Construção
de videoaula para a prática regular de exercícios físicos: relato de experiência[*]
Construction
of videoaula for regular physical exercise practice: experience report
Construcción de videoaula para práctica regular de ejercicios físicos: relato de experiencia
Rafael da Silva Soares
Isabel
Cruz - Titular/UFF.
Resumo:
Indivíduos hipertensos devem realizar exercícios físicos de forma regular,
pois além de diminuir a pressão arterial, tais exercícios podem reduzir
consideravelmente o risco de doença arterial coronária, de acidentes
vasculares cerebrais e a mortalidade geral, facilitando ainda o controle do
peso. Cabe aos profissionais de saúde orientar e incentivar os sujeitos
hipertensos quanto à prática regular de exercícios físicos, sobretudo no
tocante aos parâmetros de frequência, duração, intensidade e modo de realização.
O objetivo deste artigo é relatar a experiência de um acadêmico do curso de
graduação em enfermagem e licenciatura durante a elaboração do projeto e
gravação de uma videoaula cujo escopo é incentivar a prática de exercícios
físicos regulares para indivíduos portadores de hipertensão. Todo o processo
de elaboração desta videoaula evidenciou a importância do enfermeiro buscar
novos métodos de ensino específicos para que os sujeitos portadores de
hipertensão sejam capazes de ter sua qualidade de vida aprimorada.
Descritores:
hipertensão; exercício; educação em saúde; educação à distância.
Abstract:
Hypertensive
patients should perform physical exercises regularly, as well as lower blood
pressure, such exercises can considerably reduce the risk of coronary artery
disease, stroke and overall mortality, even facilitating weight control. It is
for health professionals to guide and encourage hypertensive subjects concerning
regular physical exercise, particularly with regard to the parameters of
frequency, duration, intensity and embodiment. The objective of this paper is to
report the experience of an academic nursing degree during project preparation
and recording of a videoaula whose purpose is to encourage regular physical
exercise for individuals with hypertension. The whole process of preparing this
videoaula highlighted the importance of nurses seek new teaching methods
specific to the subjects with hypertension are able to have their quality of
life improved.
Descriptors:
hypertension; exercise; health education; education, distance.
Resumen:
Los
individuos hipertensos deben realizar ejercicios físicos con regularidad, mas
allá de reducir la presión arterial, estos ejercicios también pueden reducir
considerablemente el riesgo de enfermedad arterial coronaria, accidente
cerebrovascular y la mortalidad general, incluso facilitando el control de peso.
Los profesionales de la salud deben orientar y alentar a los hipertensos en
relación con el ejercicio físico regular, sobre todo en lo que respecta a los
parámetros de frecuencia, la duración, la intensidad y la encarnación. El
objetivo de este trabajo es reportar la experiencia de académico de enfermería
durante la preparación del proyecto y la grabación de un videoaula cuyo propósito
es fomentar el ejercicio físico regular para las personas con hipertensión.
Todo el proceso de elaboración de este videoaula destacó la importancia de los
enfermeros buscaren nuevos métodos de enseñanza específicos para que los
sujetos con hipertensión sean capaces de tener su calidad de vida optimizada.
Descriptores:
hipertensión; ejercicio; educación en salud; educación a distancia.
Introdução
A
hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial
caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA)(1).
A HAS é definida como PA sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma PA diastólica maior ou
igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação
anti-hipertensiva(2).
A
HAS possui natureza multicausal e seus principais fatores de risco são
classificados como modificáveis (estilo de vida, tabagismo, alimentação
inadequada), também se associando diretamente com a obesidade e o sobrepeso(3).
Assim
sendo, o estilo de vida propicia o desenvolvimento ou manutenção de fatores
que afetam a saúde do indivíduo, aumentam a morbidade ou morte prematura, e
incrementam o índice de mortalidade(4).
Devido
à amplitude dos fatores que desencadeiam a HAS, o desenvolvimento e a
implementação de estratégias de intervenção, sobretudo as de educação em
saúde, envolvem uma ótica ampla, na qual devem ser considerados aspectos
individuais e coletivos(5).
O
enfermeiro deve exerce papel importante dentro do contexto da HAS, participando
desde programas de detecção precoce até o desenvolvimento de estratégias
para garantir adesão ao tratamento. Isto tem levado a um maior esforço no
desenvolvimento de estudos, enfocando a educação e orientação do cliente
como parte integrante do cuidado de Enfermagem(5).
O
processo educativo é uma ação política e social, cujos métodos e técnicas
devem favorecer a desalienação, a transformação e a emancipação dos
sujeitos envolvidos(6). Educação em saúde
requer maior aproximação entre educador e clientela a ser educada(7).
Os
indivíduos portadores de HAS devem ser orientados quanto à manutenção ou
mudança de estilo de vida, promoção dos exercícios físicos, perda de peso,
restrição do consumo de sódio, álcool e cigarro, de modo a alcançar melhor
controle de sua PA e promover qualidade de vida(4).
A
terapia pelos exercícios físicos é uma das principais recomendações clínicas
para a abordagem das doenças cardiovasculares, trazendo também benefícios em
vários de seus fatores de risco, como HAS, dislipidemia, insulino-resistência,
obesidade e inflamação. Na hipertensão, em particular, o contribuição da
terapêutica não farmacológica é essencial para a diminuição da
morbimortalidade cardiovascular(8).
O
baixo custo, a natureza não farmacológica e os benefícios psicossociais de
uma vida menos sedentária aumentam ainda mais o apelo dessa terapêutica(3).
Além disso, o exercício aeróbico é virtualmente desprovido de efeitos secundários(8).
Em
resumo, atualmente, recomenda-se a prescrição de exercício no tratamento da
hipertensão, sobretudo na forma de treino cardiovascular, 20-60 minutos, 3-5
dias por semana, numa intensidade correspondente a 40-70% da capacidade aeróbica
máxima. Os gostos e preferências individuais devem ser levados em consideração,
uma vez que maximizam a adesão de longo termo(8).
A
disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III (PPE III), do curso de Graduação
e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, possui articulação
no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)
– Educação em Saúde Online (ESO). A proposta principal da disciplina é de
capacitar o aluno de enfermagem em educação, desenvolver habilidades
tecnológicas visando uma a inovação do processo ensino-aprendizagem.
O
objetivo deste relato é descrever a experiência de um acadêmico de
Enfermagem no processo de elaboração de uma videoaula que incentiva a prática
de exercícios físicos regulares na rotina de sujeitos hipertensos.
Métodos
Trata-se
de um relato de experiência de um acadêmico do curso de graduação em
Enfermagem e Licenciatura da Universidade Federal Fluminense (UFF), na disciplina
de PPE III, durante o segundo semestre de 2013.
No
percurso da disciplina, desenvolveram-se várias atividades, tanto nos encontros
presenciais, quanto através da plataforma Moodle, nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no NEPAE
– ESO. A proposta principal da disciplina é a construção de uma videoaula
com duração de 7 minutos. Para tanto, foi necessário o aprofundamento de
nossos conhecimentos em andragogia, formas de ensino ao paciente, taxonomia de
Bloom, elaboração de objetivos de aprendizagem, construção de plano de aula,
planejamento e técnicas de ensino.
Para
garantir melhor aproveitamento da disciplina, o AVA disponibiliza fóruns de
discussão, nos quais os alunos e o tutor poderiam trocar idéias, facilitando a
aprendizagem, no entanto, esse espaço foi pouco ou mal utilizado.
As
videoaulas de 7 minutos, cujo objetivo principal é o ensino de uma habilidade
de autocuidado dirigida ao sujeito hipertenso, deveriam ser produzidas com base
em temas disponibilizados no AVA, a escolha de cada acadêmico. Neste caso, o
tema elegido foi “Qual o melhor exercício para controlar minha pressão?”.
Para
a construção da videoaula foi elaborado um plano de aula, o qual continha
tema, público-alvo, objetivo, avaliação, conteúdo, material, introdução,
estratégia de ensino e avaliação, além das referências utilizadas na
pesquisa. Após avaliação, crítica e sugestões ofertadas pelos licenciandos
e tutor ao plano de aula, seguiu-se para a elaboração do vídeo propriamente
dito.
No
processo de gravação do vídeo, foram utilizadas duas câmeras digitais
(gentilmente cedidas por Rebecca Ferreira, acadêmica de Enfermagem da UFF e Jéssika
Santos, acadêmica de Arquivologia da UFF). Participaram como entrevistados o
enfermeiro Fernando Rodrigues e o educador físico Jadir Júnior, ambos
profissionais da Clínica da Família Anna Nery (CFAN). Também foram realizadas
imagens de exercícios físicos praticados pelos usuários da CFAN, além do
depoimento da Sra. Neide Lindolfo, contudo essas gravações não foram
utilizadas porque os arquivos foram corrompidos.
No procedimento de edição da videoaula, foram utilizados os softwares Windows Movie Maker e Any Video Converter. Ao final da edição o vídeo foi publicado no site YouTube, podendo ser acessado pelo seguinte link: <http://www.youtube.com/watch?v=cDC_eYrJNaE&feature=youtu.be> .
Resultados
e Discussão
A
disciplina de PPE III foi ofertada no segundo semestre letivo de 2013 em sua
maior parte no AVA do NEPAE – ESO, e em três encontros presenciais na Escola
de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC).
O
AVA permite integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar
informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e
objetos de conhecimento e elaborar e socializar produções, tendo em vista
atingir determinados objetivos(9).
O
principal papel do AVA é servir de repositório de conteúdos e meio de interação/comunicação
entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Há diferentes
formas de apresentação de suas ferramentas, com funções específicas e
maneiras de distintas de interação com os usuários(10).
Nessa
perspectiva interativa, o professor pode converter-se em formulador de
problemas, provocador de interrogações, coordenador de equipes de trabalho,
sistematizador de experiências, e memória viva de uma educação que valoriza
e possibilita o diálogo e a colaboração(11).
O
primeiro dia da disciplina foi marcado por um encontro presencial entre os
alunos e a professora responsável pela disciplina. O AVA foi apresentado, também
foram explicadas as atividades a serem cumpridas de acordo com as datas
propostas na plataforma, e ainda foi ressaltada a importância da presença
regular nesse ambiente, com o objetivo de estar sempre ativo no processo de
ensino-aprendizagem.
O
segundo encontro presencial ocorreu no dia 10/10/2013, o seminário para a
apresentação do plano de aula. Houve muitas dúvidas sobre a estruturação
desse plano, apesar dos vários conteúdos disponibilizados na plataforma e de
todo processo de aprendizagem construído. Alguns planos foram expostos a partir
do software Prezi. Após as exibições,
foram apresentadas críticas e sugestões pelos alunos, sobretudo pela
professora que muito contribuíram para o esclarecimento e compreensão dos
objetivos propostos pela disciplina. Também foi pactuada participação mais
efetiva pelos alunos no AVA, especialmente nos fóruns de discussão.
O
terceiro e último encontro na EEAAC aconteceu em 09/12/2013, com o objetivo de
apresentar os produtos finais dos alunos, as videoaulas de 7 minutos. Apesar do
prazo de quase dois meses entre a apresentação do plano de aula e a postagem
do vídeo no Youtube, a quase
totalidade das videoaulas foram postadas na véspera e último dia pactuado no
AVA. O festival de videoaulas teve alguns problemas audiovisuais no início,
contudo foram sanados, e as apresentações puderam transcorrer sem
impedimentos. Ao final de cada videoaula, o acadêmico explicou como seria feita
a avaliação daquela habilidade de autocuidado e a professora realizou comentários
a respeito do conteúdo do vídeo.
A
elaboração da videoaula se deu a partir da montagem do plano de aula, o qual
serviu como roteiro de gravação. O conteúdo deveria ser exposto numa
linguagem simples e de fácil entendimento, e o mais importante, demonstrar uma
habilidade de autocuidado. O tempo designado para a videoaula seria de 7
minutos.
O tema do vídeo é “Qual o melhor exercício para controlar minha
pressão?”. Iniciou-se com esse questionamento. Logo em seguida, foram
exibidas as entrevistas ao educador físico Jadir Júnior e enfermeiro Fernando
Rodrigues. O propósito foi de chamar a atenção dos espectadores ao tema,
mostrando a importância e benefícios da prática de exercícios físicos para
o controle da PA e melhoria da qualidade de vida.
Após
as entrevistas, foi enfatizada a necessidade da prática regular de exercícios
físicos (ao menos 3 vezes na semana, durante 20 minutos) e apresentadas algumas
atividades que poderiam ser realizadas pelo público-alvo (caminhada, corrida,
natação, ciclismo, hidroginástica, dança). Depois das demonstrações, foi
focalizada a prática da caminhada, sendo trazidos à tona a maneira e vestuário
adequados a essa atividade. Por mais uma vez se incentivou a prática regular,
além de consultas e avaliações com os profissionais de saúde.
O processo de edição do vídeo no software Windows
Movie Maker ocorreu sem dificuldades
ou empecilhos. Na parte das demonstrações de exercícios físicos, foram
adicionadas imagens colhidas de outros vídeos na internet. Esses trechos
tiveram o áudio substituído por uma trilha sonora obtida pelo software Any
Video Converter.
Infelizmente,
perderam-se arquivos importantes, os quais foram corrompidos. Essas gravações
perdidas foram práticas de exercícios físicos realizadas por usuários da
CFAN, sob a supervisão do educador físico Jadir Júnior, e o depoimento da
Sra. Neide Lindolfo, 66 anos.
A
videoaula foi submetida à avaliação da docente responsável pela
disciplina e apresentada aos colegas de turma durante o último encontro
presencial da turma de PPE III, também foi publicada no site Youtoube para exposição pública. Segue o link da videoaula:
<http://www.youtube.com/watch?v=cDC_eYrJNaE&feature=youtu.be>.
Conclusão
A disciplina de PPE III propôs um desafio no quesito da educação em saúde
ao indivíduo hipertenso. Apesar de parecer uma tarefa simples demonstrar uma
habilidade de autocuidado em 7 minutos, foi necessária uma boa carga teórica e
muitas orientações e correções para realizá-la do melhor modo possível.
As
dificuldades encontradas no decorrer da disciplina, tais como familiarização
com o AVA, co-responsabilização na construção do conhecimento, alcance dos
objetivos propostos, e principalmente a elaboração da videoaula, fez com que
esta disciplina se tornasse realmente desafiadora.
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).