Qual
a razão de se ensinar sobre os malefícios do tabagismo para o(a) cliente com
HAS?
Isabel
Cruz. Professora
Titular/UFF
RESUMO
Estima-se
que o tabagismo seja responsável por, aproximadamente, 70% dos cânceres de
pulmão, 42% das doenças respiratórias crônicas e por cerca de 10% das doenças
do aparelho circulatório. O
fumo aumenta o risco cardiovascular principalmente em
decorrência de suas ações sobre o
sistema nervoso autônomo e sobre a função endotelial. A
oferta de programas efetivos e continuados com vistas a cessação do tabagismo,
com base nas abordagens motivacionais, pode contribuir para o estabelecimento de
hábitos saudáveis de vida.
A utilização de recursos tecnológicos durante a prática de ensino como
facilitador do aprendizado vem sendo cada vez mais utilizada. Deste modo, vídeo-aulas
se caracterizam como um recurso que pode ajudar o profissional de saúde a
proporcionar aos seus clientes uma melhor compreensão do conteúdo em questão,
tornando-se necessário repensar as estratégias de ensino utilizadas na
educação em saúde como as tradicionais palestras, que não apresentam nenhum
atrativo, sendo mais prazerosa uma aula interativa, com auxílio de vídeos e
imagens animadas.
Palavras
chave: Hipertensão, tabagismo, aprendizagem por associação, educação em saúde,
avanços tecnológico.
ABSTRACT
It
is estimated that smoking is responsible for approximately 70% of lung cancers,
42% of chronic and for about 10% of circulatory diseases respiratory diseases.
Smoking increases cardiovascular risk primarily as a result of their actions on
the autonomic nervous system and on endothelial function. The offer of an
effective and continuing program off smoking cessation, based on motivational
approaches may contribute to establishing healthy lifestyle habits. The use of
technological resources during teaching practice as a facilitator of learning is
being increasingly used. Thus, video lessons are characterized as a resource
that can help health professionals to provide their customers with a better
understanding of the content in question. It’s especially necessary to rethink
about teaching strategies used in health education as traditional lectures,
which presents no attractive, being more pleasurable an interactive, lessons
with the help of videos and animated images.
Keywords:
Hypertension, tobacco, Association Learning, Health Education, Technological
Development.
INTRODUÇÃO
As
doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) respondem por aproximadamente 60%
das mortes ocorridas no mundo e por 72% daquelas ocorridas no Brasil. Dentre os
principais fatores de risco para a ocorrência dessas doenças, destacam-se
diversas condições modificáveis, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool,
a obesidade, práticas inadequadas de alimentação e o sedentarismo. Estima-se
que o tabagismo seja responsável por, aproximadamente, 70% dos cânceres de
pulmão, 42% das doenças respiratórias crônicas e por cerca de 10% das doenças
do aparelho circulatório. (1)
Estudos
recentes identificaram o tabagismo como fator de risco para a aterosclerose dos
vasos intracranianos, que é causa frequente de acidente vascular cerebral
O consumo de
cigarros ainda está positivamente associado com hemorragia subaracnóide como
fator de risco independente e aumentando o risco na existência concomitante de
hipertensão.(2)
O
tabagismo está diretamente ligado a fatores de risco para cardiopatias, sendo
assim é de grande importânca a conscientização do indivíduo para que este
entenda a necessidade de mudança afim de evitar uma piora do seu quadro patológico.
É a unica causa de morte completamente evitável no mundo.
A
nicotina é prejudicial ao organismo, pois promove a liberação de
catecolaminas, que aumentam a freqüência cardíaca, a pressão arterial e a
resistência periférica. Aumenta também a capacidade orgânica em formar coágulos
e diminui sua função de destruí-los. Há redução de oxigênio nos glóbulos
vermelhos em cerca de
Diversos
mecanismos têm sido apontados para explicar os
efeitos pressores e vasoconstritores do cigarro. Por exemplo,
a nicotina pode aumentar a pressão arterial diretamente por
aumento do tônus do músculo liso vascular ou por aumento da
vasopressina.(4-5)
O
fumo aumenta o risco cardiovascular principalmente em
decorrência de suas ações sobre o
sistema nervoso autônomo e sobre a função endotelial. O aumento da
pressão arterial sistêmica
ocasionado pelo tabagismo tem papel importante no resultante aumento da
morbidade e mortalidade, tanto cardiovascular quanto renal, observadas em indivíduos
fumantes.(6)
Este
dado pode ser somado à existência de motivações para a cessação do
tabagismo, neste mesmo tipo de usuário. Partindo do ponto de vista, que motivação
não é um fator imutável, mas, que pode ser acelerado por uma intervenção
diretiva, a oferta de programas efetivos e continuados com vistas a cessação
do tabagismo, com base nas abordagens motivacionais, pode contribuir para o
estabelecimento de hábitos saudáveis de vida, contribuindo para a redução da
morbidade e mortalidade e para o conhecimento e implementação da legislação
vigente sobre o assunto.(7)
METODOLOGIA
Trata-se
de um estudo descritivo a cerca de um relato de experiência sobre a construção
de uma vídeo-aula, no qual busca pontuar o caminho percorrido e os desafios
enfrentados frente essa proposta da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III
realizada pelo sistema de Educação à distância (EAD); no segundo semestre de
2013. Esta faz parte da grade das disciplinas obrigatória da licenciatura no
Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal
Fluminense.
Essa
é uma disciplina na qual as
atividades são desenvolvidas usando o moodlle,
um Sistema Open Source de Gerenciamento de Cursos - Course Management System (CMS),
também conhecido como Learning Management System (LMS) ou um Ambiente Virtual
de Aprendizagem (AVA). Após se inscrever na disciplina
o aluno recebe uma senha de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem
permitindo-lhe acessar
todas as atividades proposta pelo
professor. Essas atividades eram direcionadas a construção de um conhecimento
sobre o processo ensino aprendizagem permitindo aos alunos uma compreensão
maior desse processo e do papel do educador.
Diante
disso, iniciou-se a caminhada para a construção da vídeo-aula com o tema
“Qual a razão de se ensinar sobre os malefícios do tabagismo” para
portadores de hipertensão arterial. Foi realizada uma busca nas bases de dados,
a fim de reunir materiais atualizados que abordassem a temática. Também foram
pesquisados artigos referentes à educação que tratassem da vídeo-aula como
estratégia de ensino.
Com
base nos conhecimentos adquiridos sobre andragogia, taxonomia de Bloom e
objetivos de aprendizagem foi elaborado uma plano de aula e somente após as
considerações da professora, que começou o processo de criação do vídeo.
Este se deu em três etapas: primeiro foi construído um roteiro com base na
leitura dos materiais selecionados, em seguida foi gravado o áudio que foi
ouvido por algumas pessoas a fim de saber se linguagem estava clara, as
considerações foram anotadas, o roteiro revisado, e uma nova gravação de áudio
foi feita. Com todo material em mãos chegou o momento d o upload. vídeos
gravados por uma câmera de tablet da marca Samsung®.
RESULTADO
E DISCUSSÃO
A
educação à distância e mais especificamente a educação on-line, ou
e-learning, já são realidades inquestionáveis. Essa modalidade de educação
foi regulamentada no país por meio da Lei de Diretrizes e Bases – LDB, lei
9394, de 20 de dezembro de 1996, em seu Art. 807. Essa é uma disciplina cursada
a distância com três encontros presenciais.
No
primeiro encontro é explicado o funcionamento do AVA e apresentado o cronograma
da disciplina, algumas semanas depois há outro encontro no qual o conteúdo é
sobre a elaboração de um plano de aula onde após uma explicação, criamos
junto com a professora um modelo de plano de aula e esclarecemos dúvidas sobre
o mesmo. E por fim o último encontro é um festival de vídeo na qual ocorre a
apresentação das vídeo-aulas criado pela turma.
A
vídeo-aula passou a ser bastante promissora, tendo em vista as dificuldades
enfrentadas para se frequentar uma sala de aula devido ao modo de vida acelerado
da sociedade contemporânea. Atualmente o recurso de vídeo-aula está muito
difundido, visto sua facilidade e eficiência.(8)
Neste
caso, as aulas on-line se davam por meio do AVA Moodlle, na qual acessa-se
semanalmente as atividades proposta pela professora, ressaltando que
todas as atividades finalizadas geravam um feedback para que os alunos
refletissem sobre seu desempenho.
Algumas
dificuldades surgiram devido a problemas que são comuns acontecerem quando se
necessita da internet, das máquinas, de programas e sistemas para estudar.
Quando acontecia alguma falha relacionada as atividades, contatava-se
a professora através de e-mail
ou telefone e a mesma
verificava o que estava havendo e assim que o problema era sanado enviava
uma resposta.
Desde
o início o aprendizado dos alunos foi direcionado para que ao final pudessem
criar uma vídeo-aula para educação em saúde do adulto e idoso portador de
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), cujos temas abordados foram escolhidos
na primeira semana de aula.
A
elaboração de uma vídeo-aula não é um procedimento tão simples.
Este tipo de atividade envolve uma gama de aspectos, além do recurso
humano é necessário ter um conhecimento mínimo sobre a tecnologia envolvida,
como uso de equipamentos, softwares e gravação, e também de montagem e edição
do vídeo. É importante perceber que o processo de desenvolvimento de um
material educacional geralmente é parte de um processo ainda mais amplo de
planejamento instrucional de uma unidade de aprendizagem.
Kenski
afirma que para que as tecnologias de informação e comunicação possam trazer
alterações no processo educativo elas precisam ser compreendidas e
incorporadas pedagogicamente. Isso significa que é preciso respeitar as
especificidades do ensino e da própria tecnologia para poder garantir que o seu
uso, realmente, faça diferença.(9)
Como
se trata de uma atividade elaborada para adultos e idosos não pode deixar de
levar em consideração os conceitos da andragogia para se alcançar o objetivo
desejado.
CONCLUSÃO
A
tecnologia da informação se torna uma ferramenta crescente na sociedade, influênciando
os meios de comunicação e a forma como ela é feita hoje, tornando-se necessário
elaborar novas estratégias de ensino para as aulas, visto a interatividade de
uma aula que conta com auxílio de vídeos e imagens animadas, facilitando a
compreensão do aluno ao assunto exposto.
Tornando
assim essencial que enfermeiros tenham conhecimento, habilidades e atitudes
necessárias para lançar mão desse tipo de recurso com estratégias mais dinâmicas
de ensino para substituir palestras por atividades mais inovadoras como a vídeo-aula.
Sabendo
que os adultos retêm 85% do que ouvem, vêm e fazem, a vídeo-aula foi
elaborada de forma a atender esses conceitos.
Mesmo
com algumas dificuldades encontradas frente a não familiarização com toda a
tecnologia utilizada, esse desafio se mostrou extremamente enriquecedor para
elaboração de aulas futuras e estimulando a elaboração de novas estratégias
pedagógicas e andragógicas para utilização na educação em saúde.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
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Web site for the program available at: http://www.aedb.br/seget/artigos11/33114413.pdf.
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9.
Kenski
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Videos
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Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).