Translating digital technology into nursing process for the patient with surgical wound care in ICU - Systematic Literature Review

 

Implantação de tecnologia digital no processo de enfermagem para a pessoa com ferida cirúrgica em UTI - Revisão Sistematizada da Literatura

Italo Eduardo da Silva Moreira1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz2

1 Enfermeiro, aluno do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos. Universidade Federal Fluminense (UFF).

2 Doutora, professora. Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

ABSTRACT
Objective: Search the professional scientific literature for experience with the implementation of the referred digital Technologies in the nurse's work with the person with the nursing diagnosis Surgical Wound Care (CIPE® code: 110032863), as well as its treatment and therapeutic results in high complexity. Methods: systematic review of the literature, with the PICO strategy, with search on the platform, Scientific Electronic Library Online (Scielo) and the Virtual Health Library (VHL) in the following databases, Lilacs, BDenf and MADLINE, for the selection of scientific publications in language, Portuguese, English, from 2014 to 2021. Results: Scientific evidence has shown the relevance of implementing recent technologies in the treatment of people with overly complex surgical wounds in the ICU. Conclusion: Technologies establish positive results in the scope of nursing work for the treatment of patients who require greater attention and specific care in their therapy, optimizing the technique by effectively promoting methods, strategies, and mechanisms through modern technologies.

 

Keywords: Nursing; Surgical wound; ICU; intensive care; Health Technologies.

RESUMO
Objetivo: Buscar na literatura científica professional experiência de implantação das referidas tecnologias digitais no trabalho da(o) enfermeira(o) junto à pessoa com o diagnóstico de enfermagem Cuidados com Ferida Cirúrgica (código CIPE®: 110032863), bem como seu tratamento e os resultados terapêuticos na alta complexidade. Métodos: revisão sistemática da literatura, com a estratégia PICO, com busca na plataforma, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nos seguintes bancos de dados, Lilacs, BDenf e MADLINE, para a seleção de publicações científicas em idioma, português, inglês, no período de 2014 a 2021. Resultados: As evidências cientificas mostraram a relevância da implementação de novas tecnologias frente ao tratamento a pessoas com feridas cirúrgicas de alta complexidade em UTI. Conclusão: As tecnologias estabelecem resultados positivos no âmbito de trabalho da enfermagem para o tratamento de pacientes que requerem maior atenção e cuidados específicos em sua terapêutica, otimizando a técnica promovendo de forma eficaz os métodos, estratégias e mecanismos através das novas tecnologias.

 

Palavras-Chave: Enfermagem; Ferida cirúrgica; UTI, cuidados intensivos; Tecnologias em Saúde.

 

 

 

INTRODUÇÃO E SITUAÇÃO PROBLEMA

As feridas cirúrgicas são feridas propositais sucedidas sob ambientes assépticos, de acordo com a precisão e com base teórica, científica, e com instrumentais apropriados para sua realização. Logo que adequadamente realizadas diminuem consideravelmente as agressões à pele e tecidos, permitindo a adesão das bordas e do seguimento da cicatrização¹.

Os procedimentos relacionados aos cuidados a saúde está cada vez mais em evolução através dos avanços das novas tecnologias que vem sendo inseridas nos diferentes âmbitos do sistema de saúde, assim, fornecendo melhor assistência de enfermagem aos pacientes de alta complexidade. O surgimento dessas tecnologias gera grandes impactos no tratamento de indivíduos com feridas cirúrgicas internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), podendo otimizar a recuperação e reabilitação desses pacientes².

Cabe salientar que os mecanismos da Tecnologia de Informação por exemplo são amplamente utilizados e eficazes para a elaboração da assistência ao paciente ao longo do processo de internação na UTI. E os métodos, que requeriam diligência e recursos, atualmente são efetuadas por ferramentas aprimoradas de alta tecnologia em diferentes tamanhos, formas e utilidades, otimizando custos, mão de obra e tempo¹.

As representações de tecnologias implicadas no seguimento de trabalho são consideradas como tecnologias, retratadas pelas junções entre profissionais, enfermeiros e usuários, por meio do desenvolvimento de vínculo, autonomização, acolhimento e gestão como método de gerir procedimentos de trabalho. Se tornando essenciais através dos equipamentos, pelas máquinas, normas, sistemas organizacionais empregadas na área da saúde, as quais indicam informações estruturados arquitetadas nos métodos de trabalho².

A evolução da tecnologia no campo da saúde tem sido crucial para o avanço do tratamento, trazendo vantagens, rendimento e melhorias no processo de assistência e tratamento dos usuários, além de traçar diagnósticos de enfermagem com uso dessas novas tecnologias, aumentado as medidas que visam melhorar os indicadores da qualidade e segurança, mas, se faz necessário a utilização de meios para que a assistência seja contínua, embasado na prática baseada em evidências, com técnica de avaliação, observância  no tratamento a partir de achados científicos, que propõem-se em disponibilizar meios para analises de especialistas³.

Os indicadores dos serviços de enfermagem mostram a qualidade da assistência prestada pelos serviços de saúde, focando nas medidas de qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, tendo como preceito diminuição de riscos com o intuito de não causar dano e/ou evento adverso, melhorar o tempo e recursos, possibilitando o uso de tecnologias, reduzindo o tempo para a cicatrização de feridas operatórias. Mas, para isso se faz necessário que haja capacitação, preparo e qualificação da equipe multidisciplinar.  O objetivo deste estudo busca compreender a importância das novas tecnologias e os seus impactos na aplicação na intervenção de enfermagem no tratamento de usuários com ferida cirúrgica em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Questão prática: Com base em evidência, qual a melhor tecnologia digital para cicatrização da ferida cirúrgica para o(a) paciente de alta complexidade sob cuidados intensivos?

 

Quadro 1 - Estratégia de PICOT. Niterói, 2022.

Acrônimo

Definição

Componente da questão prática

P

Paciente cirúrgico maiores ou equivalente a 18 anos

Pacientes instáveis após procedimento cirúrgico com risco eminente na UTI.

I

Intervenção

Reconhecer o tipo de cobertura utilizado na ferida com a aplicabilidade de novas tecnologias.

C

Controle e/ou comparação

Não se aplica.

O

Resultados

Acompanhamento da quantidade de dias para averiguação da recuperação da lesão a partir do grau de complexidade observando suas necessidades.

T

Tempo

7 dias de internação.

Fonte: Elaborado pelos autores.

 

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão sistematizada da literatura com a estratégia PICO. Este tipo de revisão favorece o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos e informações através da junção de resultados de estudos importante na prática, ou seja, refere-se de uma pesquisa com coleta de dados elaborada a partir de bases secundárias través de verificação bibliográfica e fundamentada na experiência vivida pelos autores.

 A busca ocorreu através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (Scielo). Base de Dados Brasileira de Enfermagem (Bdenf), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline). Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados para pesquisa foram: Assistência de enfermagem, ferida cirúrgica, UTI, cuidados intensivos, tecnologias em saúde e suas combinações com os operadores booleanos “AND” e “OR”.

Os critérios de inclusão adotados foram: estudos publicados na integra entre 2014 e 2021, na língua portuguesa disponíveis na forma online, e que compartilhassem da temática e objetivo proposto. E quanto aos critérios de exclusão, destacam-se: textos em língua estrangeira artigos em forma de resumos artigos publicados anteriormente ao ano de 2014 e carta ao editor e que compartilhassem com a temática em questão.

O levantamento bibliográfico foi realizado nos meses de março a novembro de 2022, com a busca na base de dados. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obteve-se um total final de 71 artigos. Para verificação crítica dos artigos, realizou-se leitura completa das respectivas sínteses. Os dados usados nesta pesquisa foram devidamente mencionados, respeitando e identificando seus autores e demais fontes de pesquisa. Após a leitura completa resultou-se em 10 artigos que compõem o presente estudo.

Quadro 2: Publicações localizadas nas bases virtuais. Niterói, 2022.

 

Autores, Ano e País.

Objetivo da Pesquisa

População

/amostra

Tipo de Estudo

Principais recomendações

Nível de evidência

Freitas MFA, Picanço CM, Assis YI, Assis MPH, Maciel ML, Anjos JLM, 2021, Brasil.

Verificar a associação entre os fatores de risco e o desenvolvimento de sepse em pacientes cirúrgicos ou hemodinâmicos internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) cirúrgica.

Pacientes internados.

Estudo de coorte.

Com base nos resultados, houve uma baixa prevalência de sepse na unidade estudada, foi possível encontrar associação entre o tempo de internamento prolongado na UTI e o desenvolvimento de sepse nos pacientes pós cirúrgicos.

2A

Siqueira VRB, Vasconcelos WPC, Santos GM, Oliveira GQS, 2019, Brasil.

Investigar quais as contribuições da evolução tecnológica sobre a ótica dos enfermeiros dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), analisando as vantagens e desvantagens do uso dela na assistência ao paciente.

Enfermeiros.

Estudo transversal descritivo, de abordagem quantitativa.

Os aparatos tecnológicos contribuem expressivamente para a melhoria da assistência à saúde, cabe a gestão condicionar fatores que propiciem o uso de equipamentos e aos profissionais que desenvolvem a assistência a capacidade e autonomia de utilizá-los de forma coerente.

2B

Silva RC, Ferreira MA, Apostolidis T, 2014, Brasil.

Analisar as representações sociais das práticas de cuidado dos enfermeiros em face das tecnologias aplicadas ao cliente hospitalizado na terapia intensiva.

Enfermeiros.

Pesquisa de campo, qualitativa.

Imagem idealizada do cliente de terapia intensiva ligada às tecnologias, organizada na formação profissional e sustentada na prática clínica da unidade de terapia intensiva.

 

 

 

 

     4

Donoso MTV, Souza MAF, Mattos SS,2017, Brasil.

  Conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem de unidade de terapia intensiva sobre as peculiaridades do avanço tecnológico.

 

 

Enfermeiros/Técnicos de Enfermagem.

Estudo de abordagem qualitativa.

Pode-se harmonizar humanização do cuidado à evolução da tecnologia e da ciência.

 

 

 

 

 

4

Franco VQ; Souza NVDO; Pires AS, 2018, Brasil.

Descrever o processo cicatricial de feridas cirúrgicas infectadas com a utilização de tecnologia da espuma de poliuretano com prata iônica e sulfadiazina de prata.

Pacientes de pôs operatório.

Estudo observacional, descritivo, prospectivo do tipo série de dados.

Evidenciaram que todos os participantes do estudo acompanhados do início ao término do tratamento apresentaram alterações significativas em relação ao tamanho da lesão com rápido processo de cicatrização.

 

 

 

 

 

2B

Queiroz PES, Schulz RS, Barbosa JDV, 2017, Brasil.

Reconhecer a importância da tecnologia na aplicação do Processo de Enfermagem em pacientes com feridas.

Enfermeiros.

Revisão Narrativa.

 Entender a tecnologia como um conceito abrangente, que permeia o cotidiano do profissional de enfermagem, permite a este a compreensão das inúmeras possibilidades que ela traz para aprimorar a assistência prestada ao paciente, em especial ao portador de feridas.

 

 

 

 

1B

Sinésio MCT, Magro MCS, Carneiro TA, Silva KGN, 2018, Brasil.

  Identificar os pacientes e os fatores de risco associados à ocorrência de infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades de terapia intensiva.

 

 

Pacientes.

Estudo transversal.

Complicações infecciosas acometeram cerca de um terço dos pacientes no cenário de terapia intensiva. A vigilância dessas complicações pode orientar ações para melhoria da segurança do paciente crítico.

 

 

 

 

 

 

    2B

Batista J, Cruz EDA, Alpendre FT, Rocha DJM, Brandão MB, Maziero ECS, 2019, Brasil.

Estimar a prevalência e evitabilidade de eventos adversos cirúrgicos em hospital de ensino e classificar os eventos segundo o tipo de incidente e grau do dano.

Pacientes.

Estudo transversal e retrospectivo.

Os achados evidenciaram que aproximadamente metade dos EA cirúrgicos foram identificados no retorno ambulatorial, causaram danos leves a moderados e, majoritariamente, foram classificados como evitáveis.

 

 

 

 

2B

Barros WCTS, Sasso GTMD, Alvarez AG, Alvarez SF, Alvarez SR, 2019, Brasil.

Desenvolver um aplicativo para a avaliação do nível de consciência em adultos.

Pacientes.

Estudo de produção tecnológica.

As novas tecnologias podem se tornar instrumento de aprendizagem desde que usadas em associação com novas metodologias de ensino, capazes de criar dinâmicas de interação.

 

 

 

4

Vieira CPB, Pinheiro DM, Luz MHBA, Araújo TME, Andrade EMLR, 2017, Brasil.

  Analisar evidências científicas sobre as tecnologias utilizadas por enfermeiros no tratamento de feridas.

Enfermeiros.

Revisão sistemática de estudos de coorte.

Enfermagem tem utilizado, na maioria dos casos, a tecnologia dura como estratégia facilitadora para o tratamento de feridas, devendo ser estimulado o uso e desenvolvimento.

 

 

 

 

2A

 

 

Fonte: Elaborado pelos autores, 2022.

 

DISCUSSÃO

Os progressos tecnológicos no campo de enfermagem estão potencialmente ligados a gestão de gerenciamento e aos cuidados que são viáveis no aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas práticas na assistência ofertadas nos serviços de saúde. Esses avanços geram impactos na produtividade, eficácia e qualidade da prestação de serviços oferecidos a população, tendo possibilidade de diminuição de gastos através do aperfeiçoamento e treinamento da técnica junto a equipe multidisciplinar através da acessibilidade de informações sobre a forma correta de colocar em prática as novas tecnologias nas unidades de terapias intensivas (UTI)6.  

Pesquisas apontam os tipos de tecnologias como diagnósticos por imagens, exames computadorizados, tecnologia de reabilitação composta por equipamentos de última geração empregadas para intervenções  e a tecnologia da informação que fornece recursos para ampliar e gerir os serviços através das informações geridas pelo prontuário eletrônico dos usuários, assim, ampliando os serviços clínicos que fazem parte da conduta do enfermeiro por meio dos relatórios adquiridos que são essenciais para a evolução do tratamento8.

A utilização dessas tecnologias na unidade de terapia intensiva (UTI) em pacientes de pós-operatório que tem ferida cirúrgica que podem acelerar o tempo de cicatrização dependendo do estado, característica do ferimento e tipo de cirurgia, ocorre através da avalição de profissionais que traçam a melhor terapêutica por meio das  teorias, métodos e processos que  embasam, de maneira mais segura e eficaz, as intervenções realizadas, podendo ser utilizados tecnologias como as coberturas que se adequam ao tipo de ferida, laserterapia, curativos a vácuo que são grandes aliados no tratamento10.

A aplicabilidade da tecnologia no cuidado propõe-se otimizar os procedimentos técnicos, fornecer precisão nos procedimentos com as ferramentas que além de diminuir o tempo de tratamento, minimiza os gastos e descentraliza o ambiente de assistência que tem a necessidade de adquirir as informações sobre as respostas humanas tratáveis pela enfermagem baseada em regras cientificas, que são realizadas para beneficiar os usuários, por meio das qualificações e tomadas de decisões clínicas juntamente com a equipe multidisciplinar.

 

CONCLUSÃO

Mediante a coleta e interpretação dos dados, pode-se concluir que as novas tecnologias inseridas nas unidades de terapia intensiva corroboram para o aprimoramento do cuidado ao paciente crítico com ferida cirúrgica, reduzindo seu tempo de internação e fazendo com que tenham melhor resposta ao tratamento proporcionado. Além disso, com instrumentos modernos e avançados, é possível aumentar a capacidade de atendimento, efetuar diagnósticos mais precisos e potencializar a assistência de enfermagem disponibilizada pela instituição.

A utilização da aplicação de mecanismos, técnicas e dispositivos que são desenvolvidos para diagnóstico, tratamento, reabilitação, promoção da qualidade de vida dos usuários e no melhor aproveitamento do tempo e de recursos, além, da contribuição para as notoriedades e competência da prática se aplicam diretamente no processo de enfermagem. Portanto, trabalhar com equipamentos de alta tecnologia é assegurar diagnósticos e técnicas mais precisas, mais conforto e segurança aos usuários e menor tempo de internação.

Desta forma, se faz necessário que haja capacitação dos profissionais frente as novas tecnologias e atualização da equipe multidisciplinar garantindo que os novos recursos sejam realizados com prudência, segurança e confiança para ações necessárias a fim de garantir uma abordagem terapêutica de qualidade, prezando pelos valores como a autonomia, acolhimento, humanização e segurança do paciente.

 

 

REFERÊNCIAS

1. Silva RC, Ferreira MA, Apostolidis T. Práticas de cuidado dos enfermeiros intensivistas face às tecnologias: análise à luz das representações sociais: Pesquisa de campo, qualitativa. (“SciELO - Brasil - Percepções de profissionais de saúde sobre a ...”) Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 2014, Brasil. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072014003780012.

2. Donoso MTV, Souza MAF, Mattos SS. A enfermagem nas unidades de terapia intensiva: o aparato tecnológico versus a humanização da assistência: Estudo de abordagem qualitativa, Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 2017, Brasil. Available from: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1883.

3. Batista J, Cruz EDA, Alpendre FT, Rocha DJM, Brandão MB, Maziero ECS. Prevalência e evitabilidade de eventos adversos cirúrgicos em hospital de ensino do Brasil: Estudo transversal. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2019, Brasil. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2939.3171.

4. Sinésio MCT, Magro MCS, Carneiro TA, Silva KGN. fatores de risco às infecções relacionadas à assistência em unidades de terapia intensiva: Estudo transversal. Revista Cogitare Enfermagem, UFPR, 2018, Brasil. DOI: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/53826.

5. Queiroz PES, Schulz RS, Barbosa JDV. Importância da tecnologia no processo de enfermagem para o tratamento de feridas crônicas. Rev Enferm Contem [Internet]. 2017 [cited 2021 out 27];6(2):158-166. DOI: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/1182.

6. Franco VQ; Souza NVDO; Pires AS; et al. Polyurethane foam technology with ionic silver and silver sulfadiazine: applicability in infected surgical wounds. Rev Fund Care Online. 2018 abr/jun; 10(2):441-449. DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.441-449.

7. Vieira CPB, Pinheiro DM, Luz MHBA, Araújo TME, Andrade EMLR. Tecnologias utilizadas por enfermeiros no tratamento de feridas: revisão integrativa. Rev Enferm UFPI. 2017 Jan-Mar;6(1):65-70. DOI: https://revistas.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/5852.

8. Siqueira VRB, Vasconcelos WPC, Santos GM, Oliveira GQS. Contribuições da Tecnologia para Assistência de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva. Revista SUSTINERE, Rio de Janeiro, V.7, n.l, p.19-31, Jan-Jun, 2019. DOI: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40086.

9. Freitas MFA, Picanço CM, Assis YI, Assis MPH, Maciel ML, Anjos JLM. Fatores associados ao desenvolvimento de sepse em pacientes internados em terapia intensiva cirúrgica: estudo retrospectivo. Cienc Cuid Saíde. 2021;20:e56643. DOI: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude.

10. Barros WCTS, Sasso GTMD, Alvarez AG, Alvarez SF, Alvarez SR. Aplicativo para avaliação do nível de consciência em adultos: produção tecnológica em enfermagem, Cogitare enferm. 24: e60338, 2019. DOI: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60338.





JSNCARE
Share |