Boletim NEPAE-NESEN

Como eu posso manter meu peso saudável de forma saudável: um relato de experiência de uma vídeo aula.

Costa, Cíntia Raquel. Licencianda do curso de graduação e licenciatura em enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Cruz, Isabel. Professora titular da Universidade Federal Fluminense.

Resumo: esse artigo é um relato de experiência sobre a produção de uma videoaula cujo objetivo é informar sobre como manter o peso de forma saudável, sendo este quando alterado torna-se um dos fatores de risco para a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).  O controle do peso constitui um dos tratamentos não farmacológicos da HAS o qual está relacionado a mudança comportamental como, moderação no consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, prática de atividades físicas e a adesão a um plano alimentar saudável com redução do sal, gorduras trans, enlatados, incluindo mais verduras, legumes, carboidratos, proteínas.  No entanto o papel do enfermeiro vai além do cuidar sendo também um educador, capaz de orientar e modificar as ações de seus pacientes. A vídeoaula foi elaborada em duas etapas: planejamento e implementação. Na primeira etapa, foi feito a coleta de dados e o plano de aula. Na segunda, foi realizado um roteiro pré- estabelecido, a gravação do vídeo, e a publicação, tendo como metodologia a exposição audiovisual, com falas e figuras. A elaboração da vídeoaula foi com dificuldades, pois é uma estratégia que poucos profissionais inserem em seu processo de ensinar nos ambientes com pacientes, entretanto, quando bem elaborada torna-se uma forma eficaz no processo de educação em saúde.

Descritores: Educação em saúde, Vídeos, Hipertensão.

Palavra chave: Alimentação saudável.

Abstract: This article is an experience report on the production of a video lesson whose purpose is to inform on how to maintain healthy weight , being changed when this becomes one of the risk factors for Hypertension (HBP ) . Weight control is one of the non-pharmacological treatment of hypertension which is related to behavioral change , moderation in alcohol consumption , sedentary lifestyle , physical activity and adherence to a healthy eating plan with reduced salt, trans fats , canned including more vegetables, carbohydrates , proteins . However the nurse's role goes beyond caring is also an educator , able to guide and modify the actions of their patients . A video lesson was developed in two phases: planning and implementation. In the first step was made to collect data and lesson plan . In the second , a pre - established script , video recording , and publication, and methodology audiovisual display with lines and figures was performed. The preparation of the video lesson was struggling as it is a strategy that few professionals fall in the process of teaching in environments with patients, however , when well developed becomes an effective way in the process of health education .

Descriptors : Health Education , Videos , Hypertension .

Keyword : Healthy Eating.

Resumen: Este artículo es un relato de experiencia en la producción de un videoaula cuyo propósito es informar sobre el mantenimiento de peso saludable, siendo cambiado cuando este se convierte en uno de los factores de riesgo para la hipertensión arterial ( HTA) . El control del peso es uno de los tratamientos no farmacológicos de la hipertensión que se relaciona con el cambio de comportamiento , la moderación en el consumo de alcohol , el sedentarismo , la actividad física y la adhesión a un plan de alimentación saludable con sal reducida , las grasas trans , en lata incluyendo más verduras , hidratos de carbono , proteínas . Sin embargo el papel de la enfermera va más allá de cuidar es también un educador, capaz de guiar y modificar las acciones de sus pacientes. El vídeoaula se prepara en dos etapas: la planificación y ejecución. En la primera etapa se hizo para recoger datos y plan de lección . En el segundo, se realizó un guión preestablecido, grabación de vídeo, y la publicación y exhibición audiovisual metodología con líneas y figuras. La preparación de vídeoaula estaba luchando , ya que es una estrategia que pocos profesionales de entrada en el proceso de enseñanza en entornos con pacientes, sin embargo , cuando está bien desarrollado es una manera efectiva en el proceso de educación para la salud .

Descriptores : Educación Salud , Videos , Hipertensión .

Palabra clave : alimentación saludable .

 

Introdução

Segundo OMS, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais1.

A hipertensão arterial é definida como pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva1.

Devem-se considerar no diagnóstico da HAS, além dos níveis tensionais, o risco cardiovascular global estimado pela presença dos fatores de risco, a presença de lesões nos órgãos-alvo e as comorbidades associadas. Os fatores de risco para a HAS incluem: a má alimentação com consumo exagerado de alimentos industrializados como, temperos prontos, sopas, embutidos como salsicha, linguiça, salame e mortadela, conservas, enlatados, defumados e salgados de pacote, fast food; consumo exagerado de sal, bebidas alcoólicas, sedentarismo1.

O excesso de gordura é um dos maiores problemas de saúde em muitos países, principalmente os industrializados. A gordura corporal está relacionada ao aparecimento de inúmeras disfunções metabólicas e funcionais, tornando um problema atual de saúde pública. Com isso este peso corporal tende aumentar progressivamente dos 20 aos 50 anos e agravando ainda mais quando há redução da prática de atividade física2.

Sendo assim, as estratégias selecionadas para a manutenção do peso de forma saudável são a prática de atividade física e a alimentação saudável.

A atividade física regular está indicada para todos os indivíduos, e, para os hipertensos usuários e não usuários de medicamentos anti-hipertensivos. Estas atividades devem ser realizadas pelo menos cinco vezes por semana, durante 30 minutos de forma moderada e contínua, desde que orientada por profissionais e em condições de executá-las3.

As pessoas podem incorporar a atividade física nas atividades rotineiras como caminhar, subir escadas, realizar atividades domésticas dentro e fora de casa. A quantidade de “calorias” que não for queimada, produzindo trabalho biológico, é armazenada na forma de gordura. Com isso, é importante que se mantenha um nível de atividade física correspondente ao consumo energético, ou vice-versa, para que haja uma manutenção do peso corporal3.

Os benefícios da pratica regular de atividades físicas são: diminuição da pressão arterial; aumento da forca e da elasticidade muscular; melhora do funcionamento do sistema cardiovascular; favorece a redução do peso corporal; promove uma sensação de bem-estar e melhora a qualidade de vida4.

Já a dieta desempenha um papel importante no controle da hipertensão arterial. Ela deve compor de teores reduzidos de sódio (<2,4 g/dia, equivalente a 6 gramas de cloreto de sódio),  baseada em frutas, verduras e legumes, cereais integrais, leguminosas, leite e derivados desnatados, quantidade reduzida de gorduras saturadas, trans e colesterol. Dar preferência a temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, ao invés de similares industrializados;  Para isso temos a  pirâmide alimentar que é uma representação gráfica, contendo as orientações necessárias para o consumo dos alimentos e suas quantidades diárias, especificando os grupos dos alimentos: alimentos energéticos extras, alimentos construtores, alimentos reguladores, alimentos energéticos4.

O plano alimentar capaz de atender às exigências de uma alimentação saudável deve conter as preferências pessoais e as condições financeiras do indivíduo e sua família.

A alimentação saudável é determinada por vários fatores, tais: escolaridade, níveis socioeconômicos, fatores culturais e psicológicos, religião entre outros1.

Como montar um prato saudável: este deve conter 50% de verduras e legumes (bem colorido), 25% de proteínas (carnes, aves, peixes, ovos) e 25% de carboidratos (arroz, feijão, massas, tubérculos, como batata, mandioca, inhame e grãos como ervilha, soja)5.

Portanto é possível verificar a importância em enfatizar por meio de um vídeo aula as estratégias de manutenção do peso saudável, como forma de modificar os hábitos e a qualidade de vida reduzindo os incidentes da hipertensão arterial sistêmica6.

 

 

Processo de realização da vídeo aula

 

Planejamento

A disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III é realizada através da plataforma de Educação em saúde online, a qual dispõem de atividades a serem cumpridas semanalmente , incluindo leitura de artigos científicos, estudos sobre andragogia, empoderamento e ensino do paciente, elaboração de resenhas e ao final do semestre a elaboração de um vídeo aula com o intuito de modificar a qualidade de vida dos pacientes através de ações concretas e eficazes para a redução de morbidades.

O titulo escolhido para a vídeo aula foi “Como eu posso manter meu peso saudável de forma saudável” que teve como estratégia a alimentação saudável e a atividade física, tendo como finalidade a manutenção do peso para evitar os riscos causados devido ao aumento da pressão arterial sistêmica.

A metodologia foi uma exposição audiovisual com falas e figuras referente ao tema; os tópicos apresentados falavam sobre conceito de Hipertensão arterial sistêmica, fatores de risco, alimentos saudáveis, e a prática de atividades físicas. E como avaliação o paciente deve montar seu prato saudável conforme apresentado na videoaula.

 

Implementação

Constitui a fase em que inicia a elaboração da videoaula, selecionando figuras apropriadas, elaboração do roteiro e dos slides a fim de manter uma organização, depois de feito isso ocorre a gravação da minha voz lendo o conteúdo dos slides e depois a junção da minha voz com o conteúdo pré-estabelecido no programa Movie Maker.

E após a avaliação da professora a vídeo aula torna-se disponível através do link: <http://www.youtube.com/watch?v=fxaAvFrRylc&feature=youtube_gdata>  .

 

Análise e interpretação da experiência da videoaula

 

Analisando e refletindo sobre as etapas da elaboração da videoaula, a parte que surgiu mais dificuldades foi na realização do plano de aula, visto que disciplinas anteriores não enfatizaram sobre este tema, muitas observações foram feitas pela professora, e então entendo como o planejamento é essencial para abordar sobre um assunto que influenciará na mudança de atitudes referente a saúde.

De certa forma o planejamento é uma ferramenta que devemos fazer uso sempre em qualquer situação, onde nos possibilita avaliar a realidade do público-alvo, o melhor caminho a seguir, a estratégia necessária para se alcançar os resultados.

A videoaula foi apresentada no último encontro presencial da disciplina à docente e demais discentes que cursam a disciplina. Houve algumas observações feitas para melhor adequação da temática.

No entanto mesmo com erros e acertos, a realização desta videoaula, significou muito para minha formação como acadêmica, pois ainda terei que cursar a disciplina de pesquisa e prática de ensino IV, com estágios em sala de aula, tendo que me planejar para transmitir algum conhecimento para outros; e como futura profissional de enfermagem, onde percebo que a educação em saúde vai além do cuidar, transferindo para o paciente, sua família e comunidade orientações essenciais para sua qualidade de vida prevenindo agravos e mortalidades.

 

Conclusão

A elaboração da videoaula foi suma importância para minha formação profissional, visto que podemos integrar diferentes linguagens nas aulas para diferentes níveis de ensino, aproximando mais da realidade do público alvo, propondo novas reflexões. Além de me fazer refletir sobre como ensinar meu cliente hábitos de vida saudável a ponto de manter seu peso saudável.

Contudo, mesmo diante das dificuldades surgidas, esta vídeoaula contribuiu bastante para o meu aprendizado e o resultado deste é disponibilizado na internet para que pessoas interessadas possam assistir e se conscientizar de mudanças em seus hábitos de vida.

 

REFERÊNCIAS

 

1-       Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.

2-       Salve, M. G. C. Obesidade e Peso Corporal: riscos e consequências Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, SP, v.6, n.8, jan./jun. 2006.

3-       Yamada, A. T. T.; Lavras, C.; Salete, M.. Manual de orientação clinica: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). SÃO PAULO: SES/SP, 2011.

4-       Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1): 1-51.

5-       Como montar um prato saudável. Disponível em:

   <http://suadieta.com.br/Materias/1270/alimentacao/como-montar-um-      prato-saudavel>     Acessado em: 20/11/2013.

6-       Camacho, A. C. L. F. Educação a Distância na Disciplina de Legislação, Ética e Exercício de Enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília 2009 jan-fev; 62(1): 151-5.

 

 

 

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).