Relato de experiência sobre a elaboração de um vídeo aula de diuréticos anti-hipertensivos
Resumo
Hipertensão Arterial é definida como pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva. Para o tratamento dos pacientes com hipertensão não complicada é indicado inicialmente diuréticos e/ou beta-bloqueadores. Este estudo trata-se um relato de experiência com o objetivo de relatar a experiência de elaboração de uma videoaula sobre diuréticos anti-hipertensivos. O vídeo aula foi proposta através da disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III, da Universidade Federal Fluminense. O trabalho foi dividido em três fases: planejamento, implementação e avaliação. A utilização de novas tecnologias voltadas para educação tem sido uma nova estratégia de ensino e que tem sido muito útil e enriquecedora para enfermagem.
Palavras-chave
Texto completo:
HTMLReferências
Brasil, Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Cartilha: tratar a pressão é um ato de fé na vida. Disponível em Acessado em 23 de Março de 2013.
Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica: Hipertensão Arterial Sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
Sociedade Brasileira de Cardiologia. Sociedade Brasileira de Hipertensão. Sociedade Brasileira de Nefrologia. V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. Disponível em Acessado em 23 de Março de 2013.
Smeltzer, S. C.; Bare, B. G. Brunner e Suddarth. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
Finkel, R.; CUBEDDU, L. X.; CLARK, M. A. Farmacologia Aplicada. 4ª Ed. São Paulo: Artmed, 2010.
Camacho, A. C. L. F. Educação a Distância na Disciplina de Legislação, Ética e Exercício de Enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília 2009 jan-fev; 62(1): 151-5.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).