Vídeo aula uma estratégia de ensino: Relato de experiência
Resumo
O educador quando decide administrar uma aula ele tem uma gama de opções para que possa atingir o real objetivo, transferir conhecimento ao aluno. Estas opções citadas se tratam de objetos de aprendizagem que são recursos digitais que possam ser reutilizados para dar suporte ao aprendizado, auxiliando tanto a modalidade à distância como a presencial. Um dos objetos de aprendizagem utilizados são vídeos utilizados em sala de aula para enriquecimento de toda prática pedagógica na sala de aula. O artigo proposto trata-se de um relato de experiência da produção de uma vídeo aula como recurso em educação em saúde a paciente portadores de diabetes mellitus, com o seguinte tema: “Faça cuidados de rotina para prevenir problemas”. A vídeo aula foi proposta através da disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III, da Universidade Federal Fluminense. O objetivo é relatar a experiência da elaboração de uma vídeo aula como como instrumento pedagógico. O trabalho foi subdividido em duas fases: a primeira consistia no planejamento e a segunda a fase de implementação. A finalização esta atividade contribuiu para um melhor entendimento de recursos que podem ser usados para enriquecer a educação em saúde a esses pacientes.
Descritores: Enfermagem; aprendizagem; educação em saúde
Palavras-chave
Texto completo:
HTMLReferências
- SANTOS, Roberto Vatan dos Santos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: 2005. Acessado em 19/05/11. Disponível em http://ftp://www.usjt.br/pub/revint/19_40.pdf
Reveles, Audrey Garcia and Takahashi, Regina Toshie Educação em saúde ao ostomizado: um estudo bibliométrico. Rev. esc. enferm. USP, Jun 2007, vol.41, no.2, p.245-250.Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342007000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em : 13 de maio de 2011.
- Oliveira, Nunila Ferreira de et al. Fatores terapêuticos em grupo de diabéticos. Rev. esc. enferm. USP, Set 2009, vol.43, no.3, p.558-565. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em : 11 de maio de 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).