Elaboração
de Vídeo aula- Como eu posso manter de forma saudável o meu peso saudável:
Relato de experiência.
Preparation
of lesson Video How can I keep my healthily healthy weight: Experience report.
Oliveira,
Fátima Alexandre de,
Acadêmica do 8° período do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem
da Universidade Federal Fluminense
Cruz,
Isabel, Professora Titular do Curso de Enfermagem e Licenciatura da
Universidade Federal Fluminense
RESUMO
O
artigo trata de um relato de experiência sobre uma vídeo aula desenvolvida
para clientes portadores de hipertensão arterial sistêmica. O objetivo da vídeo
aula é orientar o autocuidado com o peso que interfere na pressão arterial. A
vídeo aula foi solicitada como quesito parcial de aprovação da disciplina Prática
e Pesquisa em ensino III, do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem
da Universidade Federal Fluminense, e para auxiliar a prática de hábitos saudáveis
ao cliente portador de HAS e a a importância do autocuidado para evitar a elevação
da pressão arterial.
Descritores:
Enfermagem; Autocuidado; Hipertensão; Alimentação saudável;
ABSTRACT.
The
article is an experience report on the video lesson developed for clients
suffering hypertension. The purpose of the video lesson is to guide self-care
with the weight that interferes with blood pressure. A video lesson was
requested as part of the course approval Question Practice and Research in
Education III, of the Undergraduate Degree in Nursing, Federal Fluminense
University, and to assist the practice of healthy bearer client HAS habits eaa
importance of self-care prevent elevation of blood pressure.
Keywords:
Nursing; Self-Care; Hypertension; Healthy Eating;
Introdução
A
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um importante problema de saúdepública
no Brasil e no mundo, sendo ainda um dos mais importantes fatores de risco para
o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renalcrônica.
É responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral e
por 25% das mortes por doença arterial coronariana. Em combinação com o
diabetes, representa 62,1% do diagnostico primário de pessoas submetidos à diálise.1
O
excesso de peso é um fator predisponente para a hipertensão. Estima-se que 20%
a 30% da prevalência da hipertensão pode ser explicada pela presença do
excesso de peso. Todos os hipertensos com excesso de peso devem ser incluídos
em programas de redução de peso. A meta é alcançar um índice de massa
corporal (IMC) inferior a 25 kg/m2 e circunferência da cintura
inferior a 102 cm para homens e 88 cm para mulheres, embora a diminuição de 5%
a 10% do peso corporal inicial já seja capaz de produzir redução da pressão
arterial.(...)
Pacientes hipertensos devem iniciar atividade física
regular, pois além de diminuir a pressão arterial, o exercício pode reduzir
consideravelmente o risco de doença arterial coronária e de acidentes
vasculares
cerebrais
e a mortalidade geral, facilitando ainda o controle do peso.2
A
alimentação saudável também é um fator que contribui na redução de peso e
manutenção dos níveis pressóricos dentro dos limites 120x80 mmhg por conta
disso há os dez passos para uma alimentação saudável que visa diminuir os
casos de obesidade,diabetes mellitus e hipertensão arterial e outras doenças.
A
dieta desempenha um papel importante no controle da hipertensão arterial. Uma
dieta com conteúdo reduzido de teores de sódio (<2,4 g/dia, equivalente a 6
gramas de cloreto de sódio), baseada em frutas, verduras e legumes, cereais
integrais, leguminosas, leite e derivados desnatados, quantidade reduzida de
gorduras saturadas, trans e colesterol mostrou ser capaz de reduzir a pressão
arterial em indivíduos hipertensos.2
A
redução de peso se dá através do controle, e não da proibição. O paciente
deve entender que não é possível comer tudo o que sente vontade, na
quantidade e com a frequência desejada uma vez que, com o tempo, o metabolismo
do corpo tende a diminuir. Portanto, não é necessário que ele deixe de
consumir o que gosta, somente que modere na quantidade e na frequência daquilo
que come.3
Metodologia
Este
estudo foi baseado na experiência vivida por uma acadêmica de enfermagem do 8º
período de graduação da Universidade Federal Fluminense durante disciplina de
Pesquisa e Prática de Ensino III no período de setembro a dezembro de 2013. Para
a realização desse estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva. A coleta de
dados foi realizada durante a disciplina, no período de setembro a dezembro de
2013 onde os alunos se comunicavam com a professora responsável através do
ambiente virtual de avaliação (AVA).
No
ambiente virtual havia as atividades a serem desenvolvidas pelos acadêmicos
acerca do tema hipertensão arterial sistêmica(HAS). No início da disciplina
conhecemos a andragogia, taxonomia de Bloom e objetivos de aprendizagem a partir
disso foram realizados exercícios,
pesquisas e dentro dessas pesquisas assistimos vídeo aulas com foco no
autocuidado do cliente. Depois das pesquisas cada um escolheu o tema de sua vídeo
aula na plataforma e criou seu plano de aula contando com os conhecimentos sobre
andragogia e desenvolveu sua vídeo aula com o intuito de orientar da melhor
forma possível o portador de hipertensão.
O
tema da vídeo aula em questão foi “Como eu posso manter de forma saudável o
meu peso saudável?” para elaborar essa temática foi-se realizado uma revisão
integrativa de literatura em diferentes bases de dados com recorte temporário
no período de 2006 a 2013 como a finalidade de tratar do assunto de forma
atual e dinâmica. Após avaliação crítica e feedback da professora
orientadora da disciplina, seguiu-se o plano de aula para
produção do vídeo de sete minutos, vídeo este que foi construído com
informações sobre atividades físicas e alimentação saudável através de
gravação de voz por meio de um gravador e seleção de imagens da internet e
editado por meio de programa do software Windows Movie Maker e inserida na
plataforma e no youtube podendo ser acessada no link:
http://www.youtube.com/watch?v=fwCkY90znzg
.
Resultado
e discussão
A educação a distância é uma realidade e cada vez mais é utilizada
principalmente a educação online, ou seja, no ambiente virtual, com o avanço
da tecnologia e o aumento da demanda desse tipo de ensino-aprendizagem essa
modalidade foi regulamentada no Brasil através da Lei
de Diretrizes e Bases – LDB, lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, em seu Art.
80.4
O desenvolvimento de
novas tecnologias
de informação
e comunicação
tem sido, no decorrer
dos anos,
um agente
relevante de aprendizagem
que conduz à expansão das oportunidades
de combinação de
recursos tecnológicos
e humanos.
A Educação a
Distância, portanto,
decorre da
necessidade de
novas propostas
de estudo, onde
o aluno não
tem uma
delimitação geográfica e
nem uma
sala de aula
presencial para buscar
sua qualificação.5
Tivemos apenas três encontros
presencias o primeiro encontro presencial entre alunos e professora responsável
pela disciplina foi no primeiro dia de aula em setembro de de 2013 na Escola de
Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Ela apresentou a plataforma e como deveríamos
executar as atividades no ambiente virtual e falou sobre as avaliações e o
desenvolvimento da vídeo aula. Destacando sempre que o aluno deveria visitar o
portal semanalmente se mostrando operante.
Durante
o segundo encontro os alunos apresentaram sua proposta de ensino para os
portadores de HAS acerca do tema escolhido e utilizando como ferramenta de
apresentação o PREZI, no decorrer das apresentações a professora esclareceu
as dúvidas e sugeriu formas de desenvolvimento da aula para alcançar o
objetivo que é o autocuidado do cliente.
No
decorrer do terceiro encontro os alunos apresentaram suas vídeo aulas e depois
demonstraram como o cliente deveria mostrar q aprendeu, após isso houve o
encerramento dos encontros presenciais.
Conclusão
Pode-se
concluir que apesar da hipertensão ser um assunto muito explorado mesmo assim há
novas formas de aborda-lo. O enfermeiro deve buscar novas práticas e técnicas
e trazer para seu ambiente de trabalho promovendo a educação em saúde e o
autocuidado do paciente. A disciplina de PPE III proporcionou essa experiência
de tratar uma temática velha de uma maneira nova incitando nos alunos a
produzirem a aula em de vídeo.
Referências
bibliográficas
1
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento
de Atenção Básica.
Envelhecimento e saúde da pessoa idosa.Brasilia: Ministério da Saúde;2006
2.
2 Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: hipertensão
arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.
3
Cozer C, Pisciolaro F. Os
Pilares do Tratamento Contra a Obesidade. Revista
da ABESO,2012:http://www.abeso.org.br/pdf/revista60/pilares_tratamento.pdf .Acessado
em 19 novembro de 2013
4
BRASIL. LEI 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes
e bases da educação nacional.1996. :http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/lei9394.pdf. Acessado
em 28 novembro de 2013.
5
Mehlecke
QTC, Tarouco LMR. AMBIENTES
DE SUPORTE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A mediação para aprendizagem
cooperativa CINTED UFRGS.Rio Grande do Sul. http://penta2.ufrgs.br/edu/ciclopalestras/artigos/querte_ambientes.pdf
Acessado em 28 de novembro de 2013
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).