Vídeo-aula como instrumento de ensino sobre como fazer o automonitoramento da pressão arterial: um relato de experiência

Graziela Nascimento Moura, Isabel CF da Cruz

Resumo


Este artigo trata de um relato de experiência sobre uma vídeo-aula desenvolvida para clientes portadores de hipertensão arterial sistêmica. Teve-se como objetivo, a orientação ao cliente adulto de como fazer o automonitoramento da pressão arterial. Então, como proposta da disciplina prática e pesquisa em ensino III, do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense, foi desenvolvida uma vídeo aula que tem por objetivo o aprendizado do cliente sobre automedir a pressão arterial. Descritores: Enfermagem. Hipertensão. Autocuidado.


Texto completo:

HTML

Referências


BRASIL, Hipertensão Arterial Sistêmica; Ministério da Saúde. 2006. Disponível em:www.saúde.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23616 acessado em: 15/08/2013.

VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Rev bras hipertens [Internet]. 2010; 17(1): 57-60. Disponível em: http://www.anad.org.br/profissionais/images/VI_Diretrizes_Bras_Hipertens_RDHA_6485.pdf Acessado em: 14/08/2013.

Brasil, Ministério da Saúde. Grupo Hospitalar Conceição. Protocolo de Hipertensão Arterial Sistêmica para a Atenção Primária em Saúde. Porto Alegre : Hospital Nossa Senhora da Conceição, 2009.

ruz ICF. Moodle and nursing teaching – a brief experience report. Online Brazilian Journal of Nursing, 8(1), 2009.

Tarouco LMR. Plataformas para suporte a educação a distância. Revista Informática para a Educação: teoria e prática, Porto Alegre (RS) 2001 dez;4(2):7-13.

Mehlecke QTC, Tarouco LMR. Ambientes de suporte para educação a distância: a mediação para a aprendizagem colaborativa. Porto Alegra (RS). Disponível emhttp://www.cinted.ufrgs,br/eventos/cicloartigosfev2013/palestras03.html. Acesso em 22nov 2013.

Souza L, Silva M. Nursing consultation to elderly people based on andragogy: a review article. Online Brazilian Journal of Nursing, 8(1), 2009. Disponível em: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/2119. Acesso em: 17 de abril de 2012, 22:40hrs.

Hoga LAK, Abe CT. Relato de experiência sobre o processo educativo para a promoção da saúde de adolescentes. Rev.Esc.Enf.USP, 34(4):407-12, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).