira de rodas para banho com aro de propulsão na tabela de órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico do Sistema único de Saúde (SUS).

5

 

Sptiz VM, Santos L, Reis F, Oliveira AP, Silva MÊS, Machado D. 2018, Brasil.

Construir um algoritmo para sistematização das etapas do banho no leito tradicional no paciente adulto internado com síndrome coronariana aguda.

Construção do algoritmo.

Estudo de desenho descritivo.

O algoritmo fragmentou-se em duas partes: avaliação e tomada de decisão sobre a temperatura da água a ser empregada no banho e a execução do banho. Esta última foi dividida em três subpartes: higienização dorsal, lateral e finalização, com tempos de execução específicos. O algoritmo foi um projeto inovador, podendo ser utilizado tanto na prática assistencial quanto como ferramenta educacional. A etapa subsequente será a validação por experts.

5

 

Werner C, Kardaris N, Koutras P, Zlatintsi A, Maragos P, Bauer JM, Hauer K.

2019,

Alemanha.

Avaliar os efeitos de um treinamento de usuário em interação humano-robô baseado em gestos entre um robô de banho auxiliar e usuários de robôs idosos em potencial.

Vinte e cinco idosos com deficiência para banho.

Estudo quase-experimental, de grupo único.

O desempenho gestual e taxa de reconhecimento de comando do robô, melhorou significativamente com o treinamento. Melhorias no desempenho gestual e reconhecimento de comando do robô foram altamente associadas entre si. Os participantes com menor desempenho gestual inicial e maior ansiedade gerontecnológica se beneficiaram mais com o treinamento.

O treinamento em interação humano-robô baseada em gestos com um robô de banho auxiliar é altamente benéfico para a qualidade dos comandos gestuais de usuários mais velhos, levando a reconhecimento de comando do robô, integrado ao robô e, portanto, a um interação humano-robô geral melhorado.

4

 

Lôbo ABAP, Santos SEM, Mesquita Junior LC,

Fernandes RM,

Santos MP, Reis FF, Silva MÊS,

Oliveira AP, Lima DVM.

2020,

Brasil.

 

 

Identificar as alterações hemodinâmicas e / ou oximétricas decorrentes das três técnicas de banho no leito em cardiopatas internados em Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica.

18 Pacientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca.

Ensaio clínico cruzado.

O banho no leito com água a 42,5 ° C, com frasco de água destilada aquecida e lenços umedecidos, em pacientes pós-cirurgia cardíaca internados em UTI, não acarreta alterações significativas nas variáveis ​​oxi-hemodinâmicas.

2B

 

Pereira LC, Rosa VAO.

2014,

Brasil

Desenvolver um aparato portátil e compacto para a realização de banhos no leito hospitalar.

Um aparato capaz de armazenar, aquecer e ofertar a água para o banho de forma portátil e ergonômico.

 

Produção de produto.

As vantagens deste aparato estão relacionadas com a rapidez do procedimento técnico da higiene e a melhor postura ergonômica

dos funcionários. Além disso, é fácil de ser utilizado e transportado, é lavável e de baixo custo.

5

 

Sousa VLP, Moreira ACA,

Fernandes MC, Silva MAM,

Teixeira IX, Dourado Júnior FW.

2021,

Brasil.

 

Construir e validar uma cartilha educativa para banho e higiene do idoso em

domicílio.

30 cuidadores.

Validação por juízes especialistas (11 enfermeiros).

A cartilha foi validada com

êxito, podendo ser considerada no contexto da educação em saúde, colaborando com uma

prática adequada e segura do banho e higiene de idosos em domicílio.

5

 

Fonte:  Gonçalves & Cruz, 2021.

 

 

 

DISCUSSÃO

 

A enfermagem vem acompanhando os avanços tecnológicos e implementando tecnologias no seu processo de cuidado, a fim de facilitar e diminuir danos ao paciente durante a implementação de uma determinada intervenção, sendo a tecnologia um pilar para segurança do paciente (6).

Os estudos encontrados mostram bem isso, com a utilização do monitor multiparamétrico. Que é uma tecnologia que já é utilizada para monitorizar diversos parâmetros hemodinâmicos como frequência e ritmo cardíaco, saturação de oxigênio no sangue, frequência de pulso e sua amplitude, pressão arterial sistêmica e pressão média, temperatura corporal, frequência e ritmo respiratório e entre outros parâmetros. Tudo isso, são parâmetros que a equipe de enfermagem consegue extrair através de dados para compreender a melhor forma de banhar o paciente em situações clínicas crítica (6)(7).

A prescrição da intervenção de enfermagem banhar o paciente é algo complexo, o enfermeiro deve avaliar diversos fatores e parâmetros e utilizar do seu raciocínio clínico para prescrição de tal intervenção. Principalmente quando se trata de pacientes cardiopatas ou com síndrome coronariana aguda, pois é recomendado repouso no leito por no mínimo 72h após evento coronariano e a tomada de decisão do enfermeiro deve ser pelo início do plantão. Assim a utilização de algoritmos para auxiliar o Enfermeiro na tomada de decisão a respeito de banhar o paciente é inovador, e na forma digital faz isso se tornar mais rápido e dinâmico (7).

As tecnologias estão inseridas no cotidiano de cada indivíduo, desde um simples ver as horas até uma atividade mais complexa. Assim, as tecnologias digitais só têm a contribuir na facilitação da aprendizagem e multiplicação do conhecimento. O uso desse recurso proporciona autonomia no processo de aprendizagem do próprio conhecimento. Assim, com o crescimento da internet o uso dessas tecnologias se torna cada vez mais barato, superando as barreiras geográficas e democratizando o acesso à informação. Com isso, a educação em saúde vem se apropriando cada dia mais dos recursos tecnológicos (8).  

Dito isso, os estudos encontrados mostram o uso de tecnologias para ensinar a realização de banhar o paciente. Esse é um procedimento complexo com múltiplas etapas e que requer muito conhecimento científico. Por isso, necessita uma equipe bem treinada e com pensamento crítico a respeito da intervenção a ser realizada. Desse modo, vídeo e cartilhas digitais podem facilitar no aprendizado dos executores com informações corretas e confiáveis, evitando erros ou ações que levem a riscos ao paciente. Esses recursos podem ser úteis, também, no processo de formação de futuros técnicos de enfermagem e enfermeiros, aprimorando habilidades e o conhecimento técnico e científico (9)(10).

Um campo importante que a tecnologia digital vem sendo utilizada é a da qualidade em serviço, no qual o estudo valida um questionário eletrônico para testar a usabilidade de uma cômoda de chuveiro móvel. Pois, somente quem pode aprovar e dar um feedback do banho é o próprio usuário/paciente do serviço prestado pela enfermagem. Assim, questionários eletrônicos podem ser utilizados e difundidos cada vez mais para avaliação de produtos médicos, no seu uso em curto e longo prazo, fornecendo dados consistente para tomada de decisão clínica da melhor tecnologia a ser utilizada (11).

O banho é uma atividade diária e cada um possui seu jeito diferente de passar por esse momento, um dia lavamos a cabeça no outro não, por exemplo. Quando internado, o paciente pode necessitar de tomar banho no leito e isso pode gerar diversas reações no paciente como baixa da autoestima, sentimento de incapacidade, vergonha entre outros. Já os profissionais de enfermagem acabam colocando esse procedimento em uma rotina e tornando o processo mecanizado (12).

Uma nova tecnologia pode ser importante para quebrar paradigmas e até mesmo aumentar a autoestima da equipe de enfermagem na realização desse procedimento. Como aumentar a autorrealização do paciente, aliviar a dor, relaxamento muscular e diversos outros sentimentos que pode ser gerado por sermos seres individuais e subjetivos. O estudo da banheira portátil, aonde o chuveiro vai até o leito do paciente trouxe grandes benefícios para os pacientes, familiares e para equipe de enfermagem a respeito de um nova maneira de banhar o paciente de forma individual e singular (12).

O processo de banhar o paciente pode trazer diversas repercussões hemodinâmicas para o paciente. A hipotermia é um fator causado por múltiplos fatores durante o banho, seja pela temperatura da água ou pela troca de calor com o ambiente frio. Os mecanismos que armazenam e aquecem as vezes são inseguros para o trabalhador e para o paciente. Assim um aparato que armazena e oferta água aquecida na temperatura adequada para cada situação clínica do doente é algo fundamental e que facilita muito o processo terapêutico e de recuperação do paciente crítico (13).

Por fim, com base em evidências cientificas, possuímos diversos tipos de tecnologias digitais que podem facilitar ou melhorar a intervenção de enfermagem banhar o paciente de alta complexidade sob cuidados intensivos. Como anteriormente os aparatos de aquecimento e armazenamento de água podem ajudar na conduta clínica no tratamento da hipotermia e na hipertermia, vídeos e cartilhas digitais para democratizar a informação e capacitar equipe e futuros profissionais a realizarem a intervenção banhar o paciente. Sendo essas tecnologias digitais que facilitam muito o processo de enfermagem, do diagnóstico de enfermagem Capacidade para Executar a Higiene, Prejudicada a intervenção banhar o paciente (6,7, 9, 10, 13).

 

CONCLUSÃO

 

O paciente em cuidados críticos na maioria das vezes vai ser diagnosticado pelo enfermeiro com “capacidade para executar a higiene, prejudicada” e isso vai requerer intervenções específicas como banhar o paciente. Assim, podemos concluir que há diversas tecnologias que poderiam ser incorporadas no serviço de saúde para facilitar o procedimento, diminuir risco ao paciente, proporcionar maior bem-estar, aliviar a dor sem o uso de medicamentos, relaxamento muscular, proporcionar autoestima e autorrealização.

Cabe a reflexão que a tecnologia digital vem aumentando e a enfermagem deve se empoderar desses recursos para facilitar o seu processo de enfermagem e agregar a segurança do paciente.

A rotina do banho no leito deve incomodar a equipe de enfermagem, para que ocorra o pensamento crítico para mudar a realidade e criar tecnologias digitais para auxiliar a banhar o paciente. Assim transcendendo de práticas mecanizadas para um cuidado de enfermagem avançado, tornando o procedimento individual para cada ser humano e seguro.

Assim, a enfermagem deve aumentar os seus estudos científicos a respeito dos custos e benefício de incorporação de tecnologia em saúde para comprovar por números o benefício da tecnologia digital no auxílio de banhar o paciente.   

 

REFERÊNCIAS

1. Martínez FJM, Gómez CIG, Susarte AMH. Evolución histórica de la higiene corporal: desde la edad antigua a las sociedades modernas actuales. Cultura de los Cuidados [Internet] 2016 [cited 2021 dez 14] (Edición digital), 20( 46): 115-126. Available from: https://www.researchgate.net/publication/312576138_Evolucao_historica_da_higiene_pessoal_desde_os_tempos_antigos_para_as_sociedades_modernas_actuais Doi: http://dx.doi.org/10.14198/cuid.2016.46.11

2. Martins DF, Benito LAO. Florence Nightingale e as suas contribuições para o controle das infecções hospitalares. Universitas: Ciências da Saúde [Internet]. 2016 [cited 2021 dez 14]; 14(2): 153-166. Available from: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/cienciasaude/article/view/3810/3274  Doi: 10.5102/ucs.v14i2.3810

3. Grabois V.  Gestão do cuidado. In: Gondim R, Grabois V, Mendes Junior WV, organizadores. Qualificação dos Gestores do SUS. Fiocruz/ENSP/EAD [Internet]. 2011 [cited 2021 dez 14]; 2. ed.: 153 – 190.  Available from: http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_320215091.pdf

4. Donato H, Donato M. Etapas na Condução de uma Revisão Sistemática. Revista Científica da Ordem dos Médicos [Internet] 2019 [cited 2021 dez 14]; 32(3):227-235. Available from: https://core.ac.uk/download/pdf/195808557.pdf Doi: https://doi.org/10.20344/amp.11923

5. Oxford Centre for Evidence-based Medicine: levels of evidence (March 2009) [Internet]. 2009 Mar [cited 2021 dez 5]. Available from: http://conitec.gov.br/images/Artigos_Publicacoes/Oxford-Centre-for-Evidence-Based-Medicine.pdf

6. Lôbo ABAP, Santos SEM, Mesquita Júnior LC, Fernandes RM, Santos MP, Reis FF, et al. Oxyhemodynamic effectiveness of three types of bed baths for patients with severe heart disease: crossover. Research, Society and Development [Internet]. 2020 [cited 2021 dez 14]; 9(8): 1- 18. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6249/6057 Doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6249

7. Sptiz VM, Santos L, Reis F, Oliveira AP, Silva MÊS, Machado D. Banho no leito de pacientes com sindrome coronariana aguda: descricao de algoritmo. [internet] 2018. [cited 2021 dez 05]. Available from: https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA627070400&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=16764285&p=HRCA&sw=w&userGroupName=anon~2b18079b&inPS=true Doi: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20186190

8. Farias QLT, Rocha SP, Cavalcante ASP, Diniz JL, Ponte Neto AO, Vasconcelos MIO. Implicações das tecnologias de informação e comunicação no processo de educação permanente em saúde. Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde [Internet]. 2017 [cited 2021 dez 14]; 11(4): 1-11. Available from: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24033/2/13.pdf

9. Lopes JL, Baptista RCN, Domingues TAM, Ohl RIB.; Barros ALBl. Elaboração e validação de um vídeo sobre banho no leito. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2020 [cited 2021 nov 01]; ;28:e3329. Available from: http://www.revenf.bvs.br/pdf/rlae/v28/pt_0104-1169-rlae-28-e3329.pdf Brasil Doi: 10.1590/1518-8345.3655.3329 Doi: 10.1590/1518-8345.3655.3329

10. Sousa VLP, Moreira ACA, Fernandes MC, Silva MAM, Teixeira IX, Dourado Jr FW. Tecnologia educacional para banho/higiene do idoso em domicílio: contribuição para o saber-fazer dos cuidadores. Rev Bras Enferm [Internet]. 2021 [cited 2021 dez 14]; 74(Suppl2):e20200890. Available from:https://www.scielo.br/j/reben/a/BCsVvd8vZxjDWKYMMffYX5N/?format=pdf&lang=pt Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0890

11.Friesen EL, Theodoros DG, Russell TG. Development, Construction, and Content Validation of a Questionnaire to Test Mobile Shower Commode Usability. Top Spinal Cord Inj Rehabil [Internet].2015 [cited 2021 dez 01]; 21 (1): 77–86. Available from: https://meridian.allenpress.com/tscir/article/21/1/77/190780/Development-Construction-and-Content-Validation-of doi: https://doi.org/10.1310/sci2101-77

12. Backes DS, Gomes CA, Pereira SB, Teles NF, Backes MTS.  Banheira portátil: tecnologia para o banho de leito em pacientes acamados. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 [cited 2021 dez 14]; 70(2): 382-387. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/gDg7kmd5cLpzV5JMRQsFxpt/?format=pdf&lang=pt Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0178

13. Pereira LC, Rosa VAO, Gonçalves RS.  Desenvolvimento de um Aparato de Banho para ser Aplicado em Leitos de Hospitais. 12th Latin American and Caribbean Conference for Engineering and Technology. Guayaquil [Internet]. 2014 [cited 2021 dez 14]; 1-10 Available from: http://www.laccei.org/LACCEI2014-Guayaquil/StudentPapers/SP049.pdf

 

 

 

 

 





JSNCARE
Share |