Elaboração de videoaula sobre estratégias para o controle do estresse: Relato de Experiência

Jessyca Silva Monteiro, Isabel CF da Cruz

Resumo


RESUMO: As tecnologias de informação e comunicação são um recurso a serviço do processo de educação em saúde. A disciplina de Prática de Ensino em Enfermagem tem utilizado a videoaula como um recurso para o desenvolvimento das habilidades docentes nos (as) licenciandos (as). Trata-se de um relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem na elaboração de uma videoaula que tinha como título “Estratégias para o controle do estresse (relaxamento)” na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III do curso de enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense – UFF. A elaboração da videoaula permitiu que novos conhecimentos fossem adquiridos como realizar um plano de aula e estratégias para a educação em saúde.

Descritores: Estresse, Hipertensão Arterial, Enfermagem, Educação em Saúde

 

Abstract: The information and communication technologies are a resource to service of process in health education. The discipline of Teaching Practice in Nursing video lesson has used as a resource for the development of teaching skills in students. This is an experience report of an academic nursing in developing a video lesson that was titled “Strategies for stress control (relaxation)” in the subject Research and Practice Teaching III of nursing and graduate of the Federal University Fluminense – UFF.

 

Keywords: Stress, Hypertension, Nursing, Health Education 

 

RESUMEN: Las tecnologias de la información y la comunicación son um recurso para el servicio del processo de educación para la salud. La disciplina de la pratica docente de Enferméria lección de video has utilizado como um recurso para el desarrollo de competencias docentes en (la) estudiantes. Se trata de um reporte  de experiencia de un estudiante de enfermería en el desarrollo de um lección de video que fue titulado “Estrategias parael manejo del estrés (relajación)” en el asunto de Investigación y Practica Docente III de lá enfermería y posgrado de la Universidad Federal Fluminense – UFF. La preparación de lección de video habilitado nuevos conocimientos a ser adquiridos como un plan de la lección y estratégias de educación para la salud lección.

Palabras clave: Estrés, Hipertensión, Enfermería, Educación para la Salud


Palavras-chave


Enfermagem; ensino ao paciente;hipertensão arterial

Texto completo:

HTML

Referências


Potter PA, Perry AG. Fundamentos de Enfermagem. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Filgueiras JC, Hippert MIS. A polêmica em torno do conceito de estresse. Psicologia: Ciência e Profissão. 1999; 19 (3): p.41. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v19n3/05.pdf.

Favassa CTA, Armiliato N, Kalinine I. Aspectos fisiológicos e psicológicos do estresse. Revista de psicologia da UnC. 2005; 2 (2): p.84 – 92.

Pafaro RC, de Martino MMF. Estudo do estresse do enfermeiro com dupla jornada de trabalho em um hospital de oncologia pediátrica de Campinas. Rev Esc Enferm USP. 2004; 38 (2): p.153. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v38n2/05.pdf.

Cantos et. al. Prevalência de fatores de risco de doença arterial coronária em funcionários de hospital universitário e sua correlação com estresse psicológico. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial. 2004; 40 (4): p.241. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v40n4/a06v40n4.pdf.

Rigon AG, Neves ET. Educação em Saúde e a atuação de enfermagem no contexto de unidades de internação hospitalar: o que tem sido ou há para ser dito? Texto Contexto Enferm. 2011; 20 (4): p.812 – 7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v20n4/22.pdf.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).