What is the best digital technology for nursing intervention in the administration of antibiotics? - Systematized Literature Review

 

Qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem na administração de antibióticos? - Revisão Sistematizada da Literatura

Michelle Cristina Ferreira Soares1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz2

Enfermeira, aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos com ênfase em cliente Adulto/Idoso. Universidade Federal Fluminense (UFF). michelle_adr@hotmail.com

Doutora, professora. Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

ABSTRACT
Objective: to search the professional scientific literature for digital technologies, their characteristics and purpose of use for intervention in the administration of antibiotics (CIPE® code: 10002383). Methods: this is a Systematized Literature Review, with a search for articles in the electronic databases PubMed, Virtual Health Library (BVS) and Scientific Electronic Libary Online (SciELO), from May to October 2022, according to the PICOT methodology.With a selection of 10 (ten) articles for its realization. Results: with the selected articles, technologies are increasingly being used in hospitals, which have contributed a lot to the performance of nursing, whether for nursing processes, for the administration of information about patients, as well as for the administration of antibiotics and patient safety, in order to obtain better control and quality in administration. Conclusion: given the adverse situations that the administration of antibiotics can weaken the patient's safety, technology has contributed to the increase of promotion and prevention measures in this administration.

Keywords: Nursing intervention; digital technology; drug safety; administration of antibiotics.

RESUMO

Objetivo: buscar na literatura científica profissional as tecnologias digitais, suas características e finalidade de uso para a intervenção na administração de antibióticos (código CIPE®:10002383). Métodos: trata-se de uma Revisão Sistematizada da Literaturacom busca de artigos nas bases de dados eletrônicas PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Libary Online (SciELO), no período de maio a outubro de 2022, de acordo com a metodologia PICOT. Com seleção de 10 (dez) artigos para sua realização. Resultados: com os artigos selecionados as tecnologias vêm cada vez mais sendo usuais nos hospitais, que muito tem contribuído para a atuação da enfermagem, seja para os processos de enfermagem, para administração das informações sobre os pacientes, bem como, para a administração de antibióticos e segurança do paciente, de modo a obter melhor controle e qualidade na administração. Conclusão: diante das situações adversas que a administração de antibióticos pode fragilizar a segurança do paciente, a tecnologia tem contribuído para o aumento de medidas de promoção e prevenção nesta administração.

Palavras-Chave: Intervenção de enfermagem; tecnologia digital; segurança em medicamentos; administração de antibióticos.

INTRODUÇÃO E SITUAÇÃO PROBLEMA

No setor de saúde, as tecnologias têm sido amplamente utilizadas, dadas suas vantagens, em especial em Unidades de Terapias Intensivas (UTI’s), uma vez que para o cuidado ao paciente crítico necessita-se de tecnologias específicas, bem como, a exigência do profissional de enfermagem em equipamentos, métodos, práticas e procedimentos, para tanto, este profissional deve, necessariamente, ser munido de conhecimentos e habilidades1.

Neste sentido, de acordo com Guirra e Cruz2, a complexidade do cuidado ao paciente crítico exige que o profissional de enfermagem tenha conhecimentos técnicos e científicos, sobretudo, que seja conhecedor das tecnologias, para que assim, este seja capaz de promover tratamentos de forma eficaz, e, assim, facilite os procedimentos em saúde, participando ativamente na escolha de melhores alternativas para a prevenção, intervenção e cuidado, afinal, a enfermagem tem este papel na relação saúde e doença.

A respeito das tecnologias, importante se faz classificá-las em leve, leve-dura e dura. Sendo a primeira direcionada as relações pessoais, a segunda se relaciona com o conhecimento sistematizado em relação à clínica médica e cirúrgica, por fim, a terceira diz respeito aos materiais e máquinas utilizadas e que facilitam o cotidiano da atuação. O cenário digital oportuniza profissionais da saúde a colocar em prática todos os tipos de tecnologias usuais. Em assim, estabelecer um relacionamento, com o uso de saberes estruturados e a funcionalidade do equipamento. E a gestão destas tecnologias passam a ser prioridade nas unidades de saúde, para que a qualidade no cuidado prestado seja alcançada. No entanto, se tornam um desafio para profissionais e gestores da saúde, dada sua complexidade, e necessidade de conhecimentos específicos3,4.

No contexto, do trabalho da enfermagem são inúmeras as vantagens da tecnologia, mas, assim, um estudo chama atenção para a utilização desta no registro dos pacientes, que para a atuação no setor, este se faz importante, para que as informações do paciente sejam registradas, e assim, seguir os passos: histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento, intervenção e avaliação do cuidado5.

Para a adminitração de antibióticos, a recomendação é o uso de intervenções digitais a partir de diretrizes internacionais. Se antes esta adminitração era realizada no papel, atualmente vem gradualmente informatizando, dada a implementação da tecnologia da informação e comunicação em unidades hospitalares. Os quais podem ser superados a partir de  sistemas computadorizados de entrada de pedidos de fornecedores ou sistemas eletrônicos registros médicos, os quais são capazes de melhor controle por parte de uma equipe de administração antimicrobiana, para identificar pacientes em uso antimicrobianos, inserir notas, documentar e comunicar recomendações aos usuários6. Dada sua complexidade, o preparo e administração de medicamentos, exige conhecimento específico, tempo de trabalho e alto nível de atenção, é de responsabilidade da equipe de enfermagem.  Uma vez que a resposta ao tratamento vai depender da forma como este é prescrito e administrado7.

A tecnologia digital é importante na administração de antibióticos para a segurança do paciente, uma vez que esta minimiza a possibilidade de erros, tais quais estão entre os principais eventos adversos relacionados ao cuidado, e que são passíveis de serem evitados. E, assim, com a tecnologia ocorre um aumento nas medidas de promoção e prevenção na administração de medicamentos7.

Mas isso, demanda conhecimento, é preciso que a enfermagem seja conhecedora dos fármacos, seja familiarizada com os medicamentos e os problemas que possam ocorrer durante o processo de medicação. Saber buscar em protocolos e livros caso preciso, ter habilidades e competências na atuação e conhecer seu papel e da equipe multidisciplinar, onde ocorre atuação individual e coletiva sempre em prol de atender ao objetivo, que é a eficácia do tratamento8. No processo assistencial, o enfermeiro é responsável pela promoção da segurança do paciente, dada seu papel de coordenação da assistência de enfermagem. Com a complexidade de seu papel na assistência, o profissional de enfermagem deve, necessariamente, ser capacitado, para que desfechos indesejados sejam minimizados, e, assim garantida a qualidade do cuidado prestado9.

A tecnologia na área de saúde tem engrandecido o trabalho de profissionais de saúde e de enfermeiros, pois, com registros eletrônicos de saúde e tecnologia da informação em saúde, os hospitais têm desenvolvido melhor fluxo de trabalho, consequentemente, melhor tomada de decisões e segurança do paciente10

Objetivo: buscar na literatura científica profissional as tecnologias digitais, suas características e finalidade de uso para a intervenção na administração de antibióticos (código CIPE®:10002383).

Questão prática: Com base em evidência, qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem na administração de antibióticos?

Quadro 1 - Estratégia de PICOT. Niterói, 2022.

Acrônimo

Definição

Componente da questão prática

P

Intervenção de Enfermagem

Administração de antibióticos  (código CIPE®:10002383)

I

Prescrição

Controle e segurança na administração de antibióticos

C

Controle ou comparação

Não se aplica

O

Resultados

Segurança e qualidade na administração de antibióticos

T

Tempo

7 dias

Fonte: Elaborado pela autora.

 

METODOLOGIA 

Revisão Sistematizada da Literatura, entre os meses de maio a outubro de 2022, nas bases de dados eletrônicas PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando termos de busca controlados (intervenção de enfermagem, tecnologia digital, segurança em medicamentos, administração de antibióticos / nursing intervention, digital technology, medication safety, antibiotic administration), descritores operadores booleanos (OR e AND). Combinação dos componentes da estratégia PICOT: (P) AND (I) AND (C) AND (O) AND (T).

 

RESULTADOS

O quadro a seguir apresenta uma síntese de evidências científicas nas bases de dados eletrônicas utilizadas na seleção dos materiais para a construção deste artigo. 

Quadro 2:Publicações localizadas nas bases virtuais. Niterói, 2012.

 

Autores, Ano e País.

Objetivo da Pesquisa

População

/amostra

Tipo de Estudo

Principais recomendações

Nível de evidência

Fagundes FSC. 2020 - Brasil.

Buscar na literatura científica profissional as tecnologias digitais, suas características e sua finalidade de uso para otimizar a intervenção de enfermagem com nutrição enteral em UTI.

----------

Revisão Sistematizada da Literatura, de acordo com a metodologia PICOT.

Não foi possível identificar qual a melhor tecnologia, pois é baseada em um conjunto de tecnologias que se complementam, entretanto, enfatiza-se a importância do preparo clínico do enfermeiro no tratamento de pacientes em uso de terapia nutricional enteral, permitindo uma assistência de enfermagem segura, eficiente, qualificada, humanizada e confortável.

 

2C

 

Guirra LA.2022 - Brasil.

Buscar na literatura científica profissional as tecnologias digitais, suas características e sua finalidade de uso as quais podem otimizar a intervenção de enfermagem no cuidado com local de dispositivo invasivo (código CIPE®:10031592), bem como ter impacto positivo sobre os resultados terapêuticos do paciente de alta complexidade.

----------

Revisão Integrativa Computadorizada.

Manter-se atualizado e reciclar suas habilidades é algo indispensável na área da saúde, afinal com as diferentes tecnologias que surgem para evitar as complicações decorrentes da inserção e manutenção de cateter vascular é necessário que os profissionais possuam uma atualização constante, afim de minimizar o risco de erros em seus atendimentos no cuidado com o acesso vascular e trabalhem de forma sincronizada e consistente com o objetivo de garantir uma assistência segura aos pacientes. 

 

2C

 

Gonçalves MBS.2022 - Brasil.

Buscar na literatura científica profissional as tecnologias digitais, suas características e sua finalidade de uso as quais podem otimizar a intervenção de enfermagem banhar o paciente (código CIPE®: 10045986), bem como ter um impacto positivo sobre os resultados terapêuticos do(a) paciente de alta complexidade.

----------

Revisão Sistematizada da Literatura.

A enfermagem deve aumentar os seus estudos científicos a respeito dos custos e benefício de incorporação de tecnologia em saúde para comprovar por números o benefício da tecnologia digital no auxílio de banhar o paciente.  

 

2C

 

Oliveira JKA et al. 2017 -  Brasil.

Avaliar a conformidade da prática assistencial da equipe de enfermagem durante a administração de medicamentos por cateter vascular central.

3402 observações de administrações de medicamentos

Estudo Descritivo, Prospectivo, Observacional.

Com a implementação dessas medidas, é possível desenvolver e implantar uma cultura de segurança nas atividades multiprofissionais, principalmente nas atividades assistenciais de enfermagem.

 

2C

 

Silva e Araújo. 2019 -  Brasil.

Planejar, desenvolver e avaliar um software para sistematizar os registros, concernentes aos usuários de uma enfermaria de clínica médica, em um hospital universitário.

----------

Estudo aplicado com produção tecnológica, por meio de três etapas consecutivas: 1) Planejamento do software; 2) Desenvolvimento do software; 3) Avaliação do software.

 

O software concebido para sistematizar os registros de enfermagem, mostrou-se uma experiência exitosa, cuja concepção foi baseada no planejamento, desenvolvimento e avaliação de uma TIC na enfermaria de clínica médica. Além disso, todo o processo envolvido nesse projeto ocorreu sem custos à instituição, sendo possível a sua posterior aplicação em outros setores.

2C

 

Dort et al. 2022 - Brasil.

Fornecer uma visão sistemática e síntese de evidências sobre a eficácia das intervenções digitais para melhorar a prescrição e monitoramento de antimicrobianos em hospitais.

 

----------

Várias bases de dados foram pesquisadas a partir de 2010.

 

As intervenções digitais reduzem o uso de antimicrobianos e melhoram a adequação antimicrobiana em hospitais, mas não é possível tirar conclusões firmes sobre o grau em que os diferentes tipos de intervenções digitais alcançam esses resultados.

 

2C

 

Silva et al. 2022 - Brasil.

Identificar na literatura estratégias eficazes na prevenção de danos e promoção da segurança do paciente na administração de medicamentos.

Análise de 33 artigos

Revisão Integrativa da Literatura.

Diante das situações que podem fragilizar a segurança do paciente, tem-se trabalhado a fim de aumentar as medidas de promoção e prevenção na administração de medicamentos.

 

2C

 

Moraes e Almeida. 2021 - Brasil.

Relatar a construção de uma tecnologia para orientação da equipe de enfermagem em relação ao preparo e
administração de medicamentos injetáveis usados no contexto hospitalar.

----------

Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de abordagem metodológica.

Provocou-se transformações educacionais, assistenciais e gerenciais relacionadas à gestão de riscos e gestão dos cuidados de enfermagem.

 

2C

 

Cestaril et al.

2017 -  Brasil.

Identificar as tecnologias utilizadas pelo enfermeiro para promoção da segurança do
paciente no contexto hospitalar.

20 artigos selecionados

Revisão Integrativa.

O enfermeiro é um profissional que tem se preocupado com a segurança do paciente, o que reforça a necessidade da realização de mais estudos que tenham como foco a utilização de estratégias que promovam tal prática.

 

2C

 

Huang, Brouqui e Boudjema. 2021 -  Brasil.

Esclarecer conceitos-chave e lacunas de conhecimento da tecnologia na enfermagem e no campo das doenças infecciosas.

 

 

Seis bases de dados foram pesquisadas sistematicamente.

Identificamos cinco grandes tendências em tecnologia para enfermagem e doenças infecciosas: inteligência artificial, Internet das coisas, tecnologia da informação e comunicação, tecnologia de simulação e e-learning. Nossas descobertas indicam que a tendência mais promissora é a IoT por causa dos muitos efeitos positivos validados na maioria dos estudos revisados.

 

2C

 

Fonte: Elaborado pela autora, 2022.

 

DISCUSSÃO

Estudos contaram que os erros de prescrição são passiveis de prevenção e estratégias que visem promover assistência segura. Para tanto, a atuação da enfermagem em suas atividades cotidianas, especialmente no contexto do processo de medicação, bem como, orientações de preparo, administração e uso deve ter qualidade melhorada, de modo a promover a segurança do paciente. Assim, consequentemente, influenciará nas demais etapas. Também a respeito da segurança do paciente em relação à administração de medicamentos8, outro estudo contribuiu com esta revisão sistematizada da literatura quando colocaram que as consequências da ruptura da segurança do paciente impactam não somente na saúde e vida deste, mas também no sistema de saúde, pois, ocorre aumento de tempo de internação e redução da confiança no sistema por parte do usuário. Os autores apontaram ainda o papel fundamental do enfermeiro na promoção da segurança no processo assistencial9.

A enfermagem é responsável pelo histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento, intervenção e avaliação do cuidado5. E, assim, tem um papel complexo, o qual necessariamente faz com que este profissional seja capacitado9.

A tecnologia por sua vez, vem cada vez mais crescendo nos ambientes hospitalares, tem sido utilizada para o melhor desenvolvimento do fluxo de trabalho10, Unidades de Terapias Intensivas (UTI’s), dada a necessidade de equipamentos e materiais diferenciados ao cuidado do paciente crítico1, contudo, o profissional de enfermagem deve ser devidamente capacitado, ser munido de conhecimentos e habilidades, dada as exigências tecnológicas que esses equipamentos impõe2.

As vantagens da tecnologia para a atuação da enfermagem, foram apontadas, bem como, em todo o processo de trabalho, o que demanda muitas informações, e, assim, necessita de registro de dados5, E, também foi destacada a importância das intervenções digitais a partir de diretrizes internacionais para a adminitração de antibióticos, pois, além do trabalho da enfermagem, a tecnologia digital contribui com o trabalho de toda a equipe, os quais possibilitam melhor controle e segurança aos pacientes6.

Na adminitração de antibióticos a tecnologia digital contribui para minimizar a possbilidade de erros, aumenta medidas de promoção e prevenção7.

Autores chamaram a atenção a respeito do uso das tecnologias digitais para a administração de antibióticos, colocando que as mudanças que a tecnologia da informação e comunicação exigem habilidades dos recursos humanos, em aprender, pesquisar e criar6,7.

E, finalmente, para garantir que as intervenções digitais para prescrição de antimicrobianos sejam aceitas e usadas, recomenda-se que a utilidade atenda às expectativas e que a infraestrutura apropriada esteja instalada para apoiar o uso6.

 

CONCLUSÃO

A segurança na administração de medicamentos é premissa fundamental para evitar efeitos adversos ao paciente. Contudo, é papel da enfermagem o conhecimento sobre fármacos e administração destes, contribuindo assim, para esta segurança, controle e melhor fluxo de trabalho. 

Atualmente, os hospitais contam com as tecnologias digitais, que oportunizam armazenamento de informações dos pacientes e de medicamentos como o antibiótico, equipamentos e materiais de excelência. Portanto, um estudo revelou a importancia e uma infraestrutura apropriada para a aceitação da tecnologia e do uso destes antibióticos por parte dos pacientes. Uma vez que a tecnologia digital vem cada vez mais sendo utilizada no contexto da atuação da enfermagem, e, assim, estes profissionais devem fazer uso desta de modo a facilitar seu processo de trabalho e mostrar a segurança do paciente.

Estudos apontaram também que é preciso que a enfermagem seja capacitada, que tenha conhecimentos e habilidades para atuar com todo aparato que essa tecnologia constitui, pois, seu papel em unidades hospitalares é complexo. 

Juntamente com a equipe multidiplinar, a enfermagem tem o papel de coordenação da assistência de enfermagem e, assim, é responsável pela busca de ações para que os desfechos indesejados sejam minimizados e a prestação ao cuidado seja de qualidade.

As intervenções por meio das tecnologias digitais oportunizam redução do uso de antibióticos e melhoram a adequação antimicrobiana em unidades hospitalares, porém, com este estudo não houve possibilidade de concluir qual intervenção digital é a ideal nestes casos, fazendo importante enfatizar que novos estudos sejam realizados, mas, foi possível compreender o quanto o papel da enfermagem e importante na escolha de melhores alternativas para a prevenção, intervenção e cuidado.

Finalmente, o uso de tecnologias digitais na saúde é de extrema importância, por atuar em todas as vertentes de cuidado ao paciente, capaz de resultar na facilitação do trabalho do enfermeiro, oportunizando maior precisão e agilidade nas ações, bem como, maior tempo da equipe de saúde na dedicação do cuidado. Importando dizer que na administração de antibióticos, a tecnologia digital contribui para melhor segurança e controle.

 

 

REFERÊNCIAS

1. Fagundes FSC. Qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem com tubo enteral em UTI - Revisão Sistematizada da Literatura. JournalofSpecializedNursingCare. 2022;4(1).Availablefrom:<http://www.jsncare.uff.br/index.php/jsncare/article/view/3446/911>.

2. Guirra LA. Qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem no cuidado com local de dispositivo invasivo em UTI? – Revisão Sistematizada da Literatura. JournalofSpecializedNursingCare. 2022;4(1).Availablefrom:: <http://www.jsncare.uff.br/index.php/jsncare/article/view/3450/912>. 

3. Gonçalves MBS. Qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem banhar o paciente em UTI - Revisão Sistematizada da Literatura. JournalofSpecializedNursingCare. 2022;14(1).Availablefrom: <http://www.jsncare.uff.br/index.php/jsncare/article/view/3489/928>.

4. Oliveira JKA, Rodriguez LEO, Silva LSL, Godoy S, Silva GG. Patientsafety in nursingcareduringmedicationadministration. Rev. Latino-Americana Enfermagem. 2018;26:e3017.Availablefrom:https://www.scielo.br/j/rlae/a/wnNqM4sNGTGyRhhSgGVPwpf/?lang=en>. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2350.3017.

5. Silva WM, Araújo RA. Sistematização dos registros de enfermagem por meio de um software: experiência em uma clínica médica. Rev. Enfermagem Digital Cuidado, Promoção Saúde 2019Jan-Jun;4(1):57-64.Availablefrom: <https://cdn.publisher.gn1.link/redcps.com.br/pdf/v4n1a11.pdf>.

6. Dort BAV, Carland JE, Penm J, Ritchie A, Baysari MT. Digital interventions for antimicrobialprescribingandmonitoring: a qualitative meta-synthesisoffactorsinfluencing user acceptance. 2022Sep12;29(10):1786-96.Availablefrom:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35897157/>. doi: 10.1093/jamia/ocac125.

7. Silva DS, Vieira CM, Lira MCC, Damázio SLC, Silva WM, Gouveia VA. Estratégias para segurança do paciente em erros de administração de medicamento: uma revisão integrativa RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar. 2022;3(2):e321150. Availablefrom:<https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1150>. 

8. Moraes RS, Almeida AO. Tecnologia para preparo e administração de medicamentos injetáveis usados no contexto hospitalar: contribuições da enfermagem. Enferm Foco. 2021;12(Supl.1):158-62.Availablefrom:<http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/5207/1177>. 

9.Cestaril VRF, Ferreira MA, Garces TS, Moreira TMM, Pessoa VLMP, Barboda IV. Aplicabilidade de inovações e tecnologia assistenciais para a segurança do paciente: revisão integrativa. CogitareEnferm. 2017;(22)3: e45480.Availablefrom:<https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/45480>

10.Huang F, Brouqui P, Boudjema S. How does innovativetechnologyimpactnursing in infectiousdiseasesandinfectioncontrol? A scopingreview. Nursing Open. 2021;8:2369-84.Availablefrom:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33765353/>. doi: 10.1002/nop2.863.





JSNCARE
Share |