Blog do Ensino Clínico

 

Videoaulas - recurso de ensino-aprendizagem para empoderamento do paciente

Profa. Dra. Isabel Cruz



As tecnologias de informação e comunicação são um recurso a serviço do processo de educação em saúde. A disciplina de Prática de Ensino em Enfermagem tem utilizado a videoaula como um recurso para o desenvolvimento das habilidades docentes nos(as) licenciandos(as). 

E como as videoaulas produzidas pelos(as) estudantes são publicadas no Portal de Videoaulas da UFF tornam-se também um recurso para empoderamento e engajamento do paciente no seu cuidado de saúde.

Com base na filosofia do autocuidado, a videoaula publicada online no Portal da UFF visa informar, esclarecer, apoiar o paciente (e seus familiares) no controle e tratamento de diversos problemas de saúde e na prevenção dos problemas associados, visando o viver a vida com qualidade e em bem-estar.

Obviamente, a videoaula publicada online não se constitui nem em um tratamento médico, nem substitui a educação em saúde sistematizada e presencial. Mas, pode ser um valioso complemento para qualquer modalidade de tratamento. Afinal, o saber não ocupa lugar!
A videoaula é produzida pensando na aprendizagem autodirigida, portanto, não há interação entre a(o) licencianda(o) e o(a) paciente.

Assim, as dúvidas e questionamentos que certamente surgirão devem ser retiradas com o  profissional de saúde (médico e/ou enfermeira) durante as consultas regulares ou no grupo de educação em saúde. 

Referências 

CRUZ, I.. Educação do paciente interativa e midiática – uma proposta. Boletim NEPAE-NESEN, Local de publicação (editar no plugin de tradução o arquivo da citação ABNT), 9, jul. 2011. Disponível em: <http://www.uff.br/jsncare/index.php/bnn/article/view/2392/535>. Acesso em: 15 Jul. 2012.

CRUZ, I.. Segurança do paciente no contexto do ensino clínico. Boletim NEPAE-NESEN, Local de publicação (editar no plugin de tradução o arquivo da citação ABNT), 9, jan. 2011. Disponível em: <http://www.uff.br/jsncare/index.php/bnn/article/view/j.%201676-4893.2011.2345/513>. Acesso em: 15 Jul. 2012..

 

.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).