Vídeo aula uma estratégia de ensino: Relato de experiência / A video lesson teaching strategy: experience report/ Una lección de vídeo estrategia de enseñanza: la experiencia de informe
Souza, A. P.L -
Acadêmica de Enfermagem do oitavo período da Escola de Enfermagem Aurora de
Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.
Profa. Dra. Isabel Cruz
Resumo: O educador quando decide administrar uma aula ele tem uma gama de opções para que possa atingir o real objetivo, transferir conhecimento ao aluno. Estas opções citadas se tratam de objetos de aprendizagem que são recursos digitais que possam ser reutilizados para dar suporte ao aprendizado, auxiliando tanto a modalidade à distância como a presencial. Um dos objetos de aprendizagem utilizados são vídeos utilizados em sala de aula para enriquecimento de toda prática pedagógica na sala de aula. O artigo proposto trata-se de um relato de experiência da produção de uma vídeo aula como recurso em educação em saúde a paciente portadores de diabetes mellitus, com o seguinte tema: “Faça cuidados de rotina para prevenir problemas”. A vídeo aula foi proposta através da disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III, da Universidade Federal Fluminense. O objetivo é relatar a experiência da elaboração de uma vídeo aula como como instrumento pedagógico. O trabalho foi subdividido em duas fases: a primeira consistia no planejamento e a segunda a fase de implementação. A finalização esta atividade contribuiu para um melhor entendimento de recursos que podem ser usados para enriquecer a educação em saúde a esses pacientes.
Descritores: Enfermagem; aprendizagem; educação em saúde
Abstract The teacher decides when to administer a lesson he has a range of options so you can achieve the real goal, to transfer knowledge to the student. These options mentioned treat learning objects are digital resources that can be reused to support learning, helping both the distance mode as the face. A learning object is used videos used in the classroom to enrich teaching practice in every classroom. The proposed article it is an experience report the production of a video lesson as a resource in health education to patients with diabetes mellitus, with the theme: "Take care routine to prevent problems." The video lesson was proposed through the discipline of Education Research and Practice III, Fluminense Federal University. The goal is to report the experience of developing a video lesson as dictatorship. The work was divided into two phases: the first consisted in planning the second phase of implementation. The completion of this activity contributed to a better understanding of resources that can be used to enrich health education to these patients.
Keywords: Nursing, learning, health education
Resumen
El maestro decide cuándo administrar una lección que tiene una gama de opciones para que pueda lograr el objetivo real, a la transferencia de conocimientos al alumno. Estas opciones se menciona el tratamiento de objetos de aprendizaje son recursos digitales que pueden ser reutilizados para apoyar el aprendizaje, ayudando tanto a la modalidad a distancia como la cara. Un objeto de aprendizaje se utiliza videos en el aula para enriquecer la práctica docente en cada aula. El artículo propuesto es un relato de experiencia de la producción de una lección de vídeo como recurso en la educación sanitaria a los pacientes con diabetes mellitus, con el tema: "Toma la atención de rutina para evitar problemas." La lección de vídeo se propuso a través de la disciplina de Educación, Investigación y Práctica III, la Universidad Federal Fluminense. El objetivo es presentar la experiencia de desarrollar una lección de vídeo como la dictadura. El trabajo se dividió en dos fases: la primera consistió en la planificación de la segunda fase de ejecución. La realización de esta actividad ha contribuido a una mejor comprensión de los recursos que se pueden utilizar para enriquecer la educación de salud para estos pacientes.
Palabras clave: Enfermería, aprendizaje, educación para la salud
Introdução
O uso de tecnologias da informação no contexto educacional de saúde vem contribuindo para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais acessível, agradável e eficaz. Na Enfermagem a educação em saúde é um instrumento fundamental para uma assistência de qualidade, pois o enfermeiro além de ser um cuidador é um educador, tanto para o paciente quanto para a família, realizando orientações(1) .
A educação em saúde é quaisquer combinações de experiências de aprendizagem delineadas com vistas a facilitar ações voluntárias conducentes à saúde. É uma forma de orientações e esclarecimento para o público alvo usufruindo de vários recursos de aprendizagem. Esses recursos são objetos de aprendizagem que conseguem transmitir o assunto de forma para clara o assunto proposto(2).
O enfermeiro educador pode escolher vários objetos de aprendizagem entre eles a vídeo aula, que está tornando um dos objetos mais promissores no ramo de educação em saúde.
Através da disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III, da Universidade Federal Fluminense foi proposta para turma do oitavo período uma produção de vídeo aula como recurso em educação em saúde a pacientes portadores de diabetes mellitus com o seguinte tema: “Faça cuidados de rotina para prevenir problemas”.
Objetivo
O objetivo é relatar a experiência da elaboração de uma vídeo aula como como instrumento pedagógico.
Metodologia
Este estudo consiste em um relato de experiência vivenciado pela acadêmica do oitavo período da Universidade Federam Fluminense, proposta pela disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III, com a elaboração de uma vídeo aula. Para a realização desta atividade era necessário um levantamento em respeito a base teórica do diabetes mellitus para partir desse ponto começar a construir a vídeo aula de fato.
A elaboração desta atividade foi subdividido em duas fases: a primeira consistia no planejamento e a segunda a fase de implementação.
Resultados
A construção desta atividade foi através de duas fases a serem cumpridas. A primeira fase consiste na fase do planejamento e a segunda fase da implementação.
Fase planejamento
Esta fase compreende o período de coleta de material para construção da teoria onde serviu de base para o vídeo. Foi realizado um levantamento de dados com o intuito de reunir o máximo de informações sobre diabetes mellitus sobre conceitos, classificações, tratamento e principalmente educação em saúde voltada para esta clientela.
Esse levantamento foi através de artigos científicos, livros didáticos, manuais do ministério da saúde, avaliação de folheto explicativo contendo quatro passos para o controle de diabetes, localizado no espaço virtual da disciplina.
Após a leitura do material didático comecei a selecionar quais os pontos principais que iria abordar no vídeo, visando um bom entendimento para o público alvo. Os objetivos foram traçados com auxílio de alguns instrumentos para orientar quanto a produção da vídeo aula como rascunho do roteiro da vídeo aula, planejamento de vídeo aula na sala virtual da disciplina.
Com o roteiro semi-estruturado foram feitas análise de material e métodos para abordagem da vídeo aula. O material foi uma câmera fotográfica digital que supria as necessidades audiovisuais.
Com alguns quesitos pontuados a tarefa passava para segunda fase que compreende a fase da implementação.
Fase da implementação
A fase de implementação é onde todas as atividades planejadas são colocadas em ação.
Esta fase consiste na gravação do vídeo e edição. O cenário teve de ser escolhido de acordo com a iluminação, com a não interferência de ruídos externos. As gravações foram realizadas em um local onde atendeu todas as expectativas perante a iluminação e a interferência de ruídos externos.
A edição das cenas gravadas foram feitas no programa audiovisual Vegas Movie Studio®. Com o auxílio deste programa foi possível gravar as cenas e áudios separadamente para facilitar a edição. Tive uma preocupação de selecionar imagens que acompanhavam o áudio para melhor entendimento do público alvo, fazendo uma relação audiovisual.
Com a realização desta atividade tive muita dificuldade referente a recursos audiovisuais, edição e gravação das cenas. A prática desta produção me fez repensar em um novo modo de educação em saúde, talvez substituindo as maçantes palestras.
Conclusão
Devido à crescente demanda por novos materiais didáticos na área educacional, o vídeo produzido caracteriza-se como uma ferramenta importante na educação em saúde para pacientes portadores de diabetes mellitus.
O vídeo pode se tornar uma forte ferramenta a ser utilizada pelos educadores, quando utilizada de maneira correta. É importante que se planeje a atividade com antecedência, não se tornando apenas a reprodução pura e simples de um filme comercial.
Com a realização desta atividade tive muita dificuldade referente a recursos audiovisuais, edição e gravação das cenas. A prática desta produção me fez repensar em um novo modo de educação em saúde, talvez substituindo as maçantes palestras.
Superando as dificuldades e analisando a realização desta atividade pude concluir que contribuiu muito para meu aprendizado quanto a formação de um enfermeiro educador.
Referências bibliográficas
1- SANTOS, Roberto Vatan dos Santos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: 2005. Acessado em 19/05/11. Disponível em http://ftp://www.usjt.br/pub/revint/19_40.pdf
2. Reveles, Audrey Garcia and Takahashi, Regina Toshie Educação em saúde ao ostomizado: um estudo bibliométrico. Rev. esc. enferm. USP, Jun 2007, vol.41, no.2, p.245-250.Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342007000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em : 13 de maio de 2011.
3- Oliveira, Nunila Ferreira de et al. Fatores terapêuticos em grupo de diabéticos. Rev. esc. enferm. USP, Set 2009, vol.43, no.3, p.558-565. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em : 11 de maio de 2011.
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).