Produção de uma vídeo-aula sobre como não esquecer de tomar as medicações: um relato de experiência
Resumo
Resumo: Introdução: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de como ocorreu a criação de uma vídeoaula, atividade proposta na disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III, no curso de enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Situação-problema: O tema abordado na vídeoaula é como não esquecer de tomar as medicações. Plano de ensino: O objetivo da vídeoaula é que após a sua visualização, o cliente seja capaz de realizar métodos que o ajudarão a lembrar de tomar as medicações regularmente, onde ele será avaliado pela reprodução do que foi exposto. Como estratégia de ensino, foi utilizada a dramatização de uma consulta de enfermagem. Processo de realização da videoaula:Na avideoaula foi encenada uma consulta de enfermagem onde após a passagem do paciente pela triagem, verificou-se uma pressão arterial muito elevada. Análise e interpretação da experiência da videoaula: Foi necessária a descoberta de novas habilidades para que fosse passada a mensagem correta e ter em mente que cada ser aprende de uma forma. Porém mesmo após os obstáculos, creio que produzi algo bem válido visto que são estratégias que na prática são propostas. Conclusão: Concluo que foi um aprendizado válido que me fez refletir sobre o atuar do enfermeiro educador, de como ele tem de ser criativo e conhecedor de diferentes estratégias e técnicas de ensino.
Palavras chave: Hipertensão, Enfermagem, Autocuidado, MedicamentosTexto completo:
HTMLReferências
- Paula Paula, Stephan-Souza AI, Vieira RCPA, Alves TNP. O uso do medicamento na percepção do usuário do Programa Hiperdia. Ciência & Saúde Coletiva, 16(5):2623-2633, 2011
- Grezzana GB, Stein AT, Pellanda LC. Adesão ao tratamento anti-hipertensivo em atenção primária. Arq Bras Cardiol. 2013;100(4):355-361
- Bertolini WT, Santana CS. O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE USO DO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO: O VÍDEO IMAGENS DA CIDADE. [acesso em: 10/12/2013] Disponível em < http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/128.pdf>
- Lemos ES. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V1(1), pp. 25-35, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).