Boletim NEPAE-NESEN

Elaboração de Vídeo aula- Como eu posso manter de forma saudável o meu peso saudável: Relato de experiência.

Preparation of lesson Video How can I keep my healthily healthy weight: Experience report.

Oliveira, Fátima Alexandre de, Acadêmica do 8° período do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense

Cruz, Isabel, Professora Titular do Curso de Enfermagem e Licenciatura da Universidade Federal Fluminense

RESUMO

O artigo trata de um relato de experiência sobre uma vídeo aula desenvolvida para clientes portadores de hipertensão arterial sistêmica. O objetivo da vídeo aula é orientar o autocuidado com o peso que interfere na pressão arterial. A vídeo aula foi solicitada como quesito parcial de aprovação da disciplina Prática e Pesquisa em ensino III, do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, e para auxiliar a prática de hábitos saudáveis ao cliente portador de HAS e a a importância do autocuidado para evitar a elevação da pressão arterial.

Descritores: Enfermagem; Autocuidado; Hipertensão; Alimentação saudável;

ABSTRACT.

The article is an experience report on the video lesson developed for clients suffering hypertension. The purpose of the video lesson is to guide self-care with the weight that interferes with blood pressure. A video lesson was requested as part of the course approval Question Practice and Research in Education III, of the Undergraduate Degree in Nursing, Federal Fluminense University, and to assist the practice of healthy bearer client HAS habits eaa importance of self-care prevent elevation of blood pressure.

Keywords: Nursing; Self-Care; Hypertension; Healthy Eating;

Introdução

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um importante problema de saúdepública no Brasil e no mundo, sendo ainda um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renalcrônica. É responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral e por 25% das mortes por doença arterial coronariana. Em combinação com o diabetes, representa 62,1% do diagnostico primário de pessoas submetidos à diálise.1

O excesso de peso é um fator predisponente para a hipertensão. Estima-se que 20% a 30% da prevalência da hipertensão pode ser explicada pela presença do excesso de peso. Todos os hipertensos com excesso de peso devem ser incluídos em programas de redução de peso. A meta é alcançar um índice de massa corporal (IMC) inferior a 25 kg/m2 e circunferência da cintura inferior a 102 cm para homens e 88 cm para mulheres, embora a diminuição de 5% a 10% do peso corporal inicial já seja capaz de produzir redução da pressão arterial.(...) Pacientes hipertensos devem iniciar atividade física regular, pois além de diminuir a pressão arterial, o exercício pode reduzir consideravelmente o risco de doença arterial coronária e de acidentes vasculares

cerebrais e a mortalidade geral, facilitando ainda o controle do peso.2

A alimentação saudável também é um fator que contribui na redução de peso e manutenção dos níveis pressóricos dentro dos limites 120x80 mmhg por conta disso há os dez passos para uma alimentação saudável que visa diminuir os casos de obesidade,diabetes mellitus e hipertensão arterial e outras doenças.

A dieta desempenha um papel importante no controle da hipertensão arterial. Uma dieta com conteúdo reduzido de teores de sódio (<2,4 g/dia, equivalente a 6 gramas de cloreto de sódio), baseada em frutas, verduras e legumes, cereais integrais, leguminosas, leite e derivados desnatados, quantidade reduzida de gorduras saturadas, trans e colesterol mostrou ser capaz de reduzir a pressão arterial em indivíduos hipertensos.2

A redução de peso se dá através do controle, e não da proibição. O paciente deve entender que não é possível comer tudo o que sente vontade, na quantidade e com a frequência desejada uma vez que, com o tempo, o metabolismo do corpo tende a diminuir. Portanto, não é necessário que ele deixe de consumir o que gosta, somente que modere na quantidade e na frequência daquilo que come.3

                                 

Metodologia

Este estudo foi baseado na experiência vivida por uma acadêmica de enfermagem do 8º período de graduação da Universidade Federal Fluminense durante disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III no período de setembro a dezembro de 2013.  Para a realização desse estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva. A coleta de dados foi realizada durante a disciplina, no período de setembro a dezembro de 2013 onde os alunos se comunicavam com a professora responsável através do ambiente virtual de avaliação (AVA).

No ambiente virtual havia as atividades a serem desenvolvidas pelos acadêmicos acerca do tema hipertensão arterial sistêmica(HAS). No início da disciplina conhecemos a andragogia, taxonomia de Bloom e objetivos de aprendizagem a partir disso foram realizados  exercícios, pesquisas e dentro dessas pesquisas assistimos vídeo aulas com foco no autocuidado do cliente. Depois das pesquisas cada um escolheu o tema de sua vídeo aula na plataforma e criou seu plano de aula contando com os conhecimentos sobre andragogia e desenvolveu sua vídeo aula com o intuito de orientar da melhor forma possível o portador de hipertensão.

O tema da vídeo aula em questão foi “Como eu posso manter de forma saudável o meu peso saudável?” para elaborar essa temática foi-se realizado uma revisão integrativa de literatura em diferentes bases de dados com recorte temporário no período de 2006 a 2013 como a finalidade de tratar do assunto de forma atual e dinâmica. Após avaliação crítica e feedback da professora orientadora da disciplina, seguiu-se o plano de aula para  produção do vídeo de sete minutos, vídeo este que foi construído com informações sobre atividades físicas e alimentação saudável através de gravação de voz por meio de um gravador e seleção de imagens da internet e editado por meio de programa do software Windows Movie Maker e inserida na plataforma e no youtube podendo ser acessada no link:  http://www.youtube.com/watch?v=fwCkY90znzg  

Resultado e discussão

        A educação a distância é uma realidade e cada vez mais é utilizada principalmente a educação online, ou seja, no ambiente virtual, com o avanço da tecnologia e o aumento da demanda desse tipo de ensino-aprendizagem essa modalidade foi regulamentada no Brasil através da Lei de Diretrizes e Bases – LDB, lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, em seu Art. 80.4

      O desenvolvimento de  novas  tecnologias  de  informação  e  comunicação  tem sido,  no decorrer  dos  anos,  um  agente  relevante  de aprendizagem  que conduz à expansão das  oportunidades  de  combinação de  recursos  tecnológicos  e  humanos.  A Educação  a  Distância,  portanto,  decorre  da  necessidade  de  novas  propostas  de  estudo, onde  o  aluno não  tem  uma  delimitação geográfica  e  nem  uma  sala  de aula  presencial para  buscar  sua  qualificação.5

      Tivemos apenas três encontros presencias o primeiro encontro presencial entre alunos e professora responsável pela disciplina foi no primeiro dia de aula em setembro de de 2013 na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Ela apresentou a plataforma e como deveríamos executar as atividades no ambiente virtual e falou sobre as avaliações e o desenvolvimento da vídeo aula. Destacando sempre que o aluno deveria visitar o portal semanalmente se mostrando operante.

Durante o segundo encontro os alunos apresentaram sua proposta de ensino para os portadores de HAS acerca do tema escolhido e utilizando como ferramenta de apresentação o PREZI, no decorrer das apresentações a professora esclareceu as dúvidas e sugeriu formas de desenvolvimento da aula para alcançar o objetivo que é o autocuidado do cliente.

No decorrer do terceiro encontro os alunos apresentaram suas vídeo aulas e depois demonstraram como o cliente deveria mostrar q aprendeu, após isso houve o encerramento dos encontros presenciais.

Conclusão

Pode-se concluir que apesar da hipertensão ser um assunto muito explorado mesmo assim há novas formas de aborda-lo. O enfermeiro deve buscar novas práticas e técnicas e trazer para seu ambiente de trabalho promovendo a educação em saúde e o autocuidado do paciente. A disciplina de PPE III proporcionou essa experiência de tratar uma temática velha de uma maneira nova incitando nos alunos a produzirem a aula em de vídeo.

Referências bibliográficas

1 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Envelhecimento e saúde da pessoa idosa.Brasilia: Ministério da Saúde;2006

2. 2 Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

3 Cozer C, Pisciolaro F. Os Pilares do Tratamento Contra a Obesidade. Revista da ABESO,2012:http://www.abeso.org.br/pdf/revista60/pilares_tratamento.pdf .Acessado em 19 novembro de 2013

4 BRASIL. LEI 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.1996. :http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/lei9394.pdf. Acessado em 28 novembro de 2013.

 

5  Mehlecke QTC, Tarouco LMR. AMBIENTES DE SUPORTE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A mediação para aprendizagem cooperativa CINTED UFRGS.Rio Grande do Sul.  http://penta2.ufrgs.br/edu/ciclopalestras/artigos/querte_ambientes.pdf   Acessado em 28 de novembro de 2013

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BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).