Elaboração
de videoaula sobre estratégias para o controle do estresse: Relato de Experiência
Draffing
video lesson on strategies for stress control: Experience Report
Redacción
uma lección de vídeo sobre las estrategias para el manejo del estrés: Reporte
de Experiencia
Monteiro,
Jessyca Silva. Acadêmica de Enfermagem do 8º período da Escola de
Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.
Cruz,
Isabel. Titular/UFF
RESUMO:
As
tecnologias de informação e comunicação são um recurso a serviço do
processo de educação em saúde. A disciplina de Prática de Ensino em
Enfermagem tem utilizado a videoaula como um recurso para o desenvolvimento das
habilidades docentes nos (as) licenciandos (as). Trata-se de um relato de experiência
de uma acadêmica de enfermagem na elaboração de uma videoaula que tinha como
título “Estratégias para o controle do estresse (relaxamento)” na
disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III do curso de enfermagem e
licenciatura da Universidade Federal Fluminense – UFF. A elaboração da
videoaula permitiu que novos conhecimentos fossem adquiridos como realizar um
plano de aula e estratégias para a educação em saúde.
Descritores:
Estresse, Hipertensão Arterial, Enfermagem, Educação em Saúde
Abstract:
The
information and communication technologies are a resource to service of process
in health education. The discipline of Teaching Practice in Nursing video lesson
has used as a resource for the development of teaching skills in students. This
is an experience report of an academic nursing in developing a video lesson that
was titled “Strategies for stress control (relaxation)” in the subject
Research and Practice Teaching III of nursing and graduate of the Federal
University Fluminense – UFF.
Keywords:
Stress, Hypertension, Nursing, Health Education
RESUMEN:
Las
tecnologias de la información y la comunicación son um recurso para el
servicio del processo de educación para la salud. La disciplina de la pratica
docente de Enferméria lección de video has utilizado como um recurso para el
desarrollo de competencias docentes en (la) estudiantes. Se trata de um reporte
de experiencia de un estudiante de enfermería en el desarrollo de um
lección de video que fue titulado “Estrategias parael manejo del estrés (relajación)”
en el asunto de Investigación y Practica Docente III de lá enfermería y
posgrado de la Universidad Federal Fluminense – UFF. La preparación de lección
de video habilitado nuevos conocimientos a ser adquiridos como un plan de la
lección y estratégias de educación para la salud lección.
Palabras
clave: Estrés, Hipertensión,
Enfermería, Educación para la Salud
Introdução
O
estresse é um estado produzido por uma alteração no ambiente que é percebida
como desafiadora, ameaçadora ou lesiva para o balanço ou equilíbrio dinâmico
da pessoa. A pessoa fica ou se sente incapaz de satisfazer às demandas da nova
situação. A alteração ou estímulo que gera esse estado é o estressor,
sendo a sua natureza variável. Um estressor pode ser definido como um evento ou
situação interna ou externa que cria o potencial para as alterações fisiológicas,
emocionais, cognitivas ou comportamentais em um indivíduo. ¹
Segundo
Filgueiras e Hippert ² o estresse passou a ser responsável por quase todos os
males que nos afligem atualmente, principalmente em decorrência da vida
moderna. Em vista disso, não é de se espantar que tenha havido um crescimento
de terapêuticas e de programas voltados para o controle do estresse. Favassa,
Armiliato e Kalinine ³ afirmam que o estresse nem sempre é um fator de
desgaste emocional e físico, e sim, é um mecanismo natural de defesa do
organismo.
Para
Pafaro e De Martino 4 os sinais e sintomas que ocorrem com maior
frequência são do nível físico como: aumento da sudorese, nó no estômago,
tensão muscular, taquicardia, hipertensão arterial, aperto da mandíbula, mãos
e pés frios, náuseas. Em termos psicológicos podem ocorrer: ansiedade, tensão,
angústia, insônia, alienação, dificuldades interpessoais, preocupação
excessiva, falta de concentração, dificuldade de relaxar, tédio, ira.
Com
o tempo, o indivíduo pode adaptar-se ao estresse, tornando-se crônico e
acarretando sérios problemas de saúde. Um destes problemas e extremamente
importante é justamente a hipertensão arterial. De acordo com Cantos et al 5
o estresse, por estimular o sistema nervoso simpático, afeta também a
pressão arterial, fazendo com que haja um aumento da frequência cardíaca e da
força contrátil dos batimentos cardíacos, assim como da resistência periférica,
aumentando, portanto, o risco de doenças cardiovasculares.
O
enfermeiro, por ser um cuidador, será um profissional de saúde importante na
educação em saúde no controle no estresse, o qual o ensino de estratégias
efetivas e que auxilie o indivíduo no seu cotidiano, contribuirão para um
estilo de vida mais saudável, promovendo saúde e diminuindo os riscos de
desenvolver uma hipertensão arterial.
A
videoaula é uma ferramenta que pode auxiliá-lo na educação em saúde, sendo
um grande facilitador por não precisar do deslocamento do paciente até o local
onde receberá informações e podendo ser acessada a qualquer momento pelo usuário
interessado.
Resenha
do artigo “Educação em Saúde e a atuação de enfermagem no contexto de
unidades de internação hospitalar: o que tem sido ou há para ser dito
6
Introdução:
As atividades do enfermeiro tem se tornado um processo complexo, compreendido
pelo cuidar, educar e gerenciar. São atribuições que o enfermeiro realiza
dentro da sua prática profissional, independente de qual área de educação.
Porém, observa-se que o cuidado tem buscado uma visão limitada e meios
resolutistas voltados para a cura da doença, o qual o educar não está
presente. A compreensão da realidade, diálogo e troca de experiências estão
intimamente interligados com o processo de cuidar. No âmbito hospitalar, os
enfermeiros focam o seu cuidado no tratamento da doença e o que se espera é a
inserção da educação em saúde na assistência, onde haja a reconstrução
da prática de um cuidado direto para um modelo mais abrangente, valorizando o
contexto social do qual o indivíduo faz parte após a melhora do seu quadro clínico.
Dentro da rotina hospitalar, a assistência de enfermagem tem sido voltada para
os aspectos biológicos e tecnológicos, além das atividades gerenciais,
deixando de lado as atividades de educação em saúde. Através do exposto, o
objetivo do artigo é descrever/discutir a produção científica no banco de
teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível
Superior (CAPES), considerando a educação em saúde em unidades de internação
hospitalar. Metodologia: Busca bibliográfica desenvolvida no portal CAPES em
novembro de 2009, com recorte temporal delimitado entre
Processo
e realização da Videoaula
A
proposta da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III é elaborar uma
videoaula de sete minutos de acordo com o tema escolhido pelo discente buscando
alcançar o objetivo principal: auxiliar os pacientes com hipertensão arterial
sistêmica a manter a sua pressão arterial em 120x80 mmHg.
A
disciplina foi realizada através da plataforma de Educação em Saúde online,
a qual oferecia uma lista de atividades a serem cumpridas semanalmente,
incluindo leitura de artigos científicos, estudos sobre andragogia,
emponderamento e ensino ao paciente, elaboração de resenhas, além da preparação
de um plano de videoaula que é uma atividade essencial e de extrema importância
para que a videoaula alcance os seus objetivos.
O
título escolhido para a videoaula foi “Estratégias para o controle do
estresse (relaxamento)”, onde a técnica escolhida para promover o relaxamento
foi o alongamento. Os exercícios de alongamento possuem um papel preventivo
importante, pois prepararam a musculatura, favorecem a recuperação, evitam
problemas musculares, articulares, tendinosos e circulatórios, aprimoram a
mobilidade e a flexibilidade, têm papel anti – stress, permitem a obtenção
do bem – estar e melhoram a consciência corporal. Há vários tipos de
alongamentos, porém aquele que terá como foco o relaxamento e desenvolver a
flexibilidade será o dinâmico o qual foi a técnica escolhida.
A
elaboração da videoaula ocorreu em três etapas. Primeiramente, foi realizado
um questionário o qual foi colhido dados em uma unidade básica de saúde do
município de Niterói – RJ durante a disciplina Estágio Curricular I para
compreender quais as maiores dificuldades do paciente hipertenso em manter a sua
pressão dentro do limite normal que é de 120x80 mmHg e se realiza o seu
controle, com perguntas voltadas principalmente para a sua alimentação, prática
de atividade física, sono e repouso e uso de medicações. A segunda etapa foi
a realização de um plano de videoaula, onde foi possível identificar quais as
ações a serem realizadas para alcançar o paciente aliadas a atividade de
ensino a ser executada e fundamentação teórica. Esta, foi exposta em sala de
aula através do site PREZI à professora da disciplina e demais discentes. E
por último, a terceira etapa correspondente a filmagem e edição da videoaula.
A filmagem foi realizada dentro de uma sala de estar por uma câmera de vídeo,
inicialmente oferecendo um suporte teórico sobre estresse e na etapa final
explicando passo a passo a técnica do alongamento. A edição ocorreu pelo
programa Movie Maker, sendo possível colocar efeitos e melhorar a qualidade do
vídeo. Já finalizado, o mesmo foi disponibilizado no site YOUTUBE para que
docentes, discentes e comunidade possam ter acesso ao conteúdo.
Análise
e Interpretação da experiência da videoaula
Durante
a realização da videoaula, algumas dificuldades surgiram. Primeiramente foi
como escolher um recurso (textos, demonstração, figuras) a ser apresentado no
vídeo que alcance os objetivos da temática proposta. Em seguida, a escolha do
cenário que inicialmente alguns trechos foram gravados no campus do Gragoatá
– UFF por ser um local calmo com natureza presente, porém, por problemas na
filmagem não foi possível acrescentar na edição. E por fim, realizar o passo
a passo no vídeo da técnica escolhida.
A
videoaula foi apresentada no último dia da disciplina em sala de aula à
docente e demais discentes que cursam a disciplina. Após a sua apresentação,
houve espaço para comentários e perguntas. Foi declarado confuso e a técnica
não apropriada para o relaxamento no controle do estresse.
Com
isso, viu-se a necessidade de retirá-lo do site YOUTUBE para que o mesmo,
futuramente, seja refeito para que haja melhor edição e adequação à temática.
Porém,
realizá-lo foi de suma importância para o meu aprendizado acadêmico. Pude
observar que antes da filmagem e edição da videoaula, tem que ocorrer um bom
planejamento da mesma e estudo para o embasamento teórico, pois ao final,
quando se colocar no lugar do paciente que está assistindo o vídeo educativo,
o resultado seja satisfatório.
Conclusão
A
elaboração da videoaula permitiu que eu expandisse o meu conhecimento sobre
educação em saúde , além da utilização de recursos audiovisuais que antes
eram desconhecidos por mim. Vi que para realizar ações educativas, há uma
gama de tecnologias que podem auxiliar na aprendizagem do paciente, sendo
importantes facilitadores no ensino em saúde.
Em
relação à temática, pude aprofundar o meu conhecimento acerca do controle do
estresse, compreendendo a sua definição, seus sinais/sintomas fisiolóficos e
psicossociais e sua ligação no mecanismo da pressão arterial.
Referências
Bibliográficas
1.
Potter
PA, Perry AG. Fundamentos de Enfermagem. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
2.
Filgueiras
JC, Hippert MIS. A polêmica em torno do conceito de estresse. Psicologia: Ciência
e Profissão. 1999; 19 (3): p.41. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v19n3/05.pdf.
3.
Favassa
CTA, Armiliato N, Kalinine I. Aspectos fisiológicos e psicológicos do
estresse. Revista de psicologia da UnC. 2005; 2 (2): p.84 – 92.
4.
Pafaro
RC, de Martino MMF. Estudo do estresse do enfermeiro com dupla jornada de
trabalho em um hospital de oncologia pediátrica de Campinas. Rev Esc Enferm
USP. 2004; 38 (2): p.153. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v38n2/05.pdf.
5.
Cantos
et. al. Prevalência de fatores de risco de doença arterial coronária em
funcionários de hospital universitário e sua correlação com estresse psicológico.
Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial. 2004; 40 (4): p.241.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v40n4/a06v40n4.pdf.
6.
Rigon
AG, Neves ET. Educação em Saúde e a atuação de enfermagem no contexto de
unidades de internação hospitalar: o que tem sido ou há para ser dito? Texto
Contexto Enferm. 2011; 20 (4): p.812 – 7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v20n4/22.pdf.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).